Saúde

Moradores da zona rural de Petrolina são vacinados contra o novo coronavírus

Até amanhã (09), a Secretaria de Saúde de Petrolina estará realizando a aplicação da vacina contra a Covid-19 em idosos a partir de 63 anos, na zona rural. Na terça-feira (06), cinco comunidades foram visitadas pelas equipes de saúde do município e mais de 150 idosos foram imunizados.

Na zona rural, a vacinação é programada com data, horário e local, para assim vacinar o maior número de pessoas em um único dia. Esta estratégia foi montada pela equipe técnica da Secretaria de Saúde objetivando perda zero das doses, uma vez que, cada frasco da vacina imuniza 10 pessoas. Com esta didática, estão sendo organizadas as aplicações, atingindo com êxito o planejamento sem registrar desperdício de doses. Dessa forma, está sendo possível avançar nas faixas etárias para imunização.

Petrolina já recebeu 48.691 doses de vacina para imunização contra a COVID 19, sendo da Astrazeneca /FioCruz e CoronaVac/Butantan, já foram aplicadas 41.023 doses. “A estratégia na zona rural é diferente da área urbana. No interior, as equipes de Saúde da Família têm o total de idosos com a faixa etária da vacinação. Esses dados são nos passados, na secretaria montamos um cronograma e informamos as equipes os dias que estaremos em cada localidade. Esta organização é satisfatória e o mais importante, não estamos perdendo nenhuma dose”, explicou o Diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.

A secretaria ressalta ainda que os Agentes Comunitários de Saúde estão informando nos domicílios os dias, horários e locais para vacinação em cada comunidade de Petrolina. A Secretaria reitera a necessidade do cadastro no site vacinacaopetrolina.tisaude.com para agilizar o atendimento e evitar aglomerações no dia da vacinação.

Foto: Jonas Santos

_____________

Texto: Débora Sousa – Assessoria de Imprensa

Previous post

PROJETO POLÊMICO DOS FURA-FILA DA VACINA NO CONGRESSO

Next post

FERIADÃO SEM EFICÁCIA NO COMBATE A COVID 19

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.