Acidente

Avião arremete para evitar colisão com aeronave na pista do aeroporto de Salvador

Um avião que saiu de Belo Horizonte e estava próximo de pousar em Salvador na tarde deste sábado (20) precisou arremeter. para evitar se chocar com outra aeronave que estava na pista.

De acordo com relatos publicados pelo G1, o avião chegou a tocar no solo antes de arremeter de lado. “Duas pessoas vomitaram e crianças entraram em desespero. Até as aeromoças não sabiam o que tava acontecendo. Foi horrível. Depois da arremetida desesperante, todo mundo achava que o avião ia cair. Eu jurava que de hoje eu não passava”, relatou a advogada Marcela Esteves. 

A passageira disse que, após a arremetida, o avião levou cerca de 20 minutos para conseguir pousar no aeroporto da capital. “Ele foi até a região da Barra e voltou para o aeroporto. O piloto pediu desculpas. Foi um absurdo o que aconteceu. Poderia ter sido um acidente horrível”, contou.

Em nota à reportagem, a Latam informou que o voo LA3883 descontinuou o procedimento de pouso devido a restrições operacionais na pista do aeroporto de Salvador. A aeronave pousou normalmente na capital baiana às 16h.

Já a assessoria da Vinci Airports, empresa que administra o terminal, informou que a Força Aérea Brasileira (FAB) é a responsável pelo procedimento de pouso.

A FAB disse que a aeronave da Latam ainda não tinha permissão para pousar, por conta da outra aeronave na pista, e que, por conta disso, a torre informou ao piloto a necessidade de arremeter. A Vinci também aproveitou para lembrar que o procedimento adotado pelo piloto é comum na aviação e que não houve nenhuma quebra de segurança.

A arremetida acontece quando, ao se aproximar para o pouso, o piloto da aeronave verifica que nem todas as condições de voo do avião estão corretas para tocar o solo com segurança. Isso pode acontecer por uma falha dos procedimentos, como velocidade ou altitude inadequadas para o pouso, ou por fatores externos, como mudança repentina do vento, objetos na pista ou mesmo orientação do controle de tráfego aéreo.

Previous post

'E NÓS A ONDE VAMOS'?

Next post

Parceria entre IF Sertão-PE e vinhedo na Chapada Diamantina produz primeira safra de vinhos

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.