Educação

Univasf lança edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais 2020

O edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2020 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi lançado ontem (17). Este ano, a Univasf disponibiliza 1.610 vagas para 30 cursos de graduação em sete campi, localizados nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, cujas inscrições estarão abertas de 21 a 24 de janeiro, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, divulgadas hoje (17) pelo Ministério da Educação (MEC).

Para se candidatar a uma das vagas da Univasf os interessados não podem ter tirado zero na prova de Redação do Enem. Podem concorrer às vagas da Univasf candidatos que já concluíram ou irão concluir o ensino médio até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para a matrícula. Nesta primeira edição do Sisu 2020, serão preenchidas todas as vagas ofertadas pela Univasf para os dois semestres letivos do ano, conforme estabelece o Edital N° 1/2020.

A distribuição das vagas no PS-ICG 2020 ocorre de acordo com a Lei de Cotas (Lei Nº 12.711/12), que determina a reserva de, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O restante das vagas é destinado à Ampla Concorrência, pela qual podem concorrer candidatos que tenham feito o ensino médio em cursos regulares ou equivalentes em qualquer instituição de ensino. Há nove grupos entre as modalidades de concorrência para o PS-ICG 2020, conforme consta no edital e na lista abaixo. O quadro de vagas por curso está disponível no Anexo 1.

Conforme determina o edital, para efeito de comprovação do critério étnico-racial, todos os candidatos classificados nos grupos L2, L6, L10 e L14 (exceto os candidatos indígenas) terão a sua autodeclaração verificada pela Comissão Institucional de Heteroidentificação, dentro dos prazos, locais e horários estabelecidos no edital ou nas convocações posteriores.

Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas ofertadas pela Univasf devem ler atentamente o edital do PS-ICG 2020. Todas as informações referentes ao PS-ICG 2020 são disponibilizadas no Portal do Processo Seletivo, onde também está disponível o quadro com notas mínimas, médias e máximas por curso e modalidade de concorrência no processo seletivo de 2019. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) pelo telefone (87) 2101-6764 e pelo e-mail srca@univasf.edu.br.

Modalidades de Concorrência:

Grupo L1: para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L2: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L5: para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L6: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L9: para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L10: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L13: para candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L14: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo Ampla Concorrência (A0): para os candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.

Previous post

TJBA divulga datas de suspensão do expediente e prazos processuais nas Comarcas do Estado nos Feriados municipais

Next post

Mega-Sena pode premiar R$ 27 milhões em sorteio deste sábado

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.