Administração

Secretaria de Educação de Sobradinho participa do “Empreender Regional”

 

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento regional e melhorar o ambiente de negócios na região, foi realizado nos dias 9 e 10 de setembro, no Rapport Hotell, em Juazeiro, o “Empreender Regional”, reunindo prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento e empresários dos dez municípios do Território Sertão do São Francisco.

Durante o encontro foram apresentados três painéis com os temas “Cidade Empreendedora: Um caminho para cidades mais inteligentes e criativas”, “Transformando um Território por meio da Cultura, da Identidade e do Empreendedorismo” e “Boas Práticas Regionais: Casos de Sucessos no Território do Vale do São Francisco”.

De acordo com o Diretor Superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, a intenção do encontro é discutir temas que possam auxiliar os gestores públicos a transformar seus municípios em locais melhores para empreender.

“Todos nós temos que ter visão para identificar onde existe o maior potencial, pois melhorando a economia, a população ganhará. O nosso resultado irá depender de todos os atores, pois através de um trabalho em conjunto obteremos êxito”, observou Khoury.

A cidade de Sobradinho foi convidada para falar sobre o tema: Projeto de Educação Empreendedora e seus Frutos Transformadores, apresentado pela Orientadora de Ensino, Joselha Pires da Silva, que representou a Secretária de Educação e Presidente da Diretoria do Polo Territorial do Sertão do São Francisco, Ducilene Kestering.

Na ocasião, a orientadora falou sobre a importância do JEPP- Jovens Empreendedores Primeiros Passos, no estímulo ao comportamento empreendedor.

“ Nós desenvolvemos um trabalho voltado a orientação para o plano de negócios com aprofundamento gradual, além de quatro temas transversais: Cultura da Cooperação e Inovação, Eco-sustentabilidade e Ética e Cidadania. Cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo. Os professores envolvidos no projeto recebem capacitação e os alunos participam de diversos cursos e oficinas, a exemplo de produção de ervas aromáticas, temperos naturais, confecção de brinquedos ecológicos, locadora de produtos, sabores de cores, eco-papelaria, artesanato sustentável, empreendedorismo social e novas ideias, grandes negócios, entre outros”, explicou a orientadora

A coordenadora do JEPP Concilia Rodrigues destacou a importância do programa na iniciativa e o empenho dos profissionais da educação de Sobradinho no projeto.

“ É muito importante contar com esta equipe de professores, gestores e coordenadores, que está empenhada no sucesso deste programa e no fortalecimento das parcerias. Esta colaboração entre o Sebrae e a Secretaria Municipal de Educação existe desde 2015, sendo o município de Sobradinho, pioneiro no desenvolvimento dessa metodologia. Nossa cidade já concorreu, e foi finalista, no Prêmio Prefeito Empreendedor, que é um reconhecimento do Sebrae nacional aos gestores municipais que são parceiros dessas ações. O prefeito Luiz Vicente é um grande incentivador dessas práticas inovadoras e continuaremos trabalhando para ensinar novos conhecimentos aos nossos jovens”, declarou a coordenadora.

Também foram discutidos durante todo o dia, assuntos referentes à Cidade Inteligente, Economia e Cidade Criativa e Energia Solar, dentre outros.

Ascom PMS

Previous post

Com investimento de R$ 50 milhões, nova unidade do Atacadão deve gerar mais de 600 empregos em Petrolina

Next post

Doação de sangue gera pouco interesse entre os jovens

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.