Cidades

Sobradinho implanta Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 no município

O Prefeito Luiz Vicente Berti, acompanhado do Presidente do Poder Legislativo, Vereador Cleivynho e da Secretária de Saúde Maysa Sanjaun, realizaram a entrega oficial do Centro de Atendimento para o Enfrentamento da Covid-19 O Centro vai realizar atendimentos para casos de síndrome gripal, causadas ou não pela Covid 19 e já está funcionando no prédio do Centro de Saúde, diariamente, no horário das 8h às 20 horas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o novo equipamento da rede obedece as orientações e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, através da portaria de nº1.445 de 29 de Maio de 2020, documento que destaca a necessidade da criação de centros para  atendimento a pacientes que manifestam sintomas mais leves da doença.

“O estabelecimento do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 se baseia no dado de que cerca de 80% dos pacientes desenvolvem sintomas leves e moderados, e é a fim de atender e acolher esses casos que os centros vão se encaixar dentro da rede de Atenção Básica a Saúde do município. O proposito maior será a redução da circulação de pessoas com sintomas gripais nas outras Unidades Básicas de Saúde, uma vez que com essa redução de circulação poderemos permitir a normalização de todos os tipos de atendimentos essenciais das UBS” destaca a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.

Ainda de acordo com a Secretária, todas as pessoas que procurarem atendimento no Centro de Enfrentamento a Covid 19 serão avaliadas por uma equipe de saúde, e mediante a conduta médica serão encaminhadas para a UBS de referência do paciente. Caberá a equipe da UBS o monitoramento do paciente.

“Todas as pessoas do município que apresentarem sintomas gripas devem se dirigir ao centro, lá elas serão acolhidas e terão seus casos avaliados mediante as classificações de risco. Também será de responsabilidade do Centro a estabilização dos pacientes e o encaminhamento adequado dos casos moderados, graves e com mais risco de agravamento”, esclareceu Maysa.

As instalações do centro são compostas de consultórios médico e de enfermagem, sala para testagem rápida, uma sala

de observação e medicação, banheiros com acessibilidade, sala de desparamentarão e uma sala de coordenação.

“A criação deste centro, é mais uma medida adotada pela gestão municipal de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, garantindo assim uma assistência especializada a nossa população. Durante todo este período, trabalhamos em diversas frentes, seja na adoção de medidas restritivas, como o Toque de Recolher, suspensão de atividades não essenciais e agora com a reabertura do comércio, com a fiscalização das medidas sanitárias, e também estruturamos a rede para atender a demanda de casos de síndrome gripal e covid 19. Estruturamos as UBS, implantamos uma ala para pacientes com complicações da doença no Hospital Municipal, investimos em treinamento e EPIs para os profissionais de saúde, na realização de testes e com a criação deste Centro vamos sistematizar ainda mais o atendimento aos pacientes de Sobradinho, que porventura venham contrair a infecção ou outras síndromes gripais”, finalizou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Ascom PMS

Previous post

Escola organiza drive trote solidário para ajudar Cadeia Pública Feminina de Petrolina

Next post

Prefeito Paulo Bomfim participa da final do Festival Gastronômico Delivery

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.