Chuvas

Petrolina e Juazeiro registraram chuvas acima da média em janeiro

Os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) registraram, em janeiro deste ano, índices de chuva acima da média esperada para o mês. Na cidade pernambucana, foram registrados 76 milímetros de chuva; e em Juazeiro, 129,8 milímetros, durante o primeiro mês do ano. Os dados são do Laboratório de Meteorologia (LabMet) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Segundo o LabMet, que acompanha clima e tempo na região a partir das estações meteorológicas automáticas implantadas no Campus Ciências Agrárias (CCA), na zona rural de Petrolina; no Campus Juazeiro e no Espaço Plural, em Juazeiro, desde 1911, a média histórica para Petrolina, é de 70,4 milímetros e de 79,4 para Juazeiro.

A estação chuvosa na região ocorre entre os meses de outubro e abril e este tem sido um ano típico, com ocorrência das primeiras chuvas já em outubro. Para fevereiro, a expectativa é que a região permaneça com bons índices de chuva, inclusive durante o período de carnaval.

O coordenador do LabMet e professor do Colegiado de Engenharia Agrícola da Univasf, Mário de Miranda, esclarece que a média pluviométrica de janeiro nos últimos 40 anos é de 58 milímetros. “Desde o início desta estação chuvosa, em outubro de 2019, até o final de janeiro, já tivemos 199,2 milímetros de chuva em Juazeiro e 104,6 milímetros em Petrolina, o que pode ser considerado um bom volume para a época”, diz Miranda.

Previous post

bom dia

Next post

Confira o segundo edital de convocação do processo seletivo da AMA/IPJ de Juazeiro

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.