AgriculturaPesquisa

O ESTADO DE PERRNAMBUCO E A PREFEITURA DE PETROLINA ASSINAM CONTRATO PARA PLANO EMERGENCIAL DE COMBATE AS MOSCAS – DAS – FRUTAS

unnamedO prefeito,  Julio Lossio e o governador de Pernambuco, João Lyra Neto  através da  Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro),  assinaram  ontem, (8), no Sest/Senat,  contrato com a Moscamed,  organização responsável pelo monitoramento e controle da praga  para  o  plano emergencial de combate e controle às Moscas-das-Frutas, visando garantir a continuidade das exportações do vale do São Francisco.

O plano  tem  duração de um ano e será destinado aos produtores de grande, médio e pequeno porte. Mais de 2 mil fruticultores de culturas como manga, uva, goiaba e acerola dos perímetros irrigados do Vale do São Francisco  receberão gratuitamente insumos agrícolas para o combater a ‘ceratitis capitata’, mais conhecida como mosca das frutas.

As moscas das frutas constituem o maior obstáculo para produção, processamento e comércio de frutas frescas, causando prejuízos anuais na ordem de cento e vinte milhões de dólares aos fruticultores brasileiros. Os níveis elevados de contaminação atrapalham as exportações principalmente para os Estados Unidos, visto que, há um acordo bilateral entre os dois países, no qual frutas contaminadas não são aceitas. O vale do são Francisco responde hoje por cerca de 95% de toda manga e 98% de toda uva exportada no Brasil.

O programa será executado através da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e da Moscamed Brasil nos perímetros irrigados Nilo Coelho, Bebedouro e Maria Tereza, localizados em Petrolina, por um período de 12 meses.

O prefeito Julio parabenizou a ação emergencial em favor da fruticultura da região. “ Cumprimento ao governador João Lyra que já mostra ações diretamente dirigidas ao  Vale do São Francisco, e evidentemente, se não houver um controle, essas moscas podem dizimar a produção de nossas frutas e consequentemente,  o processo de desenvolvimento social e econômico de nossa cidade.”

Na ocasião Julio  Lossio agradeceu ao governador o trabalho de  recuperação de  pavimentação na estrada da tapera e das pedrinhas, que há cinco anos eram solicitadas,  e  também discutiu  com o governador, a possibilidade de um convenio para o Muriçocamed, a mesma tecnologia usada no Moscamed, porem para o combate as muriçocas.

Previous post

OBRIGADO NOSSA SENHORA PELA TUA PROTEÇÃO

Next post

DIRETO DE CURAÇÁ

thiago

thiago

No Comment

Leave a reply