Política

Grávidas agora contam com atendimento odontológico na casa de parto de Petrolina

A gravidez é um período especial na vida de uma mulher e, nesse momento, a futura mãe tem um cuidado maior com a saúde, para garantir uma gestação saudável, não só pelo próprio bem-estar como também pela saúde do bebê. Além do pré-natal, a mulher deve manter os cuidados com sua saúde bucal.

Existem evidências e estudos que sugerem a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais com os nascimentos prematuros, e de bebês com peso abaixo do normal.

Por isso, em Petrolina, as grávidas do município contam com um acompanhamento odontológico especial no Centro de Parto Normal. Durante o pré-natal é fundamental que seja feita uma avaliação odontológica para que o profissional faça o acompanhamento da gestante.

De acordo com a diretora de saúde bucal especializada e cirurgiã dentista, Tamires Coelho, o pré-natal odontológico é um acompanhamento que visa orientar as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal.

Quando a mulher procura o serviço, passa pela enfermeira e é encaminhada para a cirurgiã dentista para iniciar o pré-natal. É feita a primeira avaliação, se não tiver nenhuma demanda clínica ou procedimento, é feito a prevenção através da limpeza e aplicação de flúor.

Logo após, são agendadas outras consultas para o acompanhamento durante toda a gestação, para manter essa saúde bucal. Além dos cuidados com a gestante, a cirurgiã também faz as orientações sobre o bebê, como por exemplo a higiene da boca”, explica.

Durante a gravidez ocorrem alterações hormonais que impactam na saúde bucal da mãe. Entre as mudanças percebidas estão a sensibilidade da gengiva e o aumento da vascularização em toda mucosa bucal. “A gestante fica muito propensa a ter sangramentos gengivais, principalmente se ela não tiver uma higiene bucal adequada e frequente. No Centro de Parto Normal temos um consultório completo com uma profissional muito competente para atender essas mulheres. Os tratamentos são seguros e contribuem para uma saúde geral e gestação saudável”, afirma a dentista.

——————————————-

Clêilma Souza- Assessoria de Comunicação

Previous post

Juazeiro registra um óbito e 39 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira

Next post

Urgente....Fachin anula condenações de Lula relacionadas à Lava Jato; ex-presidente volta a ser elegível

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.