Política

PF apreende celulares em Fortaleza para apurar vazamento do Enem

por Folhapress – 

A Polícia Federal realizou na manhã deste sábado (9) uma operação em Fortaleza com o objetivo de aprofundar as investigações sobre o vazamento da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no último fim de semana. Os agentes apreenderam celulares de aplicadores da prova para serem submetidos a perícia. Não houve prisões na ação apelidada de Thoth, em referência ao deus egípcio da escrita e da sabedoria.

PF apreende celulares em Fortaleza para apurar vazamento do EnemOs mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 12ª Vara Federal de Fortaleza. Os suspeitos, que tiveram as casas vasculhadas, foram apontados a partir de investigação do próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame.

Segundo a PF, as investigações terão prosseguimento e os suspeitos ainda prestarão depoimento. A ligação de outros aplicadores dos estados da Bahia e do Rio de Janeiro também está sendo apurada.

No último domingo, uma foto da página da prova de redação do Enem começou a circular nas redes sociais antes do fim do horário do exame. Caso seja comprovada a responsabilidade dos suspeitos, eles podem ser condenados pelo crime de fraude em certames de interesse público, previsto no Código Penal Brasileiro. A pena pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa. Neste domingo (10), os candidatos voltam a prestar prova, mas dessa vez nas áreas de ciências da natureza e matemática. O Inep proibiu o uso de celulares pelos aplicadores para evitar novos vazamentos ou fraudes.

Previous post

Deputado e seu irmão prefeito de Casa Nova são suspeitos de usar mulher como ‘laranja’ em compra de terreno

Next post

Qualificação: Prefeitura de Petrolina abre vagas para oficinas gratuitas na área de gastronomia

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.