Água

Estudo prevê menor consumo de energia nos sistemas do SAAE

Com objetivo de atuar com um menor consumo de energia no sistema de bombeamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) até os reservatórios, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro está realizando um estudo hidráulico com a implantação de medidores de alta precisão para viabilizar economia em todos os setores.

De acordo com a engenheira responsável pelo abastecimento de água do SAAE, Adriana Bezerra, foram construídas caixas de inspeção na saída das adutoras da Estação de Tratamento de Água. “A finalidade é realizar medições hidráulicas no sistema de recalque da ETA e um estudo de novas intervenções eficiência, energética e levantamento de dados”, conta ela.

Ela conta ainda que essa pesquisa foi necessária, pois, durante o período de operação dos sistemas, ocorrem variações na demanda e o envelhecimento das estruturas e equipamentos instalados. “Estes fatores alteram o ponto de equilíbrio dos sistemas, resultando em despesas não previstas e que são acumuladas gradualmente”, explica a engenheira.

A pesquisa irá possibilitar a inserção de uma nova modelagem do sistema, o que sugere a redução do consumo de energia, além de esclarecer o investimento na substituição de equipamentos.

Antonio Pedro, Beatriz Granja (estagiária)- Ascom SAAE

Previous post

Miguel inaugura saneamento da bacia do Dom Avelar; obra atenderá 30 mil famílias

Next post

Com a participação do Governador Rui Costa, PT de Juazeiro lança PGP sábado (15)

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.