Ação Social

Ressocialização: SECULTE e Conjunto Penal de Juazeiro dão continuidade à programação cultural dentro do presídio

Na última quarta-feira, 06, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, em parceria com o Conjunto Penal de Juazeiro, deu continuidade ao projeto ‘A música – caminho para novas possibilidades’, para os internos do Pavilhão A, do presídio. A ideia era que os detentos realizassem um festival de música. O projeto foi idealizado pelo Superintendente de Cultura e Turismo de Juazeiro, Maurício Dias e contou com a presença do Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, e sua equipe.

“Tivemos a participação de 25 internos e cerca de 15 músicas compostas pelos mesmos. Os intérpretes cantaram e tocaram para o júri, que foi formado pelos artistas plásticos Rosemberg da Silva e Reginaldo Duarte, além dos servidores da SECULTE, João Leopoldo e Thiago Medrado. Eles avaliaram desenvolvimento, domínio de palco, simpatia e melodia e premiaram o 1º, 2°e 3º lugar com troféus e medalhas. Queríamos promover um envolvimento com a cultura, além de motivá-los à produção artística, que consequentemente trará resultados positivos”, disse Maurício Dias.

Para o interno José Ricardo, que ficou com o primeiro lugar, o concurso foi muito bom, porque ajudou a desabafar os sentimentos. “Mesmo atrás das grades, também somos pessoas que têm família, mães, esposas, pessoas e lugares para onde queremos voltar, com oportunidade de rever o passado e sonhar com uma vida nova, sem erros, livre. Agradecemos ao diretor Thadeu, à empresa Reviver e à Secretaria de Cultura por nos darem essa oportunidade”, afirma.

“Acreditamos que é de suma importância a articulação da rede de cultura e esporte do município com esta unidade, para que sejam dadas a assistência a toda essa população que encontra-se privada de liberdade. A disseminação cultural e esportiva abre portas para novas realidades, fazendo com que o processo de ressocialização tenha melhor êxito”, conclui a Assistente Social do Conjunto Penal, Denise Leal.

Por Ascom/ SECULTE

Previous post

Prefeito Paulo Bomfim entrega pavimentação asfáltica de três vias no bairro Alagadiço

Next post

Lula ataca Bolsonaro e quer Brasil "sem um governo que não minta tanto"

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.