Administração

Confirmado: plano de reabertura gradual das atividades comerciais e de serviços a partir de 1° de junho em Juazeiro

Primeiro município baiano a adotar as medidas de prevenção para combate da pandemia do novo coronavírus, há cerca de 2 meses e meio Juazeiro suspendeu – através de decreto publicado em 13 de março – as aulas das redes pública e privada, ordenou fechamento de lojas varejistas e de segmentos não essenciais. No entanto, manteve em funcionamento parte significativa das atividades comerciais, estabelecendo critérios e medidas preventivas, como distanciamento, uso de máscara e de álcool gel. “Foi preciso agir rapidamente, com planejamento e sob a orientação dos especialistas em saúde, para proteger a nossa população. E olhando os dados dessa doença em nossa cidade no momento em comparação ao restante do país, avaliamos que todas as medidas foram acertadas”, atesta o prefeito Paulo Bomfim.

Amparado por uma situação de controle tanto de pacientes infectados quanto de taxa de ocupação de leitos, aliado a ações como instalação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos e início do mapeamento imunológico com testagem rápida para profissionais de saúde e de outras categorias, com estimativa de testar cinco mil pessoas, o prefeito Paulo Bomfim reuniu mais uma vez a imprensa e anunciou na manhã desta quinta-feira, 28, o plano de reabertura gradual das atividades comerciais e de serviços a partir de 1° de junho. Estavam presentes a secretária Fabíola Ribeiro, o presidente da CDL Murilo Matos, o presidente do Sindicato dos Comerciários Fábio Cézar, o gerente regional do SEBRAE Carlos Cointeiro, o presidente da AEDISF Nilton Sampaio e gerente comercial do Juá Garden Shopping Marcelo Escobar.

“Esse plano foi construído mediante um diálogo permanente com os especialistas da área médica, com o Comitê de Saúde, com os representantes das entidades comerciais e terão critérios rígidos que serão fiscalizados tanto pelos agentes da Prefeitura quanto pelos lojistas e representantes dos comerciários. Estamos vivendo uma situação complexa, onde é preciso em primeiro lugar cuidar da saúde dos juazeirenses e também agir de maneira responsável para amenizar os efeitos econômicos da pandemia e assegurar os empregos”, explicou o prefeito.

A primeira fase do plano inicia a partir de segunda-feira (01/06) para lojas varejistas em geral, óticas, suplementos, produtos naturais e outros estabelecimentos de áreas não essenciais. As mesmas poderão funcionar das 8h às 18h, de segunda a sexta – exceto feriados. Também volta a funcionar o sistema de estacionamentos rotativos zona azul.

A segunda fase está marcada para o dia 15 de junho e contemplará feiras, mercados, salões de beleza e barbearias, que funcionarão no horário comercial convencional. O Shopping abrirá das 12h às 20h e galerias no horário comercial. Já a terceira fase está prevista para 29 de junho com reabertura de academias de ginástica, restaurantes, bares e lanchonetes.

A manutenção do funcionamento de lojas e dos demais empreendimentos está condicionada ao cumprimento de todos os protocolos de segurança estabelecidos para cada setor e aos indicadores de avanço da pandemia na cidade e percentuais de ocupação de leitos. Caso o município atinja 70% da capacidade de atendimento na rede de saúde o plano será reavaliado.

“Vamos continuar as diversas ações de prevenção e combate à pandemia. Estaremos também acompanhando o novo cenário da reabertura do comércio e esperamos que todos os protocolos sejam cumpridos, com as lojas funcionando com segurança para funcionários e clientes, e assim podermos mantê-las abertas e seguirmos com as fases seguintes para os demais segmentos. O prefeito Paulo Bomfim e toda a nossa equipe está sensível à questão econômica e por isso foi feito esse plano, mas o nosso foco principal continuará sendo cuidar da saúde das pessoas”, disse a secretária da Saúde Fabíola Ribeiro.

Confira o cronograma e todos os critérios de funcionamento para cada setor:

Plano de reabertura do comércio e retomada de outras atividade_PMJ-convertido

Luiz Hélio/PMJ

Previous post

Petrolina realiza mais de 500 testes rápidos e confirma 4 casos positivos da covid-19; número de infectados salta para 233

Next post

Pesquisa do Ibope para teste rápido da Covid-19 terá sequência na próxima semana em Petrolina

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.