Saúde

Petrolina reforça critérios para realização de testes da covid-19

A Prefeitura de Petrolina continua com todos os esforços voltados ao combate à covid-19 e reforça, mais uma vez, os critérios para realização de testes na rede pública da cidade, bem como destacando as instruções e medidas de prevenção aos cidadãos petrolinenses. As normativas seguem diretrizes de órgãos federais e do Estado.

Para realizar a testagem é necessário que o morador esteja com sintomas gripais e procure um serviço de saúde para fazer a notificação. Ou seja, se a pessoa apresentar tosse, coriza, febre ou qualquer outro sintoma gripal, ela deve fazer a notificação no posto de saúde da comunidade onde mora (das 7h às 17h na zona urbana e de 07 às 13h na zona rural) ou no Centro de Referência da Covid-19, que funciona na Unidade do Servidor, Avenida Guararapes, no centro, próximo ao Monumento da Integração, das 7h às 19h de segunda a sexta-feira.

Aos sábados, essa unidade realiza testagem de pessoas agendadas. Ainda é possível notificar casos suspeitos do novo coronavírus realizando uma teleorientação pelo site petrolina.tisaude.com. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os hospitais particulares também notificam pacientes sintomáticos.

Testes

Até esta quarta-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde já realizou mais de 70 mil testes rápidos dos 84 mil adquiridos pela prefeitura. Dos 12.454 casos positivos até o momento, 10.632 foram confirmados por meio da testagem rápida (feita por amostra de sangue). Os demais positivaram através de outros exames, como do tipo PCR (análise de material coletado da mucosa nasal), por exemplo – seja do tipo disponibilizado pelo governo estadual ou em laboratórios particulares.

Em relação ao tipo de teste aplicado, se o paciente estiver com os sintomas há até sete dias, poderá fazer um exame do tipo PCR. Se os sintomas já estiverem presentes há mais de sete dias, poderá ser agendado o teste rápido, que é realizado após o décimo dia de sintomas. Lembrando que o resultado do teste PCR não sai antes de 72 horas, enquanto o teste rápido o resultado é disponibilizado em até 15 minutos. Também é importante reforçar que as pessoas que residem com uma pessoa que positivou só serão testadas se apresentarem sintomas e fizerem a notificação.

——————-

Cleilma Souza- Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde

Previous post

Nem bem assumiu, secretária de saúde de Remanso, Renata Rosal, foi exonerada do cargo

Next post

Novo prefeito de Serrita anula nomeações de aprovados em concurso público feitas por prefeito anterior

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.