Saúde

SESAU realiza palestra sobre alimentação e cuidados com a mente para pacientes com câncer na casa do TFD em Salvador

Nesta quinta-feira, (20) a Secretaria da Saúde através da Superintendência de Gestão de Pessoas realizou na casa do Tratamento Fora de Domicílio em Salvador uma manhã de orientações sobre os cuidados com a alimentação e também de acolhimento psicológico com pacientes em tratamento de câncer e seus acompanhantes. O encontro foi conduzido pela psicóloga e superintendente de Gestão de Pessoas da SESAU, Lorena Pesqueira que abordou os cuidados com a mente não só em momentos de doença, como o essencial tratamento antes de qualquer enfermidade.

Elenice dos Santos Cabral estava na casa como acompanhante e ressaltou que “momento como este e esclarecedor para saber mais sobre cuidados, orientações, informações e alimentação saudável. Gostei  muito da cartilha preparada pela secretaria onde explica tudo direito sobre como cuidar da alimentação do paciente não só na casa do TFD como em nossa casa também”, descreveu. Samara Neres está em tratamento contra o câncer diz que “sempre fui muito bem recebida na casa do TFD e é importante saber o que podemos comer, uma vez que tem um cardápio bem extenso e favorável para nosso organismo ficar mais forte”.

Como coordenadora da Casa do TFD em Salvador, Mabel Ribeiro Farias, relata o significado deste momento. “O trabalho desenvolvido foi bem importante para as pessoas que precisam deste acolhimento. Informar é  a maneira mais eficaz de prevenir e ajudar no tratamento”, pontuou.

Para a superintendente de Gestão de Pessoas da SESAU Lorena Pesqueira, trabalhar a saúde mental é essencial com ou sem doença crônica. “Os cuidados com a mente independem de doença. Precisamos estar mais próximos dos pacientes que tratam do câncer e intensificar o seu fortalecimento mental na busca do tratamento. A harmonização de saúde com a mente e cuidados com a alimentação associada à prática de atividade física, sem dúvida é uma receita infalível e que pode proporcionar muitos mais anos de vida a qualquer pessoa”, enfatizou Lorena Pesqueira.

Texto: Débora Sousa/SESAU

Previous post

Paulo Bomfim recebe estudantes do Aprova Juazeiro e comemora o Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude

Next post

Aumento de turistas para o carnaval de Petrolina movimenta hotéis e passeios em Petrolina

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.