Acidente

DIRETO DE LAGOA GRANDE

ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS E FERIDOS NA PE-574 

Um acidente de trânsito na PE-574, estrada de acesso ao distrito de Vermelhos, deixou duas pessoas mortas e duas feridas nesta segunda-feira (19) em Lagoa Grande. De acordo com a Polícia Militar, o motorista perdeu o controle após tentar fazer uma ultrapassagem, colidiu na lateral de outro carro e morreu.

Vieram a óbito no acidente, o motorista do veículo, o ex-secretário municipal de agricultura de Lagoa Grande, Francisco de Assis Figueiredo, de 38 anos e um familiar dele que estava no banco traseiro, José Alves da Cruz, de 41 anos.

As outras duas pessoas que ocupavam o carro deram entrada com ferimentos no Hospital Municipal de Lagoa Grande, sendo uma mulher de 29 anos que foi atendida e encaminhada para o Hospital Universitário com uma ferimento na perna. Já o homem de 28 anos foi medicado e liberado.

G1/Petrolina

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Câmara rejeita contas do ex-prefeito Jorge Garziera

Em  reunião ordinária realizada, ontem (16), a  Câmara Municipal de Lagoa Grande teve como pauta principal votar as contas  do ex-prefeito Jorge Roberto Garziera referente aos exercícios: 2000, 2002, 2003 e 2004, seguindo  a recomendação do TCE- Tribunal de Contas do Estado que, em seu parecer,  solicitou ao legislativo de Lagoa Grande que votasse pela rejeição total  das contas do ex-prefeito dos anos 2000 e 2002 e que aprovasse, com ressalvas e com rejeição, as contas dos anos 2003 e 2004, o que foi seguido pelos edis.  O vereador e  presidente do legislativo, Erasmo de Farias, comentou que a Casa fez o seu papel e que o ex-gestor devolva aos cofres públicos municipal todos os recursos  que foram utilizados de forma irregular. 

Eleições 2014

Direto de Lagoa Grande

 

Candidata do PR visita reduto eleitoral

Atual prefeita de Lagoa Grande e candidata à reeleição, Rose Garziera (PR) visita ontem (16), o Bairro da Estátua, uma das localidades que receberam obras de saneamento básico implementadas pela atual gestão municipal. Acompanham a republicana o candidato a vice, Valdin Rego (PDT), e candidatos a vereador da coligação Por Amor à Lagoa Grande.

Ainda neste domingo, Rose e Valdin participaram de um comício no Assentamento Mansueto de Lavor.

 

Eleições 2014

Direto de Lagoa grande

PSB esclarece impugnação de candidatura de Robson Amorim

A Assessoria de Comunicação do PSB de Lagoa Grande encaminhouuma nota esclarecendo os motivos que levaram a impugnação da candidatura de Robson Amorim no município, fato noticiado por este blog. No texto, o partido também informa que a candidatura da prefeita Rose Garziera também teria sido impugnada. Confira a nota na íntegra.

O indeferimento se deu pela acusação da prática de captação ilícita de sufrágio (art. 41-A da lei 9.504/97) que, segundo a coligação adversária, teria ocorrido no pleito de 2009, quando a coordenação da campanha de Robson, comandada pelo vereador Josildo, estaria abastecendo veículos para carretas.

A mesma acusação fez com a juíza impugnasse a principal candidata a vereadora Vilma do Sesp, que é da base da Prefeita Rose Garziera, e foi traída pelos companheiros de coligação que esconderam o tempo todo o risco que ela correria com o pedido de impugnação da candidatura de Robson, já que na eleição de 2009 Vilma era a vice da chapa dele.

Vale salientar ainda que a chapa da prefeita Rose Garziera (PR) também foi impugnada devido a problemas do candidato a vice-prefeito com a Justiça Eleitoral.

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Famílias irão receber a Bolsa Estiagem

Quatrocentos e sessenta e sete famílias de Lagoa Grande serão contempladas a partir deste mês de julho com o programa Bolsa Estiagem, criado pelo Governo Federal e executado pelo Ministério da Integração Nacional. A lista com os nomes dos contemplados pode ser conferida na sede da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior da Prefeitura de Lagoa Grande (Seadi).

O programa Bolsa Estiagem visa pagar uma bolsa de R$ 400,00, dividida em cinco parcelas de R$ 80,00 à população atingida pela seca nos municípios do Sertão nordestino. Só terá direito a receber a bolsa, o agricultor ou agricultora que não tiver relacionado no programa de seguro Garantia Safra.

“Recomendados que as pessoas procurem a Secretaria de Agricultura para maiores informações sobre o pagamento da Bolsa Esitagem. Além de não receber o Garantia Safra, os beneficiários da Bolsa devem estar incluídas nos programas de baixa renda do Governo Federal e no DAP”, orientou o secretário de Agricultura de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar. DAP é a declaração de aptidão do agricultor familiar a programas como o Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Eleições 2014

Direto de Lagoa Grande

 

Ex-prefeito desqualifica lista do TCE

O pré-candidato à prefeito de Lagoa Grande, Robson Amorim(PSB), esclarece fatos à população lagoagrandense e convida todos para convenção que está marcada para o próximo dia 30.

…quero tranquilizar a população de Lagoa Grande, a cerca dos boatos que vem ocorrendo em nosso município e região, Sobre a lista remetida pelo TCE (Tribunal de Conta de Pernambuco), ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), denominada irresponsavelmente por alguns pretensiosos, de FICHA SUJA, o que não condiz com a verdade, é só acessar o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou o GOOGLE, e pesquisar, para comprovar que a citada lista não tem valor jurídico, pois se trata de um instrumento meramente informativo, cabendo neste caso ao TRE, que é quem tem o poder de julgar caso a caso. Partindo desse princípio, é no mínimo equivocada a decisão por parte de alguns, se falar de ficha suja, ou inelegibilidade, pois assim sendo estariam cometendo um crime e uma tamanha covardia. Por outro lado, o meu nome na lista, não muda nada com relação a minha candidatura, uma vez que deste problema eu já fui julgado e absolvido pelos Tribunais Eleitorais, TRE e TSE, tato que fui candidato em 2008 e 2009, e esse problema, foi de 2007, julgado em 2008, aproveito para convidar a todos para a grade festa da democracia que está marcada para o dia 30 deste as quinze horas no Cactos Clube. Um grande abraço! 

lagoagrandenotícia

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

 

Caso a prefeita Rose Garziera (PR) pretenda concorre uma reeleição já que a mesma tem todo direito legal, as interrogações surgem no possível pré-candidato à vice na chapa da Garziera. Até o mês passado todos esperavam o nome do secretário de agricultura do município, Reginaldo Alencar, mas Alencar não se afastou do cargo e isso implica a dizer que o secretário está fora da disputa eleitoral de outubro próximo. Lembrando, que os secretários com exerçam da assistência social continuam nos seus cargos e também estão descanteado de concorre as eleições. O nome que surge nos bastidores da política é da ex-secretária de assistência Social do município Mônica Pereira que é filiada do PHS. Caso a prefeita Rose Garziera realize uma pesquisa de avaliação o nome de Mônica deve surpreender o de todos, devido sua popularidade. Por outro lado, o ex-prefeito e pré-candidato Robson Amorim (PSB) que é candidatíssimo exclusivo do governador Eduardo Campos na cidade, está deixando a população numa expectativa só: Quando Eduardo Campos vai oficializar seu nome na cidade. Todos estão confiantes por parte do governador a oficialização do nome do pré-candidato Robson Amorim. Ninguém imagina o contrário, pois todos sabem da fidelidade que Robson sempre teve com Eduardo Campos e vice versa. O governador através do seu secretário de Agricultura do estado, Ranilson Ramos sempre demonstrou publicamente a sua pretensão com prefeiturável Robson Amorim. Caso contrário, o que não vai acontecer do governador não bater o martelo no nome de Robson, a população seria a mais traída nessa história. Não adianta a prefeita querer destorcer os fatos e querer mudar a situação. Todos esperam por parte do palácio que o pré-candidato a prefeito do governador de Pernambuco em Lagoa Grande seja Robson Amorim, pois assim esperam todos os lagoagrandenses. 

BlogdoRanilson

 

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Prefeita realiza evento em Vermelhos para dar Ordem de Serviço e inaugurar obras

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande (PE) Sertão do São Francisco, promoveu no último sábado (31) um ato público no povoado de Vermelhos interior do município. Na oportunidade, a prefeita Rose Gaeziera (PT) deu ordem de serviço e inaugura obras na localidade. A programação teve inicio as 16h na Escola Municipal Arco-Íris onde foi entregue uma sala de recurso especializado para o atendimento de crianças portadoras de necessidades especiais e sala de informática. Em seguida a prefeita Rose Garziera e sua equipe vistoria obras da sua gestão a exemplo da construção da nova Creche e Quadra Poliesportiva no centro de Vermelhos.

Às 18h a prefeita participou de ato na Academia da Cidade para inauguração da obra de calçamento da Rua da Academia e dar ordem de serviço para início das obras de calçamento de novas ruas no centro de Vermelhos e no bairro Capoeira. O evento vai contar com a animação da Banda Nanaê.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Prefeitura promove Beleza Renovada para as mulheres

A Prefeitura de Lagoa Grande por meio da secretaria municipal de Assistência Social (SAS) promoveu no último domingo, dia 11 de março, o evento Beleza Renovada, como uma das ações programadas pela administração para celebrar a Semana da Mulher no município. A iniciativa ocorreu no Centro de Apoio á Pessoa com Deficiência e reuniu mulheres atendidas pelo Cras (Centro de Referência em Assistência Social), Creas (Centro Especializado em Assistência Social), Projovem Adolescente e Peti. A atividade contou com as parcerias da Academia Power Fitnnes e a UNITECS – Unidade Integrada de Tecnologias Educacionais e Serviços LTDA, de Petrolina.

As beneficiárias participaram de oficina sobre a importância do exercício físico para a qualidade de vida da mulher com orientações e demonstração de técnicas de exercícios utilizando-se de instrumentos domésticos para a prática no dia-a-dia em casa. Também foi ministrada técnica sobre embelezamento e uma oficina sobre a elevação da auto-estima através de serviços de corte, escova e prancha nos cabelos, além de noção de manicure e Pedicure com desenhos artísticos prestados pelos profissionais da UNITECS.

“Vamos dá continuidade a muitas atividades neste mês da mulher em nosso município. Um dos eventos é o início do curso de manicure e pedicure que começou nesta semana para as mulheres que atendemos no Creas. Na próxima semana serão as atendidas do Cras que participarão dessa capacitação profissional que tem como objetivo, promover oportunidade de trabalho para todas as participantes e gerar renda para a família”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Pereira.

(Ascom PMLG)

Sem categoria

Direto de Lagoa Grande

Ruas de Vermelhos tem obras de calçamento retomadas

Os moradores de Vermelhos, no interior de Lagoa Grande (PE), estão comemorando a retomada das obras de calçamento na comunidade. As obras foram reiniciadas na terça-feira (28), pela Rua da Academia da Cidade, mas ainda nesta etapa serão pavimentadas as ruas Santo Procópio, José Bahia, Adelaide, Vila Elza, Caixa D´agua, Arco-Íris, Francisco Inácio da Cruz, Dona Julia e Rua do Futuro.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do município, somente neste primeiro momento serão 20 mil metros quadrados de calçamento em Vermelhos. Na sede do município já foram calçadas às ruas Princesa Isabel no Bairro DER, Leste no Bairro Centro, Luiza Alencar e Dom Vital no Bairro do Chafariz; Cajueiro, Travessa Tiradentes e Travesso Mandacaru no Bairro Mandacaru e prolongamento da Rua Tupinambá, também no Bairro do Chafariz.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Prorrogadas inscrições do concurso da Prefeitura

A Comissão Organizadora do concurso da Prefeitura de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) decidiu prorrogar até o dia 8 de março as inscrições para o certame que seria encerrado ontem, dia 29 de fevereiro. A nova data atende a algumas retificações no edital relacionadas aos cargos de auxiliar de saúde bucal, motorista e operador de motoniveladora e de máquinas pesadas. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até a sexta-feira, dia 9 de março.

O cargo de auxiliar de saúde bucal passa a exigir o ensino médio completo conforme exigência do Conselho Regional de Odontologia para se adequar aos requisitos da Lei Federal nº 11.889/08. A lei também orienta que a função seja preenchida por candidatos que tenham Curso de Auxiliar de Saúde Bucal e registro no CRO em Pernambuco.

Conforme a retificação publicada no site da Asconoprev (www.asconprev.com.br) , empresa organizadora do concurso, os candidatos inscritos, que já realizaram o pagamento da taxa e que não preencham os requisitos do Conselho, terão direito a restituição do valor da inscrição, sendo garantido que a presente alteração não gerará nenhuma espécie de prejuízo aos candidatos. Mais detalhes no site da Asconprev.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Candidatos a conselheiros tutelares de Lagoa Grande fazem novo teste para complementar nota da prova escrita

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lagoa Grande (CMDDCA) baixou resolução estabelecendo os critérios para complementar a seleção dos novos conselheiros tutelares do município com mandato no triênio 2012 a 2015 e que não conseguiram a nota mínima para a disputa da segunda etapa do processo de escolha que é a eleição.

Segundo o texto, a nota mínima para a classificação na prova escrita de pelo menos 50% de acertos não foi atingida por todos os participantes que deverão assim realizar uma prova de redação para atingir o número mínimo exigido. O conselho é formado por cinco integrantes titulares e cinco suplentes, representante governamental e da sociedade civil organizada.

O concurso com a prova escrita aconteceu no último domingo, dia 26, com apenas quatro classificados que fizeram entre 10 e 19 pontos no teste. Com a resolução do CMDDCA, divulgada nesta quarta-feira, dia 29, os candidatos que não atingiram este número de acertos, farão uma redação tendo como tema principal os direitos da criança e do adolescente. O teste valerá 10 pontos e será somado ao resultado da prova escrita para que sejam computados os 50%, mínimo exigido para a aprovação na seleção.

