Eleições 2014

Julio Lossio Filho recebe representantes da Associação de Surdos de Petrolina e se compromete a criar a Casa da Acessibilidade

O candidato a prefeito de Petrolina, Julio Lossio Filho (PSD) participou, junto com sua vice, Denise Lima, de uma reunião sexta-feira (25), com representantes da Associação de Surdos de Petrolina (ASP). Com o apoio da interprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Maria da Conceição Soares, Julio conversou com o grupo para entender as principais pautas e incluir sugestões ao Plano de Governo, também se comprometeu com a criação da Casa da Acessibilidade, um espaço destinado para pessoas com deficiência.

“A Casa da Acessibilidade vai receber as pessoas com deficiência da nossa cidade e vai prestar um serviço de assistência para que elas não precisem se deslocar para pontos diferentes de Petrolina para ter acesso aos seus direitos. Inclusive, lá vai existir a Central de Libras, espaço exclusivo e gratuito para atendimento de surdos nos serviços públicos. Eu me comprometo em criar esse espaço porque sei o quanto ainda temos que caminhar para chegar no ideal e, se penso uma Petrolina melhor para todos, tenho que criar possibilidades para todos”, explicou.

Para a presidente da associação de surdos do município, Maria Helena, conhecida como Leninha, ter um espaço voltado para o atendimento da pessoa com deficiência e que nesse espaço ela possa ser entendida e inserida nas discussões é uma iniciativa muito importante. Segundo ela, ainda existem muitos desafios, como a ausência do ensino de Libras para as crianças nas séries iniciais, a falta de acessibilidade nos espaços públicos, além das dificuldades de conseguir emprego nos diversos setores. “Eu quero a liberdade de me comunicar em todos os espaços. Não é ter pena, é ter respeito”, afirmou.

Julio também aproveitou para homenagear o grupo pelo Dia Nacional do Surdo, comemorado neste sábado (26) e que faz parte do ‘Setembro Azul’, mês da visibilidade da comunidade surda brasileira. O mês de setembro é muito importante para a comunidade surda no Brasil porque muitas conquistas aconteceram nesse mês. Além do Dia Nacional do Surdo, neste mês, comemora-se também, o Dia Internacional das Línguas de Sinais, celebrado no dia 23, por determinação das Nações Unidas, e o dia do tradutor, celebrado no dia 30.

(Ascom-JLF)

Previous post

Bolsonaro visita Pernambuco esta semana para inaugurar túnel do Ramal do Agreste em Arcoverde

Next post

Bolsonaro faz campanha pela reeleição de Carlos nas redes sociais

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.