Política

A PRAGA DA DESINFORMAÇÃO

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 20.317.087 contaminados e 742.035 mortos no mundo. No Brasil são 3.109.630 contaminados e 103.026 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins e do Ministério da Saúde.

Um estudo publicado na Revista Americana de Medicina e Higiene Tropical mostrou que o Brasil é o quinto país do mundo de onde mais vem notícias falsas sobre a pandemia da Covid-19. Os pesquisadores analisaram 2.311 casos de desinformação que circularam entre 31 de dezembro e 5 de abril em duas redes sociais, sites de veículos de imprensa e de agências de checagem de fatos, e a maioria, 89%, entrou na classificação de rumores, isto é, que não podem ser definidas como “verdadeiras, fabricadas ou totalmente falsas”, caso da afirmação de que a cloroquina serve como tratamento para a Covid.
Os 11% de desinformação ficaram divididos entre teorias da conspiração e estigma. Somente no Brasil, cerca de 100 desinformações do tipo foram fabricadas, segundo a pesquisa.
Previous post

Prefeito Paulo Bomfim fiscaliza início de obras de pavimentação no bairro João XXIII

Next post

Pré-candidato do PT a prefeitura de Sobradinho participará de live com senador Jaques Wagner

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.