A prova de redação acontece domingo, dia 4, na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na Praça Hermes Amorim, centro da cidade, a partir das 8h e os candidatos devem chegar, no mínimo, com uma hora de antecedência no local. O teste de redação será realizado pela Asconprev, empresa responsável pela prova escrita da seleção. Ainda segundo a resolução do CMDDCA de Lagoa Grande, candidatos aprovados serão comunicados do êxito nas provas através dos meios de comunicação em geral, e-mail pessoal e outros informes. Assina a resolução a presidente do CMDDCA de Lagoa Grande, Juciene Pereira Lima.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Abertas inscrições para o Conselho Tutelar do município

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDDCA, de Lagoa Grande, abriu inscrições para a eleição dos novos conselheiros do órgão gestão 2012/2015. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 deste mês no site da Asconprev – Assessoria, Consultoria Contábil e Previdenciária LTDA, (www.asconprev.com.br) empresa responsável pela organização da primeira fase da disputa.

Segundo o edital da eleição, o processo seletivo para a escolha dos novos conselheiros tutelares lagoagrandenses será desenvolvido em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, será constituída de uma prova objetiva com 40 questões do tipo múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas indicadas por letras de A a E. Já a segunda etapa constará de uma eleição da qual participarão os candidatos não eliminados na prova objetiva.

Para participar do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Lagoa Grande, os interessados deverão realizar sua inscrição exclusivamente pela internet, no site www.asconprev.com.br, Ao acessar o site, o candidato será orientado sobre todos os passos que deverão ser seguidos.

As informações prestadas no formulário eletrônico de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, não cabendo reclamações quanto à digitação de dados incorretos ou incompletos.Para efetuar a inscrição, é indispensável o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O CMDDCA e a ASCONPREV não se responsabilizam por inscrições na recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação e/ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Mais detalhes no site da Asconprev.

(Ascom PMLG)

Sem categoria

Direto de Lagoa Grande

Cidade abre ano letivo 2012

A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), abre oficialmente nesta quarta-feira (dia 1 de fevereiro), o ano letivo na rede municipal e ensino. A programação terá início a partir das 8h, com um café da manhã para professores e convidados no ginásio de esportes do Parque de Eventos da Uva e do Vinho. A partir das 9h acontece a abertura oficial com a presença da prefeita Rose Garziera e da secretária de Educação, Maria Aparecida Diniz, entre outras autoridades.

O tema da programação é: “Pilares para uma Educação de Qualidade” que é baseado nos quatro pilares: Aprender a conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Ser e Aprender a Conviver. Segundo a secretária de Educação, Aparecida Diniz, os pilares serão trabalhados ao longo do ano em todas as escolas municipais. “Vamos equipar as escolas com suporte teórico e promover a unidade do trabalho educacional na rede, seguindo esses pilares que foram propostos pela Unesco por meio da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, criada pelo órgão ligado à ONU”, disse a secretária.

Às 9h30 acontece a primeira palestra do evento ministrada pela professora Elizabeth Amaral, graduado em Geografia e com licenciatura em Pedagogia Escolar. Ela abordará o tema: Dialogando os Pilares Educacionais. A partir das 10h30, é a vez da auditora em Sistema em Saúde pela Faculdade Maurício de Nassau, Alexandra de Sá Alencar falar sobre: Apresentação e Ações do Programa de Saúde na Escola (PSE).

Já às 11h, a programação aborda o trabalho do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas/Regional Sertão do São Francisco) com a advogada Caroline Passos e a terapeuta ocupacional, Paula Arraes Sampaio, que apresentarão o tema: Violações de Direitos e as Consequenciais no Uso Indevido de Álcool e outras Drogas.

A solenidade dá uma parada para o almoço ao meio-dia e retoma às 13h tendo o professor de Educação Física, Jarbas Câmara Souza destacando a Ginástica Laboral com uma dinâmica da atividade no local. Em seguida, a partir das 13h30, a fisioterapeuta Diva Daniely Rêgo destaca a Lombalgia e no final o evento tem a participação de representantes do Sintepe e do Sinsemlg, sindicatos da categoria dos professores no município.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa grande

Município abre concurso público com 221 vagas

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande/PE (Sertão do São Francisco) realiza concurso público para preenchimento de vagas em seu quadro de funcionários. Sob os cuidados da empresa Asconprev – Assessoria, Consultoria Contábil, Previdenciária e Gestão de Pessoas Ltda, organizadora do certame, o concurso oferece 221 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 1.800,00.

Os interessados poderão se inscrever através do endereço eletrônico www.asconprev.com.br até o dia 29 de fevereiro, pagando taxa que varia de acordo ao nível do cargo pretendido: R$ 50,00 (fundamental), R$ 70,00 (médio) ou R$ 80,00 (superior).

A prova objetiva terá duração total de quatro horas e será realizada no dia 25 de março de 2012, para todos os cargos, com início previsto para às 14h, em local a ser divulgado no site www.asconprev.com.br ou no prédio da Prefeitura e das secretarias municipais de Educação e Saúde.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 26 de março e o resultado da prova sairá no dia 02 de abril de 2012, sendo publicado na Prefeitura e na Câmara Municipal, e no site www.asconprev.com.br.

Magistério – Todos os candidatos concorrentes às vagas de magistério deverão entregar cópia dos documentos, a serem considerados para a avaliação de títulos, após a divulgação do resultado oficial definitivo da prova escrita. Os documentos deverão ser entregues na Secretaria de Planejamento e Administração, localizada na Prefeitura, nos dias 03, 04 e 05 de abril de 2012. A prova prática acontecerá no dia 15 de abril.

Os candidatos serão informados sobre o resultado final do concurso público no dia 27 de abril de 2012, através do endereço www.asconprev.com.br e do Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande.

A validade do concurso público será de dois anos, contado a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério do executivo municipal.

(Cinara Marques – Ascom Lagoa Grande)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Máquinas trabalham em ritmo acelerado no saneamento do bairro da Estátua

Os moradores do bairro da Estátua, na cidade de Lagoa Grande, no sertão do São Francisco pernambucano, vão contar em poucos meses com a obra mais esperada dos últimos anos. O saneamento básico da referida localidade, uma das principais propostas do programa de governo da prefeita Rose Garziera (PR), já está em execução e segundo previsão da Prefeitura, em torno de seis meses o serviço estará concluído. A ordem de serviço foi dada numa grande festa dia 1 de janeiro, numa grande confraternização da prefeita Rose Garziera com a população do bairro e comunidades vizinhas como os bairros do Vasco e Cristo Rei que serão os próximos a contarem com o esgotamento sanitário assim que a obra da Estátua for finalizada.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do município, Eraldo Rego, já existe um projeto de saneamento básico no valor de R$ 5 milhões e 100 mil, protocolado pela prefeitura junto a Codevasf, em Petrolina. “Há mais de dois anos este projeto está pronto e vai contemplar todos os bairros da cidade ainda não saneados”, revelou.

A antecipação das obras de saneamento na cidade por parte da administração municipal ocorreu em função da precariedade pela qual passa a comunidade da Estátua e outros bairros com a falta do esgotamento sanitário, o que levou a administração a reservar o montante de R$ 520 mil dos cofres da Prefeitura para sanear o bairro. A ação vai beneficiar cerca de 2 mil pessoas. Toda a obra de saneamento dos bairros Estátua, Vasco terá um investimento de R$ 1 milhão. “Tivemos que tomar esta decisão política de uma obra tão esperada e sonhada por todos os lagoagrandenses”, lembrou a prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera.

(Ascom PMlG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Com o apoio da prefeitura SESI leva cinema de graça para o município

A cidade de Lagoa Grande (PE) no sertão do São Francisco será palco de uma série de apresentações culturais coordenadas pelo SESI em parceria com a prefeitura municipal através da Secretaria de Educação e Cultura. O evento será realizado na praça de alimentação – Avenida da uva e do vinho entre os dias 20 a 22 sempre a partir das 18h30.

Entre as atrações a serem apresentadas estão:

Eu e meu guarda chuva – A histórica aventura de três amigos ao enfrentar as assombrações de um novo colégio,

Pequenas histórias – Com muito humor e magia, uma senhora do interior conta quatro histórias do imaginário mineiro,

– A Era do Gelo 3 – As aventuras de uma turma de bichos bem diferentes em uma nova era.

O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Laboratório de Melhoria Genética do rebanho caprino e ovino será inaugurado

A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), deve inaugurar até o final do mês o primeiro Laboratório de Melhoramento Genético e Inseminação Artificial da Caprinoovinocultura do Vale do São Francisco. A estrutura está pronta no distrito de Jutaí, interior do município, faltando apenas a conclusão da contratação dos profissionais especializados que irão atuar no equipamento.

O laboratório foi construído através da parceria entre os governos municipal e federal, por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíb) num investimento superior a R$ 100 mil. Segundo o secretário titular da Seadi, Reginaldo Alencar, o trabalho também contará com o envolvimento do IPA, órgão do governo estadual ligado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, que irá ceder veterinários para a realização do trabalho.

“A melhoria do rebanho proporcionará um mercado melhor para os criadores e a diversificação desta cadeia produtiva, o que dará mais lucro à atividade”, disse Reginaldo Alencar. O Laboratório terá a capacidade de receber entre 3 e 5 matrizes por experiência. “A meta é beneficiar todos que integram essa cadeia produtiva em nosso município”, reforça o secretário municipal de Agricultura.

O rebando em Lagoa Grande conta com 60 mil cabeças e mais de 1 mil famílias vivem da criação no município. O projeto conta também com o apoio do Arranjo Produtivo Local da Caprinoovinocultura (APL de Lagoa Grande).

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Bolsa Família recadastra só até esta sexta

Termina nesta sexta-feira, dia (30), o prazo para o recadastramento do programa Bolsa Família. A cada dois anos, os milhões de brasileiros beneficiados com o programa social do governo federal devem atualizar os dados de seus respectivos cadastros nos municípios, evitando assim a perda do dinheiro. Em Lagoa Grande, o atendimento vem sendo feito na Secretaria de Assistência Social do município, localizada no antigo prédio da Prefeitura. O horário de funcionamento do setor é das 8h às 12h e da 13h às 16h, mas atenção, na sexta o recadastramento só será feito até meio-dia devido à confraternização dos funcionários da secretaria.

Segundo a coordenadora do programa em Lagoa Grande, Augusta Borges, os beneficiados devem ficar atentos à documentação para o recadastramento. Para os adultos, os documentos exigidos são cópia e original da Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e titulo de eleitor. Para as crianças, é exigida a declaração escolar e a certidão de nascimento. O Bolsa Família conta com mais de 3 mil inscritos em Lagoa Grande.

“Quem não atualizar as informações básicas até este dia 30 não conseguirá sacar o dinheiro em janeiro e, se não procurarem os responsáveis até o dia 29 de fevereiro, o benefício é cancelado”, alerta Augusta. O recadastramento das famílias convocadas foi alertado através de mensagens incluídas nos extratos que são liberados a cada saque. É preciso, então, buscar o gestor municipal do programa Bolsa-Família, que repassará os novos dados ao governo. No caso dos homens e mulheres que possuem conta bancária, uma carta foi enviada em outubro, e o restante do procedimento é igual.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Cidade inicia atividades do novo matadouro público

Entrou em funcionamento na última sexta-feira (23), o novo matadouro público municipal de Lagoa Grande (PE) no sertão do São Francisco. As novas instalações estão localizadas na PE-574, Rodovia da Uva e do Vinho que dar acesso ao distrito de Vermelhos e está distante 2 km da área urbana da cidade. Quando assumiu a administração, a atual gestão municipal encontrou a obra com apenas 30% na sua fase inicial.

De acordo com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do Interior de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar, a Prefeitura concluiu a obra física e estrutural e o espaço já se encontra em condições de atender a demanda dos lagoagrandenses. “A inauguração do novo matadouro estava prevista para fevereiro do próximo ano quando o município irá receber novos equipamentos fruto de parceria entre a Prefeitura e o governo do estado, porém o seu funcionamento foi antecipado em virtude da precariedade do antigo matadouro que funcionava no centro da cidade”, explicou Reginaldo.

O secretário completa que as novas instalações do matadouro público de Lagoa Grande estão dentro das normas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização e não oferece risco a saúde da população. O antigo matadouro localizado no final da Praça Hermes Amorim ou Praça dos Estudantes, local central do município, estava inadequado para o abate de animais e que inclusive sofreu interdição por ordem judicial.

O espaço do antigo prédio será ocupado por uma das três quadras esportivas que a prefeita Rose Garziera, do PR/PE, conquistou para o município junto ao governo federal. A quadra será destinada à prática de esportes dos alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Auxiliadora.

(Ascom PMLG)

Religião

Direto de Lagoa Grande

Município exporta talentos para o futebol profissional

Os últimos investimentos da Prefeitura de Lagoa Grande (PE) no Sertão do São Francisco na área de esporte têm produzido frutos positivos para o município. Com a retomada das atividades esportivas através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte, vários eventos foram realizados. Somente no ano de 2011, tivemos a I Copa do Comércio de Futsal, Campeonato Municipal de Futebol de Campo, Copa do Tomate, III edição dos Jogos Escolares e ainda está em andamento o tradicional Campeonato de Vermelhos.

As atividades possibilitaram melhorias na profissionalização do futebol, fazendo com que os olhos de grandes e tradicionais clubes do país, como o Bahia e o Galícia Futebol Clube se voltassem para Lagoa Grande, ocasionando a realização de peneirões com seleção de atletas para o futebol profissional. De acorde com o secretário Vanelson Santana, até o momento, dezenove atletas já foram encaminhados, sendo três aprovados em testes no Galícia, Bahia e Vitória da Bahia. Um exemplo é o jovem Michael Viana, de 18 anos, mais conhecido por Mayquinho, morador da Rua Dom Idílio, em Lagoa Grande, que foi selecionado para atuar no Galícia Futebol Clube, de Salvador.

O Atleta não consegue esconder a alegria de estar incluído neste processo de desenvolvimento do esporte lagoagrandense: “Esse trabalho desenvolvido pelo governo municipal é muito importante. É uma nova oportunidade para os jovens da nossa região. O teste para mim foi ótimo, espero que assim como eu, outros colegas também possam ser selecionados e venham também fazer sucesso. Agora só resta mostrar meu potencial e se Deus quiser chegar ao topo maior do futebol”, declarou o jovem talento.

