Administração

Workshop sobre Manejo de Caprinos e Ovinos é realizado em Massaroca

 

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Com um grande número de participantes o workshop sobre ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’, foi realizado no último sábado (10), na Associação de Moradores do distrito de Massaroca. O evento que integra a programação da XII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito, reuniu mais de 50 produtores, estudantes e técnicos da área.

“A cada realização dos workshops, somos surpreendidos positivamente nos conteúdos apresentados, bem como no crescente número de participantes. O diferencial do evento foi a grande participação dos produtores, com a interação dos técnicos que apresentaram temas de importância para o manejo dos rebanhos”, explicou o diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco).

Na ocasião o médico veterinário Rodrigo dos Santos Silva, palestrou sobre nutrição animal, enfatizando a importância da mineralização dos caprinos e ovinos. “Alguns nutrientes não são encontrados nas pastagens, por isso a necessidade do fornecimento de sal mineral durante todo o ano, tendo o cuidado de fornecê-lo de acordo com cada espécie. Vale salientar, que o sal destinado aos bovinos possui o teor de cobre alto, portanto não é recomendado aos caprinos e ovinos, uma vez que poderá acarretar intoxicação, ocasionando até a morte”, explicou.

Outro ponto abordado foi à alimentação animal por categoria, que consiste nas exigências nutricionais de acordo com a idade e produção dos animais. “O animal quando jovem necessita mais de proteína para a formação dos órgãos, já em sua fase adulta a exigência de energia é maior. Em relação às cabras em lactação para produção de leite, o fornecimento de ração deve ser proporcional à quantidade de leite produzida, ou seja, quanto maior a produção maior o fornecimento de ração”, destacou Rodrigo.

Para o produtor Didi da Massaroca as palestras foram um sucesso. “A importância dessa ação foi o aprendizado e a orientação repassada pelos técnicos presentes, a exemplo dos requisitos sanitários para a participação em eventos agropecuários, bem como a maneira correta de alimentar os rebanhos, a prevenção de doenças e como vacinar corretamente os animais”, observou Didi.

De acordo com o titular da ADEAP Tiano Felix, proporcionar difusão de conhecimento e tecnologia aos produtores é uma das metas da gestão. “Hoje estamos no quarto workshop que acontece nos distritos de Juazeiro, o evento antecipa as feiras de caprinos e ovinos e possibilita aos produtores o melhor manejo dos seus rebanhos, melhorando assim os seus lucros. Todos os envolvidos estão de parabéns”, declarou.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da ADEAP e do Comitê das Associações de Massaroca em parceria com a ADAB, UNIVASF e iniciativas privada (Big Rações).

Previous post

Fé e devoção: festa da padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos conta com apoio da Prefeitura de Petrolina

Next post

Comemoração litúrgica é marcada por emoção no Santuário de Irmã Dulce

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.