ÁguaCultura

A PONTE E RIO

A Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra liga os municípios de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro na Bahia. Construída na década de 1950, tem extensão de 801 metros sobre o Rio São Francisco. Foi a segunda ponte em concreto protendido (concreto com fios ou cabos de aço especiais de protensão) do Brasil. O projeto feito por Eugéne Freyssinet.

O Rio São Francisco é o maior rio brasileiro, sua extensão é de aproximadamente 2.800 km, passando por cinco estados. O Rio nasce na Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG) e escoa no sentido Sul-Norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para o Sudeste, chegando até sua foz no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe.

“Vou fazer correr a paz como um rio”

Ao longo de seu percurso, o rio se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai das cabeceiras até Pirapora (MG); o Médio, de Pirapora até Remanso (BA); o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso (BA); e o Baixo, de Paulo Afonso até a Foz.

O Rio São Francisco recebe 168 afluentes, sendo que muitos são temporários, mas a maioria é perene. Os Rios Abaeté, Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande são os principais afluentes e localizam-se na margem esquerda. Na margem direita destacam-se os Rios Pará, Paraopeba, das Velhas e Verde Grande.

O Rio tem uma enorme importância para o desenvolvimento do Nordeste. Nas regiões do Alto, Médio e Submédio existe a presença de indústrias e agroindústrias. As cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) passam por um grande desenvolvimento devido a agricultura irrigada pelo rio e são regiões importantes na produção de frutas.

Na região do Baixo São Francisco a economia ribeirinha baseia-se principalmente na agropecuária e pesca. O rio oferece também condições de navegação o ano inteiro.

O Cais de Juazeiro, por estar numa das principais cidades às margens do São Rio Francisco, foi um local importante na época que a navegação impulsionava a economia, muito antes da construção da Ponte Presidente Dutra.
Nota-se em terceiro plano antigo Departamento dos Correios e Telégrafos, depois prefeitura e hoje, correios na parte de trás e secretarias municipais.

Disponível em: http://www.gazzeta.com.br/aimagem/page/9/. Acesso em: jun. 2017.

Previous post

Dormentes registrou desde o início da pandemia, 854 infectados pela covid-19 e 2 óbitos

Next post

BANDEIRA DE PERNAMBUCO: LIVE DISCUTE PADRONIZAÇÃO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.