Educação

Univasf mantém suspensão do calendário acadêmico 2020 por tempo indeterminado devido à pandemia da Covid-19

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) suspende por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira, 1º de abril, o calendário acadêmico de graduação e de pós graduação em todos os campi da instituição. A medida adotada pelo Conselho Universitário (Conuni), por ato ad referendum do presidente do órgão, reitor Julianeli Tolentino, foi motivada em parecer da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) manifesto por meio do Oficio nº 5/2020, no qual destaca o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na região, as restrições impostas pela legislação vigente e medidas de contenção de disseminação da doença que impõem o isolamento social, como principal estratégia de enfrentamento à pandemia.

A suspensão do calendário acadêmico, conforme Decisão nº 18/2020 Conuni, abrange todos os cursos presenciais de qualquer nível de ensino. De acordo com o documento, ficam mantidos estágios obrigatórios supervisionados, inclusive Internato e atividades das Residências Médica e Multiprofissional, condicionados às determinações dos locais de atuação dos estudantes e residentes, às recomendações das organizações de saúde, às diretrizes da Comissão de Gerenciamento, Elaboração e Acompanhamento de Ações de Prevenção do Coronavírus (Covid-19) e, garantia da oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os estagiários.

Atividades extracurriculares, de extensão e pesquisa, devem ser acordadas com os orientadores dos respectivos projetos, desde que também atendam às recomendações da Comissão de Gerenciamento, Elaboração e Acompanhamento de Ações de Prevenção do Coronavírus (Covid-19), à Portaria nº 1.329, 27/03/2020 – MCTI e outras determinações legais.

Entre as ações que fundamentaram a proposta, são destacados leis, medidas provisórias, decretos, portarias, entre outros atos normativos de iniciativa da Presidência da República (PR), Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Pessoal de Nível superior (Capes), demais órgãos e ministérios. E internamente, pareceres da Comissão de Gerenciamento, Elaboração e Acompanhamento de Ações de Prevenção do Coronavírus (Covid-19), instituída pela Reitoria no mês passado, decisões colegiadas internas e administrativas que regulamentam as intervenções promovidas pela Univasf junto à comunidade universitária.

Klene Aquino | Gabinete da Reitoria

Previous post

Manutenção em canal da Codevasf vai deixar comunidades do interior de Juazeiro sem água a partir de hoje (02)

Next post

SAAE reforça desinfecção das ruas para evitar proliferação do Coronavírus

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.