Segundo a prefeita Rose Garziera, uma série de obras está em andamento, com o objetivo de melhorar ainda mais o esporte no município, a exemplo das reformas e construções de novas quadras esportivas além da celebração de convênio no valor de R$ 200 mil com governo do estado para a conclusão do estádio municipal de futebol.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Prefeita Rose Garziera recebe a visita de bispo Dom Manoel

A prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera, recebeu ontem, terça-feira, dia 13 de dezembro, a visita do bispo da Diocese de Petrolina, Dom Manoel Reis Farias. O encontro aconteceu na Fazenda Garibaldina, sede da Vinícola Garziera. Dom Manoel estava acompanhado do pároco de Lagoa Grande, Padre Antônio Moreo.

Além da prefeita, estiveram presentes no almoço, o secretário de Governo da Prefeitura Municipal, Jorge Garziera, e a vereadora Vilma Paixão, que tem forte ligação com a Igreja Católica no município. Rose informou que desde a festa da posse do bispo diocesano, em outubro último, que Dom Manoel havia manifestado a vontade de conhecer o potencial vitivinícola de Lagoa Grande e de todo o vale do São Francisco e queria iniciar esse roteiro pelo município que abriga cinco indústrias de vinhos finos, espumantes e suco natural de uva.

“Foi um encontro informal, mas de muita satisfação para nós, lagoagrandenses. Dom Manoel, como todos que passam a conhecer um pouco mais de nosso potencial, se surpreendeu com a produção e com o trabalho realizado para produzir uvas e vinhos de qualidade internacional e gerar inúmeros empregos na nossa cidade e em toda a região”, comentou a prefeita Rose Garziera. O bispo também conheceu a Vinícola Vini Brasil, também em Lagoa Grande.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Prefeitura e Câmara realizam audiência pública para discutir destino de recursos de emenda popular

A prefeitura de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, realizou audiência pública na comunidade de Vermelhos, interior do município, para deliberar conjuntamente com a população e a Câmara Municipal, sobre a destinação da emenda popular no valor de R$ 600 mil. A audiência foi realizada na última segunda-feira, dia 5 de dezembro, na escola Prudente de Morais e contou com a participação da prefeita Rose Garziera, sua equipe de governo e sete vereadores representantes do poder legislativo.

A comunidade presente opinou sobre as propostas apresentadas através da coordenadora Maria Eliene Néri que conduziu os trabalhos juntamente com o secretário de Governo, Jorge Garziera. Entre as propostas apresentadas estava a construção de uma policlínica na comunidade, utilizando R$ 450 mil para a edificação do prédio e os R$ 150 mil destinados à compra de equipamentos, proposta que foi aprovada por unanimidade pela população.

A prefeita Rose Garziera (PR) aproveitou o momento para fazer uma espécie de prestação de contas à população nesses quase três anos à frente da administração municipal. Ela ressaltou que a gestão atual já vem realizando vários investimentos em beneficio da melhoria da saúde de Lagoa Grande.

“Temos a construção dos prédios próprios dos PSFs 6 e 7 na sede do município que estão em andamento; a reforma do PSF 5 na comunidade de Jutaí que será inaugurado ainda esse ano, além da assinatura de convênio de R$ 250 mil no último dia 29 de novembro, em Brasília, para reforma e ampliação do Posto de saúde do centro de Vermelhos e do PSF 2 do bairro do Vasco na sede do município”, elencou Rose.

A gestora aproveitou o momento para agradecer a presença da sua equipe, dos vereadores e de toda a comunidade na plenária popular.

(Com informações e foto da ASCOM PMLG).

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Rose Garziera assina ordem de serviço para construção da sede do posto de saúde do bairro Chafariz

A prefeita de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Rose Garziera, assinou nesta segunda feira (5) a ordem de serviço para mais uma obra em beneficio da comunidade lagoagrandense. Desta vez, trata-se da construção do prédio próprio do posto de saúde do bairro Chafariz. localizado na sede do município. A obra está orçada em R$ 205 mil e faz parte de convênio celebrado entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal.

Outras obras na área da saúde de Lagoa Grande já estão em execução. De acordo com informações da secretaria de Infra- estrutura e Meio Ambiente, as novas instalações do PSF 6 deverão está concluídas em 90 dias. A obra faz parte de uma série de ações do governo municipal em beneficio da melhoria da saúde de Lagoa Grande. A construção do PSF 7 do bairro Morada Nova, é outra ação da Prefeitura em parceria com o governo federal e que já se encontra em fase de acabamento.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Prefeitura  realiza III Jogos Escolares do município

A III edição dos jogos escolares do município de Lagoa Grande (PE) no sertão do São Francisco será realizada de 07 a 09, de dezembro no Ginásio de Esportes – Parque da Uva e do Vinho. A realização dos jogos é da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte e Secretaria de Educação e Cultura.

A solenidade de abertura está marcada para quarta-feira (07) às 8h da manhã com a receptividade das delegações do atletismo e apresentações culturais. De acordo com a secretária de Educação, Maria Aparecida Diniz, além de incentivar a prática saudável do esporte no município, o evento busca a integração entre jovens e crianças que participam da competição.

(Cinara Marques – Ascom Lagoa Grande)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Prefeitura realiza I Seminário Municipal da Consciência Negra

Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) realiza neste sábado (3 de novembro) a partir das 7h30, no Ginásio de Esporte Parque da Uva e do Vinho, o I Seminário Municipal da Consciência Negra. O evento traz como temática: Quilombolas: “A Construção da Identidade e a Educação Escolar”. A realização é da Prefeitura Municipal através da Secretária de Educação e Cultura.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Aparecida Diniz, o seminário vai homenagear a comunidade do Lambedor, localizada no interior do município e reconhecida recentemente como uma das comunidades quilombolas em Pernambuco.

“Este ano de 2011 foi eleito como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, por isso não poderíamos deixar de prestar esta homenagem tão merecida bem como socializar para a rede educacional e comunidade em geral, este tema. O evento configura-se como espaço de formação e informação para educadores e sociedade local, tendo por finalidade de buscar diálogo e reflexão a cerca das novas demandas educacionais”, comentou a secretária.

(Cinara Marques – Ascom Lagoa Grande)

Sem categoria

Direto de Lagoa Grande

Prefeitura e Governo do Estado firmam convênios para a execução de obras

Em uma jornada de reuniões que durou três dias na capital pernambucana, a prefeita de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Rose Garziera (PR), conseguiu celebrar vários convênios com o Governo do Estado. A prefeita retornou ao município na última quinta-feira, dia 10, com uma pauta de reivindicações bastante recheada.

Entre as ações a serem iniciadas em breve através dos convênios, está a complementação das pistas laterais do centro da cidade contemplando as BRs 122 que dar acesso ao distrito de Jutaí e 428 com destino ao Recife, beneficiando o bairro do Vasco. Também foram acordados pela prefeita, a agilização do projeto de construção da PE-555, mais conhecida como Estrada do Tomate ligando o distrito de Jutaí à comunidade de Açude Saco II, além da conclusão da Avenida Governador Miguel Arraes, principal via de acesso entre o bairro Morada Nova e o centro da cidade.

O volume convênios no valor de R$ 200 mil será destinado à conclusão do estádio de futebol da cidade; outros R$ 85 mil para finalizar a obra da quadra esportiva do bairro do Vasco e reforma da quadra de Vermelhos; mais R$ 90 mil para construção de três novas salas de aulas na escola Helio Ferreira Maia, na sede, além da implantação nos próximos dias do programa Projovem Urbano, parceria entre o governo municipal e o estadual.

De acordo com a prefeita Rose Garziera, são convênios importantes que darão uma maior celeridade nas ações do governo municipal, visto que são obras necessárias e essenciais para ampliar os serviços à população. Ela completa que a parceria com o governo estadual veio fortalecer o trabalho que a atual administração realiza desde o primeiro dia de governo.

“Estou muito feliz em poder contar com o apoio do governador Eduardo Campos. Graças a Deus tenho sido bem recebida juntamente com a minha equipe em todas as secretarias do Governo do Estado. Agradeço a todos em nome do secretário de Turismo Alberto Feitosa que muito tem contribuído com o desenvolvimento da nossa região bem como ao deputado Inocêncio Oliveira, que em Brasília tem sido um braço forte do Sertão. São com esses parceiros que as nossas ações ganham maior visibilidade”, ressaltou a prefeita.

(Ascom PMLG)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Lagoa Grande e outros seis municípios da região entram com pedido de reanalise para pagamento do Garantia Safra 2010/2011

Os municípios que fazem parte do Território do São Francisco como Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Afrânio e Dormentes que foram reprovados na avaliação do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em relação ao Programa Garantia Safra 2010/2011, já entraram com o pedido de reanálise. No município de Lagoa Grande, por exemplo, segundo informações da secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, são em torno de 1700 famílias que foram cadastradas para receber o seguro e que poderão ficar sem receber o benefício. O município também já entrou com o pedido de reanálise e está aguardando a resposta do MDA.

“Juntamos todo o material que comprova a perda da colheita dos agricultores devido à seca na região como cópias de reportagens falando do problema, o calendário de atendimento dos carros pipa, entre outros documentos. Temos região no nosso município em que a perda da safra chega a mais de 90%. Então não se justifica o não pagamento”, comentou o secretário de Agricultura de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar.

Os sete municípios prejudicados solicitam do MDA uma nova análise dos dados coletados e comprovados em laudos por técnicos das secretárias municipais de agricultura, de acordo com o cruzamento dos laudos e dos dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

(Ascom Lagoa Grande)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Município  promove VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Lagoa Grande através da Secretaria de Assistência Social realiza nesta sexta-feira (4) a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema principal: “Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A discussão será na Escola Estadual Santa Maria, localizada n Praça Hermes Amorim, Centro da cidade. O inicio da conferencia será às 8h e terá o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Munícipio recebe mais uma vez a campanha “Nenhuma Pernambucana sem Documento”

A Prefeitura de Lagoa Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza nesta terça-feira, dia 25, mais uma etapa da campanha Nenhuma Pernambucana Sem Documento, ação do governo do estado através da Secretaria Especial da Mulher em parceria com o governo municipal. Em Lagoa Grande a programação acontece no ginásio de esportes do Parque de Eventos da Uva e do Vinho, das 9h às 14h.

Segunda a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Pereira, a meta é que todas as mulheres lagoagrandenses que dependem desses documentos e ainda não possuem, sejam atendidas pela campanha que acontece no município pelo terceiro ano.  Serão emitidas gratuitamente para mulheres, 100 Carteiras de Identidades, 150 Carteiras de Trabalho e 150 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento. Na ocasião será oferecido serviço de foto 3 x 4 necessária para os documentos.

A CAMPANHA – O Governo do Estado de Pernambuco, priorizando o desenvolvimento de ações voltadas à garantia dos direitos humanos e à cidadania das mulheres, lançou, no dia 08 de março de 2007, a Campanha Nenhuma Pernambucana sem Documento. A iniciativa da Secretaria Especial da Mulher se integra ao Programa Mãe Coruja – iniciativa do Governo do Estado que prevê, entre outras ações, a expedição imediata do registro civil de nascimento das crianças recém-nascidas e a regularização desse documento para as mães que ainda não foram registradas – e é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Defesa Social, através do Instituto Tavares Buril. A campanha já atendeu 19 mil pessoas até 2010.


SERVIÇO:

CAMPANHA NEHUMA PERNAMBUCANA SEM DOCUMENTO

LOCAL: Ginásio de Esportes Parque de Eventos da Uva e do Vinho/Av da Uva e do Vinho/S/N, centro, Lagoa Grande/PE

DATA: 25/10/2011

HORÁRIO:  9h às 14h

(Ascom Lagoa Grande)

Cidades

Direto de Lagoa Grande


Prefeitura abre processo licitatório para escolha de organizadora de concurso público

O municipio publicou edital de licitação no último dia 13 deste mês visando contratar empresa especializada na organização do concurso público que a administração municipal realizará no município, mas com data ainda a ser marcada. A concorrência ocorrerá no dia 22 de novembro na sala da Comissão Permanente de Licitação (CPL) que fica no prédio da prefeitura situado na Avenida da Uva e do Vinho, S/N, Centro.

Para ter acesso ao edital o interessado deverá adquirir o documento somente pessoalmente. A licitação contará com presença dos representantes das empresas concorrentes e da presidente da CPL do município, a advogada Vera Lúcia Barbosa Pinheiro. Segue abaixo o aviso da abertura do processo licitatório.

AVISO DE LICITAÇÃO

TP 09/2011 Objeto: contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços técnicos especializados em organização e execução de concurso público para provimento de cargos públicos do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande/Pernambuco. Julgamento: 22/11/2011 às 10h00 na Sala de Licitação na sede da Prefeitura Municipal sita na Av. da Uva e do Vinho, Centro, Lagoa Grande-PE, Fone (87) 3869-8904, ramal 213, local onde poderá ser adquirido o edital e informações relativas ao certame. O edital não será fornecido por fax ou email.

Lagoa Grande, 13 de outubro de 2011.

Vera Lúcia Barbosa Pinheiro

Presidente da CPL



 

Esportes

Direto de Lagoa Grande


Preso Pedófilo acusado de abusar de menino de 4 anos


Já está preso na delegacia de Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco, Sebastião Alencar dos Santos, 19. Ele é acusado de ter violentado sexualmente no último sábado (8), um menino de quatro anos, que seria seu vizinho.

O acusado foi encontrado por policiais do Grupo de Apoio Tático (GATI) dentro da caatinga, na região da localidade de Açude Saco. Ainda de acordo com a PM, a criança foi submetida a exames que comprovaram a consumação do ato sexual.

O Conselho Tutelar do município foi acionado e já acompanha a família.

JC/Petrolina


 

Sem categoria

Direto de Lagoa Grande


Diretório Municipal do PPS Divulga Nota aberta a imprensa


A presidente Municipal do PPS de Lagoa Grande, Edenice Chagas Cagliari, comunica através da assessoria de imprensa do partido, que as possibilidades de ter candidatura própria ao cargo de Majoritário é uma possibilidade fácil de concretizar, mas também não descarta a possibilidade de diálogos com qualquer outro Partido. “Somos um partido independente politicamente e, estamos abertos a conversação com outros partidos. Nosso partido é conhecido nacionalmente como ficha limpa e, estamos pronto para unirmos e vencer”, Ressalta.
Cagliari, afirma que as próximas eleições prometem. “Não somos de aposta, e sim partimos com um só objetivo, vencermos. Somos articuladores e compostos de pessoas inteligentes”, finaliza.
Assessoria de imprensa – PPS -Lagoa Grande – PE


 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Vinhuvafest promove I Seminário da Agroindústria Familiar no Turismo

A programação da 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuvafest 2011), que acontece de 6 a 9 de outubro em Lagoa Grande (689 Km do Recife), no Pólo Vitivinicola do Vale do São Francisco, terá entre as novidades este ano a realização o I Seminário sobre Agroindústria Familiar no Turismo que acontece dias 7 e 8 de outubro, a partir das 16h, no auditório do pátio de feira montado do Parque de Eventos da Uva e do Vinho, local oficial do evento.

