Agropecuária

Adeap informa às Organizações Produtivas de Juazeiro sobre resultado de edital emergencial para a segurança alimentar e nutricional do Estado da Bahia

O resultado do edital emergencial 015/2020, lançado pelo Projeto Bahia Produtiva voltado para Segurança Alimentar e Nutricional de agricultores familiares foi divulgado nesta semana pelo Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR).

No total foram inscritos 702 Manifestações de Interesse (MI) de associações e cooperativas da agricultura familiar baiana e outras populações tradicionais, sendo selecionados 322 projetos. Em Juazeiro, quatro organizações socioambientais foram selecionadas – Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Caiçara e Tanque (distrito de Abóbora), Associação dos Moradores, Criadores e Produtores Rurais de Tanque Novo dos Gomes e Vizinhanças (distrito de Pinhões), Cooperativa Familiar Orgânica do Semiárido (bairro Pedro Raimundo, sede do município) e Associação Comunitária de Lagoa do Jacaré, Água Branca e Caldeirão do Gato (distrito de Massaroca).

Serão investidos R$ 15 milhões em ações voltadas para a produção de alimentos como hortaliças, frutas, raízes, tubérculos e plantas alimentícias não convencionais (PANC). As organizações produtivas contempladas receberão investimento de até R$ 50 mil cada.

“Estamos felizes e gratos pelas organizações de Juazeiro contempladas com esse importante projeto. Essas ações buscam melhorar a vida da população beneficiária, contribuindo para que os alimentos básicos e saudáveis nunca faltem. A Prefeitura de Juazeiro é parceira nessa ação por meio da assistência técnica e na orientação do público alvo durante as etapas. Estamos juntos com o governo do estado trabalhando para possibilitar melhorias ao homem do campo, principalmente nesse momento difícil de pandemia do coronavírus”, observou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Elayne Borges.

A próxima etapa será a celebração de convênio entre a CAR e as associações e cooperativas selecionadas. Para isso, os técnicos de assistência técnica indicados por essas organizações na Manifestação de Interesse para acompanhar os investimentos irão passar por uma capacitação. Nos dias 27 e 28 de julho, será realizada uma reunião por videoconferência sobre os procedimentos para a elaboração do plano de trabalho. Os técnicos também serão orientados sobre o acompanhamento dos beneficiários e dos investimentos.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR/SDR, por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial. O resultado do edital está disponível no site da CAR

(Informações: SECOM Governo da Bahia)

Previous post

Vacinação contra gripe em ‘drive thru’ imuniza quase 200 pessoas em Petrolina

Next post

Salgueiro agora soma 338 casos confirmados da Covid-19 com 22 novos diagnósticos nesta quarta feira

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.