Saúde

Covid-19: Atenção para o uso correto de máscaras descartáveis

Todos os dias, desde a divulgação do Plano de Contingenciamento, publicado em 12 de março, muitos questionamentos têm sido encaminhados para os canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Petrolina. Dentre essas, muitas pessoas perguntam sobre o uso das máscaras descartáveis. Diante disso, a gestão tem divulgado informações importantes através de suas equipes e canais de comunicação oficiais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso das máscaras deve ser feito apenas por aquelas pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, febre e coriza; as que estão de fato gripadas, acometidas por sintomas da Covid-19, as que cuidam em suas residências ou estabelecimentos de saúde, de indivíduos doentes. Para os profissionais de saúde, o uso das máscaras médicas é de extrema necessidade, já que estão na linha de frente de atendimento a pacientes contaminados.

A OMS alerta ainda para o uso racional dos recursos de proteção individual para evitar um colapso no atendimento em hospitais, clínicas e leitos alternativos de tratamento aos pacientes que apresentam não somente a Covid-19, H1N1, como também outros problemas graves de saúde que inspiram cuidados ainda mais rigorosos.

A Prefeitura de Petrolina reforça as recomendações profiláticas contra Covid-19 (coronavírus) e H1N1 (gripe do tipo influenza A), tais como: permanecer em isolamento social e sair somente em caso estritamente necessário e urgente; lavar bem as mãos, os dedos e as unhas com água e sabão; higienizar as mãos antes de tocar o nariz, os olhos ou a boca; evitar beijos, abraços e apertos de mão; higienizar com álcool em gel objetos de uso pessoal (por exemplo aparelhos celulares); manter um metro de distância de outras pessoas, principalmente, em ambientes fechados, evitando aglomerações. Estas são maneiras de agir face a este cenário e assim ajudar no controle ao vírus.

Texto: Jaquelyne Costa

Assessora de Comunicação

Previous post

Atualização dos números de casos de H1N1 e COVID 19, desta quarta-feira (25), em Juazeiro

Next post

Urgente!!! Prefeitura acaba de confirmar segundo caso positivo de coronavírus em Petrolina

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.