A proposta da discussão e mostrar para os agricultores familiares da região como eles podem agregar valor à produção agrícola, diversificando as atividades, utilizando a criatividade e tendo como conseqüência, a elevação da renda e a melhoria da qualidade de vida. “Vamos trazer exemplos de sucesso deste modelo que um dos principais geradores de renda na região da Serra Gaúcha. No Vale dos Vinhedos, cidades como Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, têm com umas das fontes da economia local a integração da produção vinícola com as visitações de turistas as áreas produtoras e seus parques produtores e industriais, entre outras atrações”, conta o presidente da Assitur e coordenador geral da Vinhuvafest, Nivaldo Carvalho.

Conforme Nivaldo, são propriedades de pouco hectares, que são parceiras das grandes vinícolas da região e que recebem os turistas como muita alegria e satisfação. Roteiros como o Caminhos de Pedra e o Vale das Antas, sãos os mais visitados e serão apresentados no Seminário que integram as empresas Casa da Ovelha; Casa do Tomate e a Casa Possomai, todas localizadas na região de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, considerado o berço da chegada italiana ao Brasil.

“Esta alternativa econômica representa 30% da receita do empreendimento”, revela o presidente da Assitur e coordenador geral da Vinhuvafest, Nivaldo Carvalho. Nivaldo irá mediar o seminário junto com o enólogo Jovino Nolasco, da Eonturismo Brasil, bastante conhecedor da junção produção vinícola e enoturismo rural no Sul do país.

O presidente da Vinhuvafest, Jorge Garziera, assinala que a realização deste I Seminário da Agroindústria Familiar no Turismo visa promover um novo cenário para o Pólo Vitivinícola do Vale do São Franciscp. “É uma alternativa viável. Temos em Lagoa Grande três importantes cadeias produtivas, a do vinho e da uva, a do tomate e a caprinoovinocultura, que unidas podem colocar em prática esta diversificação da produção e com foco no turismo rural que pensamos em viabilizar desde a criação do pólo e da Feira do Vinho e da Uva”, assegurou.

Programação

O Seminário será aberto no dia 7 com a apresentação do projeto da Agroindústria Familiar no Turismo para Lagoa Grande e as falas da prefeita Rose Garziera e dos secretários estaduais, Ranilson Ramos (Agricultura e Reforma Agrária) e Alberto Feirosa (Turismo). A abertura das discussões será às 16h30 e o público alvo são criadores de caprino e ovino em grande ou pequena escala, tomatecultores e agricultores que visam diversificar suas atividades e aumentar a renda familiar, sejam pequenos, médios os grandes produtores.

O primeiro tema em debate será a Ovinocultura no Turismo, tendo como palestrante o produtor Tarso Michelon, da Casa da Ovelha de Bento Gonçalves. Às 17h, o foco será a Tomatecultura no Turismo, tendo á frente Célio Lerin, da Casa do Tomate, pequena industria também de Bento. Os dois emprrendimento integram o roteiro Caminhos de Pedra. A experiência da família Possamai, da famosa Casa Possamai, é a discussão das 17h30, com a palestras de Jurandir Possamai e o modelo do roteiro Vale das Antas, em Bento Gonçalves.

Ainda no primeiro dia do Seminário, os produtores Roque e Loreni Lovisa, de Mote Belo do Sul, debatem a partir das 18h a Agroindústria Familiar no Turismo Rural. E às 18h30, Silvério Salvati, da Vinícola Salvai/Sireno, apresenta o Resgate Histórico no Turismo. A palestra de Salvati será destinada a vitivinicultores, trade turístico, empresários e agricultores. A partir das 19h30, os palestrantes voltam a debater os temas com um novo grupo. O espaço terá capacidade para 60 pessoas.

Os temas voltam a serem discutidos no dia 8 de outubro, mas das 19h às 20h será aberta a mesa redonda sobre a Enoteca de Vermelhos, povoado de Lagoa Grande. O espaço é o primeiro acervo publico sobre vinhos do mundo e está em fase de conclusão para entrar em funcionamento. Os mediadores serão Nivaldo Carvalho, da Assitur e Jovino Nolasco, do Enoturismo Brasil LTDA. O debate será voltado para empresários, trade turístico, lideranças políticas e empresariais e agricultores.

O Seminário da Agroindústria Familiar no Turismo é uma promoção da Prefeitura Municipal e realização da Associação de Turismo na Ride Petrolina/Juazeiro (Assitur), Enoturismo Brasil LTDA , com apoio Empetur, secretaria de Agricultura e de Turismo do estado, Codevasf, Sebrae, Embrapa, Fazenda Ouro Verde, Fazenda Garibaldina/Vinícola Garziera, Opção Turismo, Rádio Difusora 890 FM e JB Hotel. (Ascom Lagoa Grande)

Cidades

Direto de Lagoa Grande

O coordenador geral da 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuvafest), Nivaldo Carvalho, está na região Sul do país e já tem confirmada a presença de cerca de 80 colonos produtores de municípios que formam a Serra Gaúcha, maior região produtora de vinho e uva do Brasil. Além dos agricultores familiares gaúchos, Nivaldo também recebeu a garantia da presença de prefeitos da região, a exemplo do gestor da cidade de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli. O encontro entre Nivaldo e Lunelli ocorreu na última sexta-feira, dia 16, no gabinete do prefeito em Bento. A Vinhuvafest acontece de 6 a 9 de outubro em Lagoa Grande/PE, que sedia a segunda maior região de produção de vinhos finos do país. A feira deste ano tem como o objetivo de desenvolvimento do Enoturismo, com foco no turismo rural e na integração da agricultura familiar na produção vinícola; a captação de novos investidores para o Pólo Vitivinicola do Vale do São Francisco, e pretende ainda buscar empreendedores, além de fomentar e incentivar a instalação de novas empresas a fim de oferecer emprego, renda e qualidade de vida à população local e regional.

Fruticultura

Direto de Lagoa Grande

Mais de 7,5 mil pessoas estão sofrendo com a seca na zona rural de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco). A situação vem preocupando a prefeita Rose Garziera (PMDB) que tem feito o que pode para não deixar a população sem atender de localidades do entorno dos distritos de Jutaí e Açude Saco, área de sequeiro. “Estamos sozinhos atendendo a população com três carros pipa na região mais atingida pela estiagem em nosso município”, disse a prefeita de Lagoa Grande que decretou emergência no município no mês de julho reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil através da portaria 364. A Prefeitura tem contado apenas com o apoio do carro pipa do Governo do Estado que chega através do Ipa (Instituto Agronômico de Pernambuco), mas quando a quilometragem atinge o limite que é de 3 mil/mês, o veiculo não pode mais levar água para as comunidades e apenas a administração municipal tem carros abastecendo a população. “A Operação Carro Pipa do Exército está parada há dois meses, o que tem deixado os moradores ainda mais apreensivos com a falta de água. No Exército a explicação é que se aguarda o repasse de recursos do Ministério da Integração Nacional, o que ainda não aconteceu”, revelou o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do Interior de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar. O consumo médio tem sido de 20 litros de água por pessoa no dia, quando o recomendado pela ONU é de 100 litros. “É um problema sério e que vem se agravando, principalmente a partir deste mês quando o clima fica ainda mais quente com temperaturas acima dos 30 graus em média”, lamenta Reginaldo frisando que tem recebido cerca de 200 pessoas por dia na secretaria relatando a situação da seca em suas comunidades e pedindo ajuda para levar água á região.

SEDETE-ASS DE IMPRENSA

Cidades

Direto de Lagoa Grande


Promotora proíbe “disputa de som” na Festa do Vaqueiro de Lagoa Grande

rose_garziera_foto__divulgacao

A promotora de Justiça Rosane Cavalcante proibiu a disputa de “paredões de som” durante a Festa do Vaqueiro de Jutaí, distrito de Lagoa Grande, que teve início nesta sexta-feira. Ela atendeu a um apelo da prefeita Rose Garziera(PMDB) e de uma grande parte da população, que ficava incomodada com o alto volume das caixas de som espalhadas pelas ruas do distrito, num verdadeiro campeonato de imbecilidade e desrespeito ao ouvido alheio.

A proibição foi decidida durante reunião com representantes da Prefeitura Municipal e da Associação dos Vaqueiros, que promovem o evento, com participação do major Guerra, comandante da 7ª Companhia de Policiamento de Santa Maria da Boa Vista.A promotora recomendou ao comandante não permitir nenhum tipo de som de carro na área urbana do  distrito e que os shows de bandas de forró devem ser encerrados impreterivelmente às 4h da manhã.


 

Religião

Direto de Lagoa Grande

A final da Copa do Tomate de Açude Saco II, acontece neste sábado, dia 16, dentro da programação da 16ª Festa do Tomate e da 11º Feira dos Produtores de Tomate de Açude Saco, em Lagoa Grande, Sertão do São Francisco. A decisão será disputada entre as equipes de Açude Saco x Iemanjá. O jogo será às 15h, no campo de futebol society da comunidade. A escolha dos finalistas ocorreu na semifinal do ultimo domingo (10) com o Açude Saco empatando com Lagoa de Barro em 0 x0, mas teve melhor campanha e foi pra final. Já Iemanjá não deu chance ao Esporte Domus e despachou o adversário por 3 x 1. A prefeita Rose Garziera já avisou que estará presente para premiar o campeão da copa deste ano. Os perdedores da semifinal, Esporte Domus x Lagoa do Barro disputam a terceira colocação da Copa em jogo preliminar no dia da final. A Copa do Tomate é hoje o principal campeonato de futebol do interior de Lagoa Grande. Desde abril, a população comparece sempre nos finais de semana, ao campo de futebol society de Açude Saco II para torcer por sua equipe. O evento esportivo é uma realização da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte (Sedete).

Cidades

direto de lagoa Grande

 

PT de Lagoa Grande terá candidatura própria nas eleições de 2012



Se depender do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Lagoa Grande o Partido também vai disputar a Prefeitura do município nas eleições de 2012. A definição foi tomada através de reunião realizada na última sexta-feira (8). De acordo com o sociólogo e secretário do PT local, Manoel Nogueira, a decisão não descarta a possibilidade de composição de alianças com os partidos que compõe a base do Governo Estadual e Federal, porem o partido só vai deliberar sobre o assunto no encontro municipal do mês de junho do ano que vem através do voto da maioria dos seus filiados.


“O Partido dos Trabalhadores está organizado em Lagoa Grande há 17 anos. Disputamos todas as eleições que até então ocorreram no recém criado município. Não justifica um partido com uma base estruturada e com muita prestação de serviço principalmente aos trabalhadores e movimentos sociais andar a reboque de outros partidos. Os outros já tiveram suas oportunidades. Agora é a vez do PT”, disse o secretário.


A reunião do Diretório Municipal em Lagoa Grande contou inclusive com a participação da deputada Estadual Isabel Cristina (PT) que referendou a decisão.

Cinara Marques 

 

Cidades

direto de lagoa Grande

 

Cidade promove I Conferência Municipal do Idoso



A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, realiza nesta quinta-feira, dia 14, a I Conferência Municipal do Idoso com o tema: “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. O evento acontece na Escola Santa Maria, a partir das 8h. A expectativa da organização é reunir pelo menos 200 pessoas na programação que se estenderá por toda a manhã.


“Acreditamos numa grande participação já que essa é a nossa primeira conferência e temos certeza que sairemos da discussão com uma política de ações no município voltadas para as pessoas acima de 60 anos sendo sugerida por toda a sociedade lagoagrandense”, disse a secretária de Assistência Social, Mônica Pereira, que também preside o Conselho Municipal do Idoso da cidade.


O principal palestrante é o médico Raimundo Walter Medrado que vai falar sobre o tema principal da programação. A Conferência do Idoso de Lagoa Grande virá com sub-temas como o Envelhecimento e Política de Estado: Pactuar caminhos intersetoriais, tendo à frente do debate a psicóloga Lidiara de Almeida Campos; Pessoa Idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos, debatido pela pedagoga, Eunice Rodrigues Borges; e Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos, com Gilda Maria Gomes da Cruz, psicóloga, discutindo o tema.


Concluindo a fase de discussão, o assunto As Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e municípios: conhecer para exigir, contará com os esclarecimentos da assistente social, Aleide Batista Lima. Uma recepção será feita pelos organizadores aos participantes às 7h30, com um café da manhã no local da Conferência. O evento está previsto para terminar às 13h.


PROGRAMAÇÃO: I CONFERENCIA MUNICIPAL DO IDOSO DE LAGOA GRANDE

LOCAL: ESCOLA SANTA MARIA

DATA: 14/07/2011


• 7 h e 30min. – Recepção com café da manhã.

• 8 h – Abertura Oficial.

• 8 h 30 min. – Exposição do tema Central.

• 9 h 30 min. – Exposição dos Eixos / Sub-temas. (divisão em salas pela cor da flor para construção de debates e propostas).

• 11 h – Socialização dos trabalhos.

• 13 h – Encerramento com almoço.

 
Ascom/PMLG

 

Agricultura

Direto de Lagoa Grande

Com uma produção média de 35 milhões de quilos de tomate/ano plantados em 500 hectares, Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, é considerada a segunda maior produtora do fruto em Pernambuco, disputando com Camocim de São Feliz, na região Agreste, a hegemonia da produção no território pernambucano. Para festejar esse potencial, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), promove sempre no mês de julho a Festa do Tomate, que este ano acontece dias 15 e 16 em sua décima sexta edição juntamente com a 11ª Feira dos Produtores de Tomate de Açude Saco. O evento tem a parceria da secretaria estadual de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) com apoio da Associação dos Produtores de Tomate de Açude Saco II criada no ano passado “Incentivamos a criação da Associação para organizar os agricultores locais em busca de melhorar a comercialização e ampliar a produção do tomate em nosso município”, justifica o secretário municipal de Agricultura, Reginaldo Alencar. O cultivo do tomate na cidade que também é famosa como principal centro do Pólo Vitivinícola do Estado, está concentrado na área formada pela Bacia Hidrográfica do Açude Saco que possui 123 milhões de metros cúbicos abrangendo ainda os municípios vizinhos de Santa Maria da Boa Vista, Santa Cruz da Venerada e Dormentes.

 

“São mais de 200 produtores em nosso município, 75 cadastrados na Associação. Cada produtor colhe por ano cerca de 70 mil quilos de tomate por hectare, produção que abastece as regiões Norte/Nordeste e que é vendida também através do Mercado do Produtor de Juazeiro da Bahia, considerado o maior entreposto comercial de hortifrutigranjeiros no Nordeste”, revela o secretário Capitais como Belém do Pará, Maceió, São Luiz, Recife, entre outras, são abastecidas com o tomate lagoagrandense que gera mais de 2 mil empregos diretos e outros 4 mil indiretos no município. Conforme Reginaldo Alencar Lagoa Grande começou a se destacar na produção de tomate na década de 80, mas o crescimento da tomatecultura lagoagrandense veio a partir da década de 90. Ele conta ainda que um dos aspectos que chama a atenção no mercado produtor do tomate de Lagoa Grande é o número de mulheres trabalhando nas áreas plantadas. “Deve ser porque as mulheres têm mais jeito com produtos mais sensíveis como é o tomate”, justificou. O secretário frisa que este cultivo tem muita viabilidade econômica para o produtor local, do pequeno ao grande. “Uma caixa com 26 quilos em média custa em torno de R$ 40,00”, completa. A variedade plantada na região é o TY2006 especifico para mesa, mas o Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco (IPA) já estuda uma nova variedade. “Os pesquisadores trabalham para desenvolver o IPA Belém visando ampliar a produção no entorno da bacia do Açude Saco”, revela Reginaldo Alencar que foi o idealizador da Festa do Tomate em Lagoa Grande. A Prefeitura de Lagoa Grande por meio da Seadi montará uma grande estrutura para receber o público na 16ª Festa do Tomate e 11º Feira dos Produtores de Tomate de Açude Saco. A feira funcionará na sexta, dia 15, das 16 às 20h e no sábado, entre 8h e 18h. O espaço contará com palco para shows e apresentações e também para abrigar os expositores. A expectativa dos organizadores é receber nos dois dias de programação cerca de 10 mil pessoas, com um público maior esperado para o sábado, dia 16. De acordo com Reginaldo Alencar, na Feira dos Produtores serão instalados estandes e tendas para expor produtos que movimentam o mercado do tomate. Haverá exposição de máquinas e equipamentos agrícola; empresas representantes de linhas de insumos, de sistemas de irrigação, de fertilizantes e adubos; exposição de produtores derivados do tomate, feira de artesanato e estande de empresas representantes de marcas de veículos utilitários. Uma área será reservada para os estandes institucionais como sindicatos, prefeitura e órgãos do governo estadual como IPA e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. A programação ainda conta com o apoio do Sebrae, AD-Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) e Banco do Nordeste.

 


PROGRAMAÇÃO 16ª FESTA DO TOMATE E 11ª FEIRA DOS PRODUTORES DE TOMATE DE LAGOA GRANDE:
DIA 15/007/2011 – SEXTA-FEIRA
16H – MARATONA DO TOMATE
18H – MISSA DO AGRICULTOR
20H – ABERTURA OFICIAL
22H – SHOW COM MÁRCIO DOS TECLADOS
01H – SHOWS COM GEOVANE CRUZ E PEGADA DO FORRÓ
DIA 16/07/2011 – SÁBADO
09H SAÍDA DO GRUPO DE MOTOTRILHA DE LAGOA GRANDE PARA AÇUDE SACO
14H CHEGADA DA MOTOTRILHA NO LOCAL DOS EVENTOS
15H – FINAL DA COPA DE TOMATE 2011
17H – GUERRA DO TOMATE
20H – ENTREGA DE PREMIAÇÃO
21H – COROAÇÃO DA RAINHA DO TOMATE 2011
22H – SHOWS COM RANIERE E BANDA/PAIXÃO CIGANA E ROGÉRIO E CIA.

Cidades

Direto de Lagoa Grande

O Governo de Pernambuco escolheu o município de Lagoa Grande, no sertão do São Francisco, para inaugurar parte da nova patrulha mecanizada.
O evento aconteceu na tarde de ontem (02) no Sítio Campo Alegre, com as presenças do secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos e do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O deputado federal Fernando Filho (PSB) não pôde comparecer à solenidade e enviou um dos seus assessores.
Todos assinaram a ordem de serviço para reconstrução do açude daquela comunidade que deverá consumir aproximadamente mil horas maquinas.
Essa patrulha faz parte das 64 máquinas entre caminhões, tratores de esteiras, moto-niveladoras, retroescavadeira, perfuratrizes e compressores, que estão sendo adquiridas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – cujos valores são da ordem de R$ 16,5 milhões.

Cidades

Direto de lagoa Grande

 

Cidade terá barragem recuperada

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e o diretor de Infraestrutura Hídrica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Assis Ferreira, assinam, no próximo sábado (02), ordem de serviço para a recuperação de uma barragem. Desta vez serão beneficiadas 60 famílias de agricultores rurais de Campo Alegre, município de Lagoa Grande, no Sertão do estado. Serão investidos R$ 100 mil e a obra deverá ficar pronta em 50 dias. A barragem foi construída em 1947 e passou por recuperações nos anos de 1959 e 1968. Durante esse período, houve a ocorrência de assoreamento, o que reduziu em 70% a sua capacidade de armazenamento.

 

Cidades

direto de lagoa Grande

Quinta-feira de muita festa em Lagoa Grande


Nesta quinta-feira, dia 16, Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, completa 16 anos de emancipação política. As comemorações começam cedo. A partir das 8h tem inicio o desfile cívico com a participação de escolas públicas e particulares do município, alem de pelotões do Exército e da Policia Militar. A prefeita Rose Garziera e toda a equipe de governo receberão a população e os convidados para festejar a data na Avenida da Uva e do Vinho, local do desfile este ano. A noite será celebrada, ás 19h, a Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz da cidade.


A data também abre os festejos juninos do município, que terá a estrutura montada também da área do desfile unindo-se à Praça de Alimentação da Uva e do Vinho, 14 quiosques instalados ao longo do canteiro central da via e que se tornou um dos pontos mais freqüentados de Lagoa Grande região. A primeira noite do São João do Parreiral terá apresentação cultural da Quadrilha Memória Nordestina e show com a banda Medalha de Ouro. A programação segue até o dia 23, véspera de São João. Confira a programação:


16/06-Aniversário de emancipação

• 8h- Desfile cívico.

• 19h 30min- Missa em ação de graça

• 22h-Apresentação da Quadrilha Memórias Nordestina

• 22h30min-Banda Medalha de Ouro

17/06

• 22h-Grupo Stillizart – Dança Típica italiana

• 23h-Banda Fantasias de Amor Lançamento do 1º CD

18/06

• 21h-Grupo Stillizart – Dança contemporânea e xaxado

• 22h-Forrozão Xote das Meninas

• Banda Jeito Malícia

19/06

• 17h-Concurso Regional de Quadrilhas

• 23h-Franckim do Acordeon

20/06

• 20h-Apresentação cultural – escolas públicas

• 21h-Trio Pé de serra Chá Preto

21/06

• 20h-Apresentação cultural – escolas particulares (Escola Cícero Rêgo,Inácia Rita e João e Maria)

• 22h-Banda Encanto de Mulher

22/06

• 20h-Apresentação cultural – Comunidade Quilombola do Sitio Lambedor

• 23h-Lindomar Sousa e Banda Quarteto Forrozado

23/06

• Reapresentação da quadrilha campeã do concurso regional de Lagoa Grande e quadrilha Memórias Nordestina encerrando os festejos juninos

• 23h – Juninho e Banda Forró Mió

 

 

Ascom/Lagoa Grande

Cidades

direto de lagoa Grande

Evangélicos criam viveiro em parceria com Embrapa e Prefeitura de Lagoa Grande


O viveiro de mudas da Associação dos Evangélicos de Lagoa Grande (AELG) já é uma realidade. O projeto será desenvolvido em parceria com a Embrapa e Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi). A instalação aconteceu na última quinta-feira (9) na avenida Dr. Miguel Arraes de Alencar, ao lado da rua Modesta Nunes de Souza, bairro Morada Nova. O equipamento vai trabalhar com mudas para o reflorestamento ambiental e floricultura do município. O treinamento para o cultivo das mudas deverá ser feita em convênio com a Embrapa. De acordo com o presidente da AELG, pastor Expedito Belo da Silva e com o Irmão Alírio Reis, diretor geral da entidade, a meta é disponibilizar até o ano 2016 a produção de 10 milhões de mudas para a recuperação da mata ciliar da área ribeirinha e barragens do rio São Francisco. A produção será feita pela associação devendo ser comercializada para os órgãos governamentais e não governamentais, entre outras instituições.


 

“E uma alternativa de renda para as famílias evangélicas de nossa cidade e também uma ação de proteção do meio ambiente já que as mudas ajudarão no reflorestamento de áreas degradadas de nossa região”, explicou o diretor Alírio Reis. A capacitação dos beneficiários com a produção começa segunda-feira, dia 13. O treinamento está sendo oferecido a 450 famílias de evangélicos da cidade divididas em dez módulos.


 

Na primeira etapa, serão treinadas 45 famílias que terão como meta a produção de 5 mil mudas na sede. O treinamento será seqüenciado nas localidades de Vermelhos, Jutaí, Açude II e outras comunidades do município com extensão para o povoado de Nova Descoberta, em Petrolina.


 

De acordo com o secretário de Governo, Jorge Garziera, uma das características da atual gestão municipal, é trabalhar em parceria com organizações não governamentais e outras iniciativas que lutam pela melhoria da qualidade de vida da população independentemente de crença ou religião.

 

 

 

Ascom/Lagoa Grande

Cidades

direto de lagoa Grande

 

Aquisição do Pronaf Estiagem em Lagoa Grande só até o dia 15

 

 

Criadores que ainda não se habilitaram ao crédito do Pronaf Estiagem em Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), têm até o dia 15 de junho para encaminharem os projetos para a aquisição do crédito. A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi) vem orientando os beneficiados na elaboração dos projetos para serem entregues na agência do Banco do Nordeste, em Petrolina, responsável pela liberação do recurso. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, Reginaldo Alencar, a Prefeitura vem acompanhando os criadores desde a decretação do estado de emergência pela prefeita Rose Garziera ainda no ano passado, quando boa parte do rebanho do município foi perdida devido à seca.

 

 

 

 

“Agora estamos dando mais esta ajuda na elaboração dos projetos para a aquisição do beneficio junto ao BNB. Os projetos encaminhados pela secretaria municipal de Agricultura na primeira etapa já estão sendo liberados. Além da elaboração das propostas de crédito, o Governo Municipal está oferecendo também assistência técnica gratuita aos beneficiários”, revelou o titular da Seadi.

 

Ascom/Lagoa Grande

Cidades

direto de lagoa Grande

Prefeitura promove capacitação sobre Lei da Micro-Empresa

               

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esportes, reuniu empreendedores do município para uma capacitação anteontem no Espaço Changay. O tema do encontro foi a Lei da Micro-Empresa onde os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas em relação à nova legislação.  O evento teve como principal objetivo, oferecer conhecimento aos pequenos investidores do município sobre as vantagens que a Lei oferece facilitando o desenvolvimento das pequenas empresas e contribuindo com a geração de emprego e renda. A capacitação contou com o palestrante Roberval Figueiredo, empresário e consultor da Unidade de Negócios do Sebrae no Sertão do São Francisco que tem sede em Petrolina.

 

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte da Prefeitura de Lagoa Grande, Vanelson Santana, as capacitações profissionais estão sendo retomadas como meta de ampliar as oportunidades de emprego e renda com o incentivo à criação de novos postos de trabalho no município.

 

“Isso é apenas o começo de uma longa jornada de preparação das pessoas rumo ao crescimento da economia local. Nos próximos dias, enviaremos um projeto de lei à Câmara de Vereadores para instalação do Centro Municipal de Capacitação Profissional que terá extensão em Vermelhos e Jutaí. Nossa cidade precisa criar novas oportunidades em função do seu crescimento”, argumentou Vanelson.

 

Ascom/Lagoa Grande

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Campeonato Municipal de Futebol movimenta Lagoa Grande

 

Atualmente o esporte em Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, vem proporcionado momentos de muita alegria para a comunidade, a exemplo de mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futebol que aconteceu na tarde do último domingo (29) no campo principal da cidade localizado no Bairro Morada Nova e que promete no próximo final de semana. Duas partidas foram realizadas na ultima rodada. No primeiro jogo, a equipe do Juazeiro venceu o Kactu´s Clube por um placar de 3 x 0. Já na segunda partida o Bairro do Vasco Enfrentou a Ilha do Pontal empatando o jogo em 1 x 1. Domingo (5) haverá mais uma rodada da competição que é uma realização da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte-Sedete.

 

Ascom/Lagoa Grande

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Crianças devem voltar aos postos de saúde de Lagoa Grande para tomar segunda dose da vacina contra a gripe


Crianças de 6 meses a menos de dois anos que tomaram a primeira dose da vacina contra a gripe em Lagoa Grande, já podem voltar aos postos de saúde para receber a segunda dose. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Saúde do município, Ladjane Cardoso, orienta pais ou responsáveis que confiram a data que o filho ou filha recebeu a primeira dose e procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para concluir a imunização da criança. “Se já tiver completado 30 dias da primeira etapa da vacina, as crianças devem retornar ao posto para se vacinar”, frisa Ladjane. A coordenadora revela os números finais da Campanha Nacional contra a Gripe em Lagoa Grande, encerrada no último dia 27. Na faixa etária de 6 meses a menos de 2 anos, a cobertura foi de 100,16%, um total de 640 crianças imunizadas.


Entre os trabalhadores de saúde, foram imunizados 198 profissionais, com 88,39% desse público protegido. A vacina contra a gripe em Lagoa Grande também superou a meta de 80% do Ministério da Saúde entre os idodos, com 1663 doses aplicadas, um percentual de 97,42. Também foram vacinadas 299 gestantes, um total de 55,37%.


“Estamos satisfeitos com os números da vacinação contra a gripe que atingimos em Lagoa Grande. Tivemos um dos maiores percentuais do Estado de cobertura entre crianças e idosos e estamos alerta pra completar as doses dos menores de 6 meses a menos de 2 anos”, comentou Ladjane Cardoso.

Ascom/Lagoa Grande

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Final da 1ª Copa do Comércio movimenta Lagoa Grande neste sábado

A final da 1ª Copa do Comércio de Futsal de Lagoa Grande pretende movimentar a cidade neste sábado, dia 28. A partida será disputada entre o Educandário Gota de Ouro x Robério Auto Peças. A movimentação começa no ginásio de esportes do Parque de Eventos da Uva e do Vinho a partir das 17h. Ainda como atração da tarde esportiva, acontecem o amistoso entre a Seleção Mista do Campeonato x Seleção de Lagoa Grande e a disputa do terceiro lugar da competição entre Usadão Xuxa x Comercial Narciso. A final da Copa do Comércio vem sendo o assunto do momento entre os desportistas e a população lagoagrandense. Após a entrega da premiação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo da Prefeitura de Lagoa Grande (Sedete), contratou uma banda para animar os atletas e público presente. A entrada para o show musical da finalissima será um Kg de alimento não perecível que será distribuído às famílias carentes do município cadastradas na Secretária de Assistência Social.



“Estamos resgatando o esporte em nossa cidade e aliando a isso a atenção a quem precisa de nossa ajuda em Lagoa Grande, por isso resolvemos fazer a parceria com a Assistência Social visando levar alimento a quem muita vezes não tem nada pra comer em casa”, disse o titular da Sedete, secretário Vanelson Gomes Santana.

Ascom/Lagoa Grande

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Prefeita conquista recursos importantes para obras em Lagoa Grande


 

A prefeita de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Rose Garziera, do PMDB, foi à Brasília na última semana e conseguiu consolidar o projeto de macrodrenagem do município junto ao ministro Fernando Bezerra Coelho, no Ministério da Integração Nacional. O projeto tem como objetivo eliminar de vez os focos de inundações que a cidade sofre quando chove com mais intensidade na região. Os recursos e prazo para começar esse trabalho dependem de estudos técnicos do Ministério com apoio da Prefeitura, só após e que se saberá quanto será investido nessa ação importante e necessária para a cidade, principalmente para a sede do município.


Rose conquistou ainda recursos importantes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação) para a construção de duas grandes creches cada uma orçada em R$ 1,2 milhão que irão acolher e educar crianças de 0 a 6 anos na sede de Lagoa Grande e do povoado de Vermelhos. Ainda na capital federal, a prefeita lagoagrandense conseguiu do Governo Federal, R$ 280 mil para a construção de uma quadra de esportes coberta numa área anexa á Escola Municipal Hélio Ferreira Maia.


Os recursos das creches e da quadra serão empenhados e após haverá abertura de licitação, só então é que serão iniciados os serviços de construção, previstos para iniciar no segundo semestre. “Estou muito feliz com a conquista desses recursos e dessas obras tão importantes para a nossa cidade. Agora estou realmente me sentindo realizada e satisfeita em ver que o nosso trabalho por Lagoa Grande tem sido reconhecido com os recursos que estão chegando e que ainda irão chegar para a execução de mais obras e realizações em nosso governo”, comentou a prefeita Rose Garziera.

Ascom/Lagoa Grande

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Unidos por Lagoa Grande


O casal Jorge e Rose Garziera na foto, em dia festivo durante o aniversário dele festejado em 13 de maio. Jorge, ex-preeito, é secretário municipal de Governo da prefeita Rose em Lagoa Grande, Sertão do São Francisco. Ela inclusive foi à Brasília na última semana e conseguiu consolidar o projeto de macrodrenagem do município junto ao ministro Fernando Bezerra Coelho, no Ministério da Integração Nacional. Rose conquistou ainda para a Lagoa Grande recursos importantes do FNDE para a construção de duas grandes creches cada uma orçada em R$ 1,2 milhão que irão acolher e educar crianças de 0 a 6 anos na sede do município e no povoado de Vermelhos.


Ainda na capital federal, a prefeita de Lagoa Grande conseguiu do Governo Federal, R$ 280 mil para a construção de uma quadra de esportes coberta numa área anexa á Escola Municipal Hélio Ferreira Maia. “Estou muito feliz com a conquista desses recursos e dessas obras tão importantes para a nossa cidade. Agora estou realmente me sentindo realizada e satisfeita em ver que o nosso trabalho por Lagoa Grande tem sido reconhecido com os recursos que estão chegando e que ainda irão chegar para a execução de mais obras e realizações em nosso governo”, comentou a prefeita Rose Garziera.

 

Ascom/Lagoa Grande

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Lagoa Grande mais uma vez supera metas do Ministério da Saúde na vacinação contra a gripe


A Secretaria de Saúde de Lagoa Grande continua vacinando as gestantes contra a gripe. A campanha nacional contra a doença terminou na última sexta-feira, dia 13, mas os municípios que não atingiram a meta de 80% entre o público destinado na campanha, devem continuar com a imunização até esta sexta, dia 20. Vale ressaltar que na região Lagoa Grande foi o primeiro município a superar a meta de 80% do Ministério da Saúde para a cobertura vacinal deste ano entre crianças, idosos e profissionais de saúde. As crianças de 6 meses a menos de 2 anos atingiram os 80% uma semana antes do final da campanha. A cidade também saiu na frente nos números de profissionais de saúde imunizados e de idosos também.


“Fomos o primeiro município a atingir a cobertura de vacinação contra gripe nessas faixas etárias”, revelou Ladjane Cardoso, coordenadora municipal do PNI – Programa Nacional de Imunização. Os números comprovam. Em Lagoa Grande foram vacinadas 629 crianças com cobertura de 98,44%, 197 trabalhadores de saúde com um percentual de 87,95% de imunizados,.e entre os idosos lagoagrandense, 1629 receberam a dose anual da vacina com 95/43% de cobertura.


Entre as gestantes, até o momento 293 mulheres grávidas foram vacinadas em Lagoa Grande, atingindo 54,26%. “Quem ainda não foi deve procurar os postos de saúde até a próxima sexta-feira para se vacinar”, orienta Ladjane. No balanço da campanha, Lagoa Grande teria quer atingir 3110 pessoas entre crianças, idosos, profissionais de saúde e gestantes, mas a imunização já contemplou um público de 2748 imunizados, o que equivale a uma cobertura de 88,36% no geral.


“Mesmo ainda não chegando ao número exato, já superaram os 80% de cobertura, isso é muito positivo já que esse ano a cobertura também atingiu crianças, gestantes e os profissionais de saúde´, além dos idosos”, destaca Ladjane Cardoso.

Ascom/Lagoa Grande

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Prefeita dará ordem de serviço para o início de mais obras na cidade


A prefeita de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Rose Garziera, dará ordens de serviços na próxima semana para o inicio de novas obras na cidade e no interior do município. Serão iniciadas a pavimentação de ruas na cidade e no bairro Capoeiras, em Vermelhos; a construção de uma quadra de esportes no bairro Morada Nova na sede e a Praça do Vinho também em Vermelhos. Somadas essas obras contam com investimentos de mais de R$ 1,2 mi, recursos de convênios, emendas parlamentares e da Prefeitura.


 

Já está em execução também a requalificação e reurbanização da Praça Hermes Amorim, também conhecida como Praça dos Estudantes. A principal praça da capital da uva e do vinho será totalmente remodelada para ser tornar de fato uma área de lazer para as famílias e visitantes que vêm à Lagoa Grande. A nova Praça Hermes de Amorim está sendo construída num total de mais de R$ 200 mil, com R$ 103 mil sendo recursos do próprio tesouro municipal.


“A Praça Hermes Amorim ganhará arborização, bancos, iluminação totalmente moderna, lixeiras e uma fonte de água em concreto cercada com blindex e no centro será afixado a placa com o nome do espaço. Uma nova área de lazer que com certeza se tornará um dos pontos turísticos de nossa cidade”, disse o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eraldo Rêgo. A previsão é concluir a reforma até o final de julho.


Outra obra também já iniciada é o posto do Programa de Saúde da Família (PSF 7), ampliando a atuação no município que é coberto com outros seis PSFs localizados na sede e no interior de Lagoa Grande. Eraldo conta que a prefeita também deve anunciar no inicio de junho a licitação da Cozinha Comunitária e das 824 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.


“Terei, junto com as construtoras uma reunião nesta quinta-feira, dia 19, na Caixa Econômica em Caruaru para definirmos a liberação dos contratos para então iniciar a licitação e posteriormente a construção das moradias”, frisou o secretário. Com o processo burocrático concluído, a prefeitura iniciará o recadastramento das pessoas que será totalmente informatizado através de um programa de computador da Caixa. Esse programa é que com as informações cadastradas fará a seleção dos contemplados.


A Companhia Estadual de Meio Ambiente – CPRH – já concedeu a licença à Prefeitura para fazer a limpeza do terreno de 20 hectares localizado no bairro Morada Nova, onde serão construídas as casas. Na licença ficou acertado ainda que o município deverá replantar 4 hectares da área desmatada para a obra.

 

Ascom/Lagoa Grande

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Prefeitura  anuncia contratação de médicos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, lançou edital para a contratação de médicos para atuarem como plantonistas no Hospital Municipal José Henrique de Lima e compor as equipes do PSF – Programa de Saúde da Família no município.    Interessados deveram procurar a secretaria, localizada na Praça Hermes Amorim, 189, Centro, Lagoa Grande/PE, ou entrar em contato pelos telefones: (87) 3869 8904 Ramal 246, 3869 9068/9914/1299 ou enviar email para: smslagoagrande@hotmail.com       

 

Ascom/Lagoa Grande

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Programa “Criança com todos os seus Direitos faz balanço em Lagoa Grande e instala ICDP


Uma comissão da Ong Save the Children e seus parceiros realizaram mais uma ação do programa “Criança com todos os seus Direitos” em Lagoa Grande. Nesta etapa, foi apresentado pelos multiplicadores, um relato dos trabalhos desenvolvidos durante os últimos dez meses de atuação no município. O programa que tem como objetivo ampliar a capacidade técnica de profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação, atua diretamente com crianças de zero a cinco anos e com suas famílias.

Em Lagoa Grande o programa foi lançado em maio de 2010 e já realizou oito encontros de formação. Durante as capacitações, foram apresentados conceitos sobre a primeira infância e o desenvolvimento infantil. Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aproveitaram à oportunidade para fazer a entrega dos certificados aos multiplicadores e instalaram o ICIDP – International Child Development Programmes de Lagoa Grande, em conjunto com as demais entidades presentes.  

Participaram do evento: o senhor Paulo Lamim – representante do Programa na America Latina, Poliana Magalhães, que representa a organização em Recife, Rogério Barata, do Centro de Cultura Luiz Freire em Petrolina, além de acadêmicos da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco.   

De acordo com Poliana Magalhães, o projeto visa desenvolver estratégias para a redução da pobreza, possibilitando o acesso justo a serviços que promovam a inclusão social e ações de sustentabilidade e de implementação de políticas públicas. “As instituições envolvidas atuam inicialmente na identificação dos problemas como conflitos com a lei, trabalho precário e  violação dos direitos da criança. Queremos sensibilizar a sociedade civil organizada, estabelecendo o diálogo com o poder público e estimulando a interlocução com os atores sociais”, explicou a coordenadora.

Segundo a secretária de Assistência Social de Lagoa Grande, Monica Pereira, o projeto é mais um passo dado pela gestão municipal na construção da cidadania de todos os lagoagrandenses. “Fazemos um trabalho que para nós é de grande relevância para as pessoas que precisam de uma maior atenção do poder público municipal. Nossa alegria maior é saber que estamos beneficiando diretamente a nossa comunidade”, assinalou Mônica.    

Entre os parceiros do Programa está Criança com todos os seus Direitos em Lagoa grande se destacam o Centro de Cultura Luiz Freire, o Programa Mãe Coruja, da Prefeitura com o Governo do Estado, e Univasf.

 

Ascom/Lagoa Grande

Cidades

Direto de Lagoa grande

 

Município já atingiu a meta da vacinação contra a gripe entre crianças de 6 meses a 2 anos


Há uma semana de terminar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, já tingiu a meta para imunizar crianças entre seis meses e dois anos de idades. O município tem como meta vacinar 80% dessa faixa etária, que corresponde a 514 crianças, número já conquistado.
“Os pais têm comparecido aos postos e por isso conseguimos alcançar a meta antes mesmo da campanha terminar. Vamos trabalhar agora para superar a meta. E mais uma vez não custa nada lembrar que as crianças devem retornar ao posto de saúde para tomar a segunda dose da vacina 30 dias após a criança ter sido imunizada com a primeira dose”, frisou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Lagoa Grande (´PNI), Ladjane Cardoso.

 

 

 

 

Ladjane acrescenta que entre os idosos, a campanha no município também tem tido saldo positivo. São 1306 idosos já imunizados ou 76% de pessoas com 60 anos acima já protegida da influenza. “Estamos quase alcançando a meta também entre os idosos”, comemora a coordenadora.

 

As mulheres grávidas passaram a fazer parte da Campanha contra a Gripe este ano. Em Lagoa Grande já foram vacinadas 41% dessa parte da população ou 226 gestantes. A Secretária de Saúde, que coordena a campanha no município, também já vacinou 155 trabalhadores da are de saúde da cidade, o que equivale a um percentual de 69%.

 

“A nossa equipe tem se esforçado para superarmos todas as metas que o Ministério da Saúde destinou á Lagoa Grande e isso está bem perto de ser conquistado”, complementa a coordenadora Ladjane Cardoso. A campanha segue em todos os postos de saúde do município até o dia 13 de maio.

 

Ascom/PMLG

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Assentamento Ouro Verde e produção vinícola chamam atenção de comitiva africana em Lagoa Grande

O Projeto de Assentamento Ouro Verde e a produção vitivinicola de Lagoa Grande/PE, chamaram a atenção da comitiva do Zimbábue, pais sul africano, que esteve visitando o vale do São Francisco na última quinta-feira (28). Os visitantes foram recepcionados no município pelo secretário de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, Reginaldo Alencar e pela secretária de Assistência Social, Mônica Pereira. Os secretários representaram a prefeita Rose Garziera, que está com uma comitiva do município e do Governo do Estado no Rio Grande do Sul participando da Fenavinho – Feira Nacional da Uva e do Vinho – a principal do segmento vitivinicultor do país.

Segundo Reginaldo, os africanos ficaram bem impressionados com as experiências de Lagoa Grande. No assentamento Ouro Verde, eles viram que a produção formada por agricultores familiares permite uma produção de 15 a 20 hectares com duas safras e meia por ano. Cada família tem direito a aproximadamente 8 parreirais de uvas que é mais ou menos 0,7 hectares.

“O trabalho na Ouro Verde é em regime de agricultura familiar, mas o lucro é individual. Isso permite o sucesso do projeto”, diz o secretário. O PA Ouro Verde possui também uma cooperativa que administra a comercialização da produção local.

Depois de visitarem o assentamento Ouro Verde, a comitiva encabeçada pelo embaixador do Zimbábue, Thomas Dyurra e pelo senador e ministro da Agricultura do país, Herbert Mureray, conheceram a historia da produção de vinhos finos de Lagoa Grande, que é a segunda maior do país com 8 milhões de litros/ano. A apresentação foi na Vitivinicola Garziera.

Os sul africanos finalizaram a visita à Lagoa Grande num almoço com cardápio típico regional. No menu, baião de dois, carne de bode assada e guisada e leguminosas do Sertão, tudo regado a vinho e espumante produzidos no município. Para descontrair e apresentar uma mostra da cultura regional aos visitantes africanos, o grupo de dança, Estilizart, dançou o legitimo xaxado nordestino.

ASCOM Sedete/Lagoa Grande

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Programaa de Alimentação Escolar beneficia alunos da rede municipal em Lagoa Grande

Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, foi um dos primeiros municípios de Pernambuco e o primeiro da região a aderir ao PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. . O objetivo do programa é comprar alimentos da agricultura familiar para o cardápio da merenda escolar. O programa foi lançado no final mês passado no gabinete da prefeitura com a presença da prefeita Rose Garziera que assinou os contratos dos agricultores familiares que estão fornecendo os alimentos para a rede de ensino do município.

 

O PNAE é um programa do Governo Federal executado com recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. É colocado em pratica no município através de convênio com a Prefeitura Municipal com a coordenação das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi) e de Educação. Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, Reginaldo Alencar, essa parceria também fortalece a economia local uma vez que 30% dos produtos da merenda escolar estão sendo comprados aos produtores do próprio município.

 

 

”É também uma forma de valorização da produção de Lagoa Grande. Precisamos investir cada vez mais na nossa economia, garantindo emprego e renda para a nossa gente”, ressaltou o secretário. De acordo com a secretária de Educação, Maria Aparecida Diniz, cinco mil alunos da rede municipal estão sendo beneficiados com a iniciativa.

“O PNAE é um reforço importante na merenda escolar, com os produtos plantados pelos nossos agricultores, melhorando consideravelmente o cardápio da merenda escolar. Essa é uma iniciativa que facilita para o município a compra dos produtos e ainda por cima, promove a melhoria da renda dos pequenos agricultores de nossa cidade”, avalia Aparecida Diniz.

Ascom/PMLG

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Prefeitura  promove mudança de local da feira livre

 

 

A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento do Interior (Seadi) com apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, promoveu no último sábado (16) a mudança de local da feira livre do município. A feira que funcionava na área central próximo à Praça Hermes Amorim, agora está na Avenida da Uva e do Vinho, com mais espaço e conforto para feirantes, ambulantes e a população. Na oportunidade foi lançada também a I Feira da Agricultura Familiar de Lagoa Grande, com a entrega de 50 bancas padronizadas e equipamentos como balança, para os feirantes produtores da agricultura familiar comercializarem seus produtos.

 

 A nova localização da feira foi aprovada pela população que comemora o sucesso da iniciativa da prefeita Rose Garziera em organizar a feira livre do município. Segundo o secretário de Agricultura de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar, anteriormente os feirantes realizavam toda a movimentação na Praça Hermes Amorim, local que atualmente está sendo reconstruída pela Prefeitura Municipal e que não estava mais atendendo a expectativa nem dos feirantes nem dos consumidores lagoagrandenses.

 

 “A idéia da mudança como da realização da Feira da Agricultura Familiar tem como objetivo fortalecer a economia do município dando nova visibilidade ao comércio ambulante, inclusive aos produtos da agricultura familiar”, disse o secretário de Agricultura de Lagoa Grande. De acordo com Reginaldo Alencar, a ação superou as expectativas.

 

“A feira foi um sucesso. Queremos agradecer a participação da comunidade e da maioria absoluta dos feirantes, inclusive aqueles que insistiram em fica na área próxima à Praça, mas vários destes feirantes já procuram a nossa equipe para marcar seus pontos e participar da próxima feira que será realizada no Sábado de Aleluia”, destacou titular da Seadi. 

 

Ascom/PMLG

 

Cidades

DIRETO DE LAGOA GRANDE

Prefeitura promove a I Copa do Comércio de Lagoa Grande


Os jogos validos pela segunda semana do I Campeonato Municipal de Futsal de Lagoa Grande (Copa do Comércio) acontecem nestas terça (19) e quarta-feira (20) no Ginasio de Esportes do Parque de Eventos da Uva e do Vinho. A competição inédita começou na semana passada e tem como objetivo, promover a integração do esporte no município e no comércio local.

A I Copa do Comércio de Lagoa Grande é uma promoção da Prefeitura Municipal Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte (Sedete). “Estamos buscando sempre apoiar o esporte em nossa cidade e a Copa do Comércio é mais uma iniciativa da prefeita Rose Garziera visando integrar a comunidade e reunindo os mais diversos segmentos do município numa competição que promete movimentar toda a população”, avaliou o secretário Vanelson Santana, titular da Sedete.

O campeonato conta com 12 equipes envolvendo o comércio, vinícolas, Igrejas, secretarias do município e Associação dos Condutores de Transporte Coletivo. Ao todo serão 12 rodadas incluindo a final. Os jogos acontecem todas as terças e quarta-feira sempre a partir das 19h no Ginásio do Parque da Uva e do Vinho.

Na primeira rodada se apresentaram pela chave A, as equipes da Secretaria de Saúde, Igreja Batista Missionária, Ascompe, Comercial Narciso, Supermercado Martins e Roberio Auto Peças.
Confira o resultado da 1ª rodada da Copa do Comércio de Lagoa Grande:
1º Jogo – ASCOMPE 2×1 Secretaria de Saúde
2º Jogo – Robério Auto Peças 5 x 2 Igreja Batista Missionária
3º Jogo – Comercial Narciso 1×1 Supermercado Martins. 

Ascom Lagoa Grande

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Iemanjá e Esporte Domus saem na frente na Copa do Tomate 2011


As equipes do Iemanjá e do Esporte Domus foram as vencedoras da primeira rodada da 8ª Copa do Tomate de Futebol Society de Açude Saco II, comunidade do interior de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco). As partidas aconteceram no último domingo (10) com o Iemanjá ganhando por 4 x 0 do Mandacarú e o Esporte Domus passando pela Máfia do Tomate por 3 x 1. A primeira rodada competição de futebol society mais movimentada da zona rural lagoagrandenses reuniu torcedores de Açude Saco II e comunidades vizinhas que fizeram questão de prestigiar os atletas numa competição que já virou tradição entre os amantes do futebol em Lagoa Grande. A Copa do Tomate é organizada pelos esportistas da localidade com realização da Prefeitura Municipal através da Sedete (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte).


Segundo o secretário da pasta, Vanelson  Santana, a Prefeitura está dando o apoio necessário para a realização do evento. “Esporte é vida. Estamos dando continuidade a realização de uma competição tradicional que termina em julho por ocasião da Festa do Tomate coincidindo com vários outros eventos como a escolha da Rainha do Tomate, desfile de escolas municipais, guerra do tomate, missa e festa dançante. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a cultura e atrair o turismo para a comunidade”, esclareceu o secretário. 


Este ano são 14 equipes que participam da Copa do Tomate de Futebol Society: Sombrio, Lagoa do Barro, Juventude, Rocinha, Iemanjá, Esporte Domus, Mandacaru, Máfia do Tomate, Esporte Antonica, Assentamento Panelas, Açude Saco II, Flamenguinho, Inacreditável e Deserto. “As partidas serão realizadas todos os domingos com dois jogos pela manhã a partir das 8h e dois jogos à tarde iniciando sempre às 14h30”, completa Vanelson.

Confira a próxima rodada da Copa do Tomate de Açude Saco II – domingo – dia 17/04/2011

8h30 – Assentamento Panelas x Rocinha

10h00- Sombrio  x Açude Saco

14h30- Lagoa do Barro x Deserto

16h00 – Juventude x Esporte Antonica

 

Ascom/Lagoa Grande

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

 

Comissão de Defesa Civil reivindica melhoria no programa Operação Carro Pipa em Lagoa Grande

A Comissão Municipal da Defesa Civil de Lagoa Grande (Comdec) está reivindicando melhoria no programa Operação Carro Pipa, que abastece o interior do município. Ontem, terça-feira (12), representantes da Comdec se reuniram com os pipeiros e representantes do 72BI do Exército, de Petrolina, que coordena o programa na região. A reunião aconteceu na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi). No encontro ficou acertado que hoje (13), às 9h, uma nova reunião acontece para tratar do assunto, desta vez no Batalhão do Exército em Petrolina. Participam representantes das associações dos produtores rurais e lideres comunitários do interior do município.   

“Estamos debatendo o serviço que sempre vem sendo paralisado, deixando a população do interior de Lagoa Grande sofrendo com a falta d’água. Queremos a operação carro pipa seja feita de forma regular, sem as interrupções  que só fazem o nosso povo da zona rural sofrer ainda mais com a estiagem”, comentou o secretário de Agricultura e também coordenador municipal da Comdec de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar.   

Ascom/Lagoa Grande
Foto: Ilustrativa

 

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Copa do Tomate movimenta interior de Lagoa Grande

O futebol movimentou o interior de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) neste final de semana com a abertura da VII Copa de Futebol Society de Açude Saco II, que é organizado por uma comissão de esportistas da comunidade e região com apoio e realização da Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo (Sedete).

O torneio início da competição reuniu as duas chaves da disputa com a chave A integrada pelos times de Iemanjá, Mandacaru, Assentamento Panelas, Rocinha, Sombrio, Açude Saco e Inacreditável Futebol Clube. E na chave B disputam a Copa o Esporte Domus, Máfia do Tomate, Lagoa do Barro, Deserto, Esporte Antonica, Juventude e Flamenguinho. Cada time só pode inscrever 14 atletas conforme orientação do regulamento da Copa.

Segundo o secretário Vanelson Santana Gomes, da Sedete, o objetivo da competição é promover e mobilizar as comunidades da região de Açude Saco II, estimulando o espirito de equipe e a confraternização entre todos e assim, valorizar os atletas. “Queremos também promover o intercâmbio sócio desportivo entre os inscritos da competição com as comunidades envolvidas”, completou Vanelson.

O evento esportivo também é uma forma de celebrar a cultura do tomate da localidade que é atualmente maior produtor do Sertão do Estado e o segundo de Pernambuco. “É uma forma de socializar essa comemoração e de dá ênfase a prática do futebol society no município de Lagoa Grande”, disse o titular da Sedete. A Copa do Tomate de Açude Saco II tem um regulamento bastante rígido e que deve ser cumprido, sobre risco de punição dos organizadores.

Um dos pontos diz que o time só entra em campo com a presença de 5 atletas. Outra norma é a tolerância para o início da partida que será de 20 minutos após o horário marcado. Caso a equipe não apareça, o adversário ganhará o jogo por WO. Vanelson Santana revela ainda que os jogadores devem ser oriundos do interior de Lagoa Grande, podendo também pertencer à zona rural das cidades de Santa Cruz da Venerada e Santa Maria da Boa Vista.

“A disciplina será leva à risca na competição. O atleta que praticar alguma ação antidesportiva será advertido verbalmente, mas se houver reincidência será punido com cartão amarelo e dependendo da ação, pode até ser expulso”, alerta o organizador da disputa. A competição segue até o mês de julho quando acontece a Festa do Tomate na comunidade com as finais da Copa integrando a programação oficial do evento.

Cinara Marques
Ascom/Lagoa Grande


 

Cidades

Direto de Lagoa grande

Lagoa Grande conquista a melhor avaliação da região no Programa Qualiescola I

 

Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, foi o município melhor avaliado na região dentro do Programa Qualiescola Ciclo I do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), organização não-governamental que desenvolve programas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem em escolas da rede publica tendo a parceria de prefeituras e da iniciativa privada. A meta da primeira avaliação do programa no Vale do São Francisco, que atende turmas de 1 a 4 séries nas disciplinas de Português e Matemática, era que os municípios alcançassem 25 pontos e Lagoa Grande obteve 21 pontos. O segundo município melhor avaliado ficou com 16 pontos.

A parceria do IQE com a Prefeitura de Lagoa Grande e patrocínio do Grupo Labrunier, foi iniciada em meados de 2009. De lá pra cá foram aplicadas às etapas do Qualiescola Clico I para atingir a meta da melhoria da qualidade do ensino na rede de ensino municipal através da formação dos educadores, assessoria aos gestores escolares e avaliação da aprendizagem dos alunos.

 

“Estamos com o programa há pouco mais de um ano e já apresentamos avanços como observado nessa primeira etapa dos resultados feita pelo Instituto com os nossos educadores e alunos e a tendência e chegarmos a meta estipula pelo programa que tem uma parceria de três anos com o nosso município”, destacou a secretária de Educação de Lagoa Grande, Maria Aparecida Diniz Além de Lagoa Grande, o Qualiescola na região atende os municípios de Petrolina/PE e Juazeiro e Casa Nova, na Bahia.

 

O Qualiescola – O Programa Qualiescola visa à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos de escolas públicas de 1ª a 9ª série, por meio de um conjunto de ações articuladas de intervenção na prática escolar. O Qualiescola possui duas versões, o Qualiescola Ciclo I, trabalhando Língua Portuguesa e Matemática para alunos de 1ª a 4ª série e o Qualiescola Ciclo II, que também trabalha com as disciplinas de Geografia, História e Ciências e é focado em crianças de 5ª a 9ª série.

 

O IQE – O Instituto Qualidade no Ensino (IQE) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1994 e mantida com o apoio de empresas privadas e parcerias com governos. Sua missão é contribuir para a melhoria do processo do ensino e da aprendizagem nas escolas da rede pública, investindo na formação e valorização do educador e na relação da escola com sua comunidade, promovendo a cidadania. Seu foco de atuação é o ensino fundamental, de 1ª a 9ª série.

 

Ascom/Lagoa Grande

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Prefeita anuncia início de obras em Lagoa Grande

 

A prefeita de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Rose Garziera, anunciou no último sábado (25), as ordens de serviços para o início de algumas obras no município. As intervenções que já estão com os serviços em andamento e começando agora em abril são: o novo posto do Programa de Saúde da Família na sede (PSF 7); o calçamento da rua paralela à avenida da Uva e do Vinho e a reforma total e reurbanização da Praça Hermes Amorim (Praça dos Estudantes). São obras que totalizam mais de R$ 400 mil.

Rose aproveitou a oportunidade quando estava realizando algumas inaugurações na cidade, para anunciar que outras obras devem iniciar também nos próximos dias, pois estão em processo de licitação ou na fase de estudos. Nesta lista se destaca o saneamento dos bairros Estátua e Vasco; uma quadra de esportes na cidade; e o calçamento de ruas no bairro Capoeira e a construção da praça na orla, ambas em Vermelhos. As três ultimas intervenções estão orçadas em aproximadamente R$ 1,2 mi.

Todas as obras contam com recursos frutos de convênios com contrapartida da Prefeitura Municipal. “Assumi um compromisso com o povo de Lagoa Grande e vou cumprir. Sou prefeita de todos os lagoagrandenses, não medirei esforços para dar a minha contribuição no processo de desenvolvimento da nossa cidade”, disse a prefeita.

Inaugurações – A Praça de Alimentação da Uva e do Vinho, foi uma da obras entregues ao povo de Lagoa Grande no último sábado. O local já tido com o mais novo ponto turístico da Rota do Vinho e da Uva e conta com 14 quiosques padronizados que irão oferecer o melhor da culinária regional e internacional, além de lanches diversos e servir todas as marcas de vinhos finos produzidos nas vinícolas localizadas em Lagoa Grande e região. A Praça também irá prestara serviços ao publico local e visitantes com a presença das associações de vans e moto taxi do município.

Rose lembrou a importância que o novo equipamento terá na geração de empregos e renda para os lagoarandenses, além de movimentar a economia com a vinda de turistas à cidade. “São 14 quiosques para atender à população local e os visitantes, impulsionando o desenvolvimento turístico do nosso município”, reforçou a prefeita, que aproveitou o mesmo ato inaugural para entregar três novas salas de aula na Escola Hélio Ferreira Maia e outra três na Escola Maria Auxiliadora.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte, Vanelson Santana, afirmou que o governo está apenas iniciando as inaugurações e que ainda haverá muitas obras para a prefeita entregar à comunidade. “Essa é a primeira de uma série de inaugurações que virão por ai. Nossa equipe está empenhada em prestar um ótimo serviço à comunidade. É pra isso que estamos lutando dia e noite. Esse é um governo que sempre trabalhou e vai continuar trabalhando em beneficio de todos”, enfatizou Vanelson.

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande




A prefeita de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Rose Garziera, inicia a partir desta sexta-feira (25) uma série de inaugurações no município, além de anunciar outras obras que a cidade passar a contar nos próximos meses. Na próxima sexta, às 21h, a prefeita entrega aos lagoagrandenses a Praça de Alimentação Avenida da Uva e do Vinho. São 14 quiosques que atenderão à população local e aos visitantes com o melhor da culinária local e regional, vinhos produzidos no Pólo Vitivinicola, além de prestar serviços nos segmentos de turismo e transporte.

“Esta é uma ação que visa beneficiar os pequenos comerciantes da nossa cidade, melhorando a economia loca, com a visita tanto dos moradores de Lagoa Grande como dos turistas que freqüentam a nossa regiãol”, disse Rose Garziera.

Ainda na sexta-feira, a prefeita Rose de Lagoa Grande entregará a comunidade, seis novas salas de aula, sendo três na escola Hélio Ferreira Maia e três na escola Maria Auxiliadora, melhorando a qualidade da educação no município. Rose também vai anunciar ordens de serviço para vária obras, a exemplo da construção da unidade do PSF 7, que ficará na sede do município e onde serão investidos R$ 225 mil. Após os atos, a programação será animadas pelo cantor Frank do Acordeom e Banda.

Interior – No sábado (26), às 20h, a prefeita Rose Garziera promove inaugurações no interior do município. Ela inaugura o sistema de abastecimento da água do assentamento Três Conquistas e o melhoramento da adutora que abastece a Fazenda Tanque, obras que beneficiam cerca de 200 famílias melhorando a qualidade de vida do homem do campo. A solenidade de inauguração na Fazenda Tanque acontecerá na escola da comunidade com a atração da Banda Suingue Mulato.

Ascom Lagoa Grande

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

 

Miss Lagoa Grande será também rainha da Vinhuva Fest 2011



A candidata Monize Bezerra foi eleita no último sábado (19) a Miss Lagoa Grande 2011 numa festa marcada por muito chame e beleza e tendo como palco principal o Kactus Clube. A vencedora também foi coroada como rainha da 7ª Feira da Uva e do Vinho do Nordeste (Vinhuva Fest) que acontece no município no mês de outubro. Monize concorreu com outras 14 jovens e obteve mais de 300 pontos somando todos os quesitos julgados na escolha da mais bela mulher da terra da uva e do vinho. Daniele, segunda colocada e Flávia Lara, terceira, ganharam ainda o titulo de princesas da Vinhuva Fest. A segunda na disputa também foi coroada Miss Simpatia do concurso.

O concurso Miss Lagoa Grande faz parte de uma série de ações da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte, que visa a valorização da cultura do município. Hermes Amorim, coordenador de eventos do município e que esteve à frente da organização do concurso, avaliou a disputa de forma bastante positiva, pois celebrou o resgate dos concursos de beleza da cidade.


“Foi muito bonito e realmente importante. Elegemos a bela Monize que com certeza representará muito bem a beleza das mulheres de nosso município”, comemorou Hermes. A prefeita Rose Garziera parabenizou as três primeiras colocadas bem como todas as participantes. Ela elogiou a coordenação do evento e festejou o retorno à Lagoa Grande de uma das mais tradicionais disputas de beleza feminina em todo o mundo.


“Só tenho a agradecer. Todas as participantes representaram a beleza da mulher lagoagrandense, infelizmente o título é só para uma. Estamos muitos felizes por ter de volta esta nostalgia dos concursos de beleza em nossa cidade. É o resgate de uma cultura que estava esquecida. É assim que continuaremos trabalhando em nossa administração, com respeito à população local e resgatando a história da nossa cidade”, declarou a prefeita.

 

Ascom/Lagoa Grande

Foto: Divulgação

 

 

Cidades

Direto de Lagoa grande

Lagoa Grande elege sua miss neste sábado

A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte (Sedete), resgata os concursos de miss na cidade com a realização neste sábado (19), a partir das 22h, no Kactus Clube, do concurso Miss Lagoa Grande 2011. De acordo com o coordenador de Eventos do município, Hermes Amorim, o último concurso de miss no município foi realizado no ano de 2005.   “O objetivo da prefeita Rose Garziera, é resgatar a nostalgia dos concursos de beleza feminina de nossa cidade, elevando a auto estima da mulher sertaneja e nesse caso, da mulher lagoagrandense, que tanto labuta no sol escaldante. Portanto, porque não valorizar a sua estima em elegância e glamour”, diz Hermes.

Quinze candidatas concorrem ao posto de mulher mais bonita da capital da uva e do vinho do Nordeste. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte, Vanelson Santana, os eventos culturais de Lagoa Grande precisam ser resgatados. “Estamos trabalhando para resgatar a auto estima das pessoas, pois acreditamos que o desenvolvimento da nossa cidade só será possível através da valorização do ser humano. A nossa missão é fazer com que as pessoas sejam vistas em primeiro lugar”, ressaltou o secretário.

O concurso conta com a parceria do Kactu’s Club e será animado pelos DJs Doda, Josimar e Celino.      

 

Ascom/Lagoa Grande 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Prefeitura de Lagoa Grande realiza seminário de lançamento do Programa Saúde na Escola

A prefeitura Municipal de Lagoa Grande através das secretarias de Educação e Saúde, realizou nesta terça-feira (15) pela manhã, na Câmara municipal, o seminário de lançamento do Programa Saúde na Escola – PSE. O programa foi criado pelo governo federal sob o decreto 6.286/2007, de acordo com portaria dos ministérios da educação e saúde. O projeto tem como finalidade, contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de promoção, prevenção e atenção a saúde.

O secretario municipal de Saúde, Severino Ferreira, foi o primeiro a falar no seminário. Ele frisou a importância do projeto e a expectativa positiva de poder realizar mais uma parceria com o governo federal. “Uma ação que vai contribuir muito para o desenvolvimento dos trabalhos de atenção básica no município”, disse. Para a secretária de Educação de Lagoa Grande, Maria Aparecida Diniz, o programa é de fundamental importância para o município, tendo em vista a melhoria dos trabalhos de prevenção.

“Não consigo separar a saúde da educação, por isso tenho certeza que essa parceria contribuirá ainda mais com a nossa educação”, assinalou. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atenção Básica da Secretaria de Saúde. Iolanda Maria Holanda Medrado, o programa é visto de forma muito positiva uma vez que por meio de uma articulação, estabelece uma grande parceria levando a saúde preventiva até a escola.  

O seminário teve como palestrante a assistente social Maria Marineide de Souza representante da CONSIS – Consultoria Assistência e Tecnologia da Informação de Juazeiro do Norte – CE. Até o momento 1253 municípios já aderiram ao programa, dos quais 97 em Pernambuco.          

O evento contou com representando das duas secretarias envolvidas, além da Secretaria de Assistência Social, Desenvolvimento Turismo e Esporte, Administração e Planejamento e representantes do poder legislativo municipal que se fez representar através da vereadora Vilma Paixão.   

Ascom/Lagoa Grande

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Prefeitura de Lagoa Grande investe na recuperação de estradas no interior

 

 

A prefeitura municipal de Lagoa Grande através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi) trabalha acelerado visando a recuperação das estradas vicinais do interior do município. Para isso a secretaria conta com contratação 2 (duas) mil horas máquinas para a realização do serviço.  Dos cerca de 3700 quilômetros de estradas existentes atualmente, já foram recuperados 1700km, conforme revela o secretário municipal de Agricultura, Reginaldo Alencar. O trabalho vem beneficiando as comunidades de Ilha do Pontal, Santo Antonio, Sombrio, Pintada, Saco da Volva e Cabana.  “As ações estão sendo feitas dando prioridade por onde trafega o transporte escolar, mas todas as estradas vicinais do município serão recuperadas”, afirma o secretario Reginaldo Alencar.   

Ascom/Lagoa Grande

Foto ilustrativa    

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

 

Projeto social e religioso pioneiro em PE mobilizou Lagoa Grande durante o carnaval

 


 Atendendo reivindicação das igrejas evangélicas de Lagoa Grande, a Prefeitura Municipal suspendeu o carnaval em beneficio do evento Peniel – Projeto de Evangelização das Igrejas Evangélicas – realizado de 5 a 9 deste mês com grande participação da comunidade local e regional. A proposta apresentou uma programação composta por várias atividades sociais e foi pioneira no Estado de Pernambuco. Na abertura do evento, pastores evangélicos receberam as chaves da cidade das mãos do secretário de Desenvolvimento Econômico, Esportes e Turismo do município, Vanelson Santana, que representou a prefeita Rose Garziera na solenidade. O Peniel 2011 durou os cinco dias do período momesco. O evento religioso foi organizado por pastores da própria localidade e contou com a participação das igrejas evangélicas de todo o Estado.

 

Entre as atividades do projeto proporcionadas à comunidade de Lagoa Grande, vale destacar a distribuição de sopas e cestas básicas para famílias carentes, realização de torneio entre as escolas municipais, palestras educativas envolvendo temas relativos à prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, a incêndios e acidentes domésticos entre outros assuntos relacionados às questões sociais que contou.

 

O projeto contou com a participação do Corpo de bombeiros e do Exército Brasileiro através do 72BI de Petrolina. Durante todos os dias da programação, a cidade foi também animada por shows, envolvendo cantores da música gospel vindos de diversas regiões do país. As atrações musicais foram realizadas em um grande palco montado na Praça Hermes Amorim (Praça dos Estudantes). A distribuição da sopa e das cestas básicas teve como ponto de apoio a Escola Santa Maria, localizada na mesma área das apresentações musicais. Já as atividades esportivas e palestras educativas foram realizadas no Ginásio de Esporte Parque da Uva e do Vinho.

 

Para o representante da Igreja Batista Pentecostal do Evangelho Pleno de Lagoa Grande, Vitório Lopes de Souza, o evento foi muito positivo ao promover a alegria sem o consumo de bebida alcoólica. “Passamos esses dias respirando o ar de uma cidade pacífica, coisa que não temos visto durante o período de carnaval no Brasil. Um dos nossos objetivos é mostrar para a juventude, que é possível promover a alegria sem o consumo de bebida e com um repertório musical evangelizador que possa contribuir com a construção da paz e do projeto de Deus”, ressaltou Vitório.

 

O evento teve todo apoio da Prefeitura de Lagoa Grande que colocou uma equipe de plantão sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte (Sedete). 
 
Ascom/Lagoa Grande

 

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Prefeitura de Lagoa Grande realiza passeata de conscientização contra  DST/AIDS

 


A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) através da Secretaria de Saúde, promoveu uma passeata pelas ruas da cidade na manhã da última sexta-feira (04), com o objetivo de conscientizar a população contra as DSTs/AIDS. O evento teve inicio às 9h após concentração em frente à Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora. Durante a caminhada, funcionários e organizadores do setor epidemiológico da secretaria municipal de Saúde distribuíram panfletos informativos à comunidade. De acordo com a prefeita Rose Garziera, essa é a primeira de uma série de campanhas educativas que serão realizadas durante o ano de 2011.  “Estamos realizando vários investimentos em novos equipamentos para o hospital José Henrique de Lima, mas acreditamos muito nