Política

Palácio do Planalto monitora indevidamente redes sociais de mais de 100 , dentre eles seis parlamentares baianos

O Palácio do Planalto monitorou com dinheiro público as redes sociais de parlamentares e de jornalistas. Isso é o que afirmou a coluna de Guilherme Amado, na revista Época, que teve acesso aos relatórios, que têm como objetivo municiar o governo federal sobre o comportamento digital dos políticos e profissionais de imprensa.

Os documentos foram classificados como sigilosos e dão conta de que o monitoramento aconteceu diariamente entre os meses de fevereiro, março e abril deste ano. O sigilo foi dado sob a alegação de que os relatórios se tratam de um “trabalho autoral” da empresa contratada pela Secretaria de Governo (Segov) e pela Secretaria de Comunicação (Secom).

Intitulado como “Parlamentares em foco”, o relatório foi dividido em três eixos. Em “Debates dos usuários” são monitoradas tendências das redes. No eixo “Publicação dos parlamentares”, foi feita uma análise das postagens dos quatro deputados e senadores que mais publicaram no dia.

No eixo “Aderência ao governo”, a análise da Secom avaliou o teor das postagens de parlamentares de oposição, de centro e da situação. As publicações foram classificadas como positivas, neutras ou negativas.

Já os jornalistas foram alvos de um monitoramento específico. De acordo com a publicação da Época, o governo federal se recusou a dar informações sobre o intuito do relatório.

Seis parlamentares baianos constam no relatório: Afonso Florence (PT), Bacelar (Podemos), Daniel Almeida (PCdoB), Dayane Pimentel (PSL), Eduardo Costa (PTB) e Jorge Solla (PT).

Previous post

Em Dormentes artistas contemplados pela lei Aldir Blanc participam de live musical neste fim de semana

Next post

Prefeitura de Salgueiro decreta luto pela morte de Dr. Francisco

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.