Cultura

A força da mulher nordestina no cinema brasileiro na década de 80, é tema do Livro lançado no Sesc Petrolina

Uma pesquisa acadêmica que virou livro, conta como as mulheres nordestinas foram representadas no cinema brasileiro na década de 1980. O livro “Feminismo no cinema brasileiro da década de 1980: a representação das mulheres nordestina nas telas”, da professora da UNEB, Carla Conceição da Silva Paiva, foi lançado ontem, dia 30 de novembro,  em Petrolina.

            “O trabalho é uma reflexão sobre as representações das mulheres nordestinas presentes no cinema brasileiro da década de 1980 e a relação dessas encenações com o movimento feminista da época”, explica a professora Carla, que é pesquisadora com experiência na área de comunicação, educação e artes, com ênfase em Cinema, concentrando seus estudos, principalmente em representações de gênero e sexualidade, cinema brasileiro, mulheres, cinema-história, nordeste, feminismo.

            O livro “Feminismo no cinema brasileiro da década de 1980: a representação das mulheres nordestina nas telas”, integrou a programação da  Janela 353, em Petrolina, do dia 30 de novembro na Mostra Sesc de Cinema em Pernambuco, que aconteceu dos dias 22 a  30 de novembro.

Sobre a autora

Carla Paiva é formada em Comunicação Social Relações Públicas, com especialização em Relações Públicas, mestrado em Educação, doutorado em Multimeios e aperfeiçoamento em Intensivo de Cinema Digital pela Academia Internacional de Cinema. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, atuando na graduação em Jornalismo e no mestrado em Educação, cultura e Territórios Semiáridos.

Serviço

 

O que? Lançamento do livro “Feminismo no cinema brasileiro da década de 1980: a representação das mulheres nordestina nas telas”, de Carla Conceição da Silva Paiva

Quando? 30 de novembro, 19h

Onde? SESC Petrolina

1

Previous post

Lançado edital para intervenção artística no Parque Fluvial de Juazeiro

Next post

Luciano Bivar e mais 3 integrantes do PSL são indiciados pela PF

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.