Economia

Inaugurada a primeira fase de usina solar no lago de Sobradinho

Foi inaugurada nesta segunda-feira (5) a primeira etapa da usina solar flutuante na Barragem de Sobradinho, no sertão baiano.  Os painéis solares da usina foram colocados no rio São Francisco e fazem parte do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Neste primeiro momento o empreendimento terá capacidade instalada de  1 Megawatt pico (MWp) e até 2020 deverá ter, ao todo, 2,5 MWp.

Segundo a Chesf, esse estudo é o primeiro sobre a construção de usina solar flutuante em lagos de hidretlétricas. O modelo permite que as subestações e linhas de transmissão da hisdrelétrica sejam aproveitadas.

Conforme noticiou o G1, o presidente Jair Bolsonaro esteve na cerimônia de inauguração junto com o ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Silva, e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.

Na ocasião, Bolsonaro disse que a utilização da energia é importante para o crescimento do país. “Quando montamos o ministério, até o Paulo Guedes falou em crescer 3% daqui a dois ou três anos. É consenso. Ele sabia, o governo sabia, que nós temos energia para tal. Sem energia não temos como crescer. Então, essa nova forma de buscar energia com placas fotovoltaicas em cima de um lago, como esse aqui, é bem-vinda ao Brasil”, frisou.

Previous post

bom dia

Next post

Ainda sem partido, pré-candidato a prefeito de juazeiro Kalber Fernandes, esteve na Rádio cidade para apresentar sua proposta para a cidade

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.