Cidades

POPULAÇÃO DE ITACURUBA-PE, ASSINA CARTA DE REPÚDIO CONTRA INSTALAÇÃO DE USINA NUCLEAR NO MUNICÍPIO

Representantes do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) se reuniram nesta quarta-feira (27) com a governadora em exercício, Luciana Santos. No encontro, que foi realizado na sede da Vice-governadoria do Estado, o presidente da Comissão Regional de Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE 2, Dom Limacêdo Antônio da Silva, apresentou a “Carta de Floresta”.

O articulador da Comissão Regional de Pastoral da Ação Sociotransformadora da CNBB NE 2, diácono Jaime Bomfim, explica que essa Carta de Floresta é resultado de um encontro, realizado no início do mês, no município de Itacuruba, para discutir a possibilidade e os riscos da instalação da usina de energia nuclear na região.

“Ouvimos a comunidade e em seguida fomos pra floresta, onde tivemos um grande debate de pesquisas científicas, professores da universidade federal, tambem estadual, colocando os riscos que esse empreendimento, que é um complexo de seis usinas, não é só uma usina nuclear, são seis usinas na margem do Rio São Francisco”, detalha Bomfim.

Na ocasião, o diácono destacou que o sentimento da população de Itacuruba é de medo e incerteza. “47% da população é contra a instalação da usina. Muitos saíram da sua cidade de origem por conta da hidrelétrica e agora, novamente, uma ameaça, onde temos comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhos, agricultores, é uma cidade que está vivendo o momento do medo”, relata.

Por Central Brasileira de Notícias – Recife

Previous post

Manuela D’Ávila sabia que as mensagens eram adulteradas

Next post

AZEDOU! JUSTIÇA CONDENA NEYMAR A PAGAR MULTA MILIONÁRIA

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.