Chuvas

Chuvas trazem ânimo para população da zona rural de Petrolina

Nesse início de ano, as chuvas trazem boas novas aos agricultores do Sertão pernambucano. Em Petrolina, as últimas precipitações já começam a animar o homem e a mulher do campo que haviam tido prejuízos em suas plantações no final do ano passado em decorrência ao longo período de estiagem. O momento agora é de alegria já que muitos barreiros são reabastecidos, ajudando na criação de animais e irrigação de pequenas lavouras.

Na madrugada desta quarta-feira (13), os pluviômetros marcaram um volume de chuvas entre 30 a 61mm em toda a cidade, inclusive, na zona rural.

Foram registrados generosos índices pluviométricos, a exemplo das comunidades de Uruás e Caititu, que marcaram 50mm de água. Na região de Rajada, Boa Vista, Favela, Jataí, Satisfeito, Santo Antônio, Pau Ferro, Tigre, Emparedado, Barra Franca, a chuva garantiu entre 20 e 40mm e em Cristália e Ponta da Serra os equipamentos marcaram entre 30 a 50mm. Já na área irrigada, no N-2 foram 50mm, o N-3 apresentou 60mm, no N-4 caíram 70mm e N-5 foram 80mm.

Entre os meses de janeiro e fevereiro do ano passado a prefeitura garantiu mais de 400 km de patrolamento de estradas através da Operação Tapa-buracos. Segundo o secretário de Agricultura, Gilberto Melo, em breve as equipes da Secretaria de Agricultura farão vistorias técnicas a algumas localidades do interior do município para verificar também as intercorrências que sempre surgem nesse período chuvoso, principalmente, no que diz respeito à condição das estradas vicinais após as primeiras chuvas. “As equipes já estão a postos para garantir que haja maior segurança e mobilidade a quem trafega por essas áreas, como também, limpeza de barreiros e barragens, o que vai proporcionar o melhor uso dessa água vinda dos céus”, afirmou o secretário.

 

Texto: Jaquelyne Costa

Assessora de Comunicação da Secretaria de Agricultura

Previous post

Sobradinho registra oito casos do novo coronavírus e mais quinze pacientes receberam diagnóstico de cura clínica, nesta quarta-feira (13

Next post

Secretaria de Educação da Bahia faz novo pedido de adiamento do Enem ao Inep

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.