AdministraçãoEducação

Inscrições do vestibular do IFPE prorrogadas até dia 21

Foto:Divulgação IFPE

Candidatos interessados em participar do vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ganharam mais tempo para se inscrever. O prazo de inscrições foi prorrogado até dia 21 de novembro. Inicialmente acabaria na quarta-feira (13).

São ofertadas 4.715 vagas em  61 cursos técnicos, superiores e de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). As provas serão no dia 15 de dezembro.

Para se inscrever, basta acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE, preencher o formulário de inscrição e emitir o boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU) para o pagamento da taxa de inscrição.

Custa R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para cursos superiores. O pagamento deverá ser feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil até o dia 22.

retificação do edital, com as novas datas, está disponível no site da comissão do vestibular.

OFERTA

Os 14 cursos técnicos integrados são voltados para quem deseja ter uma formação profissional aliada ao ensino médio. Os 26 cursos técnicos subsequentes são a opção de formação técnica para quem já concluiu o ensino médio.

Há também dois cursos de nível médio integrado através do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), destinados aos candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio. Tem ainda 19 cursos superiores.

O IFPE tem 16 câmpus em todo o Estado: Recife, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Igarassu, todos na Região Metropolitana.

Barreiros, Vitória de Santo Antão e Palmares são os câmpus da Zona da Mata. No Agreste há IFPE em Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Pesqueira. No Sertão tem em Afogados da Ingazeira.

COTAS

No IFPE,  60% das vagas são para candidatos oriundos da rede pública de ensino. Essas vagas são subdivididas entre aquelas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e as para quem tem renda superior a essa faixa, subdividindo-se, ainda, em subcotas voltadas aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e também às pessoas com algum tipo de deficiência.

Outro diferencial do vestibular do IFPE é que, nos cursos de vocação agrícola, 25% das vagas de ampla concorrência são reservadas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores.

Previous post

Receita paga hoje 6º lote da restituição do imposto de renda. Veja onde investir o dinheiro

Next post

Análise sobre uso detalhado de dados do Coaf em investigações divide Supremo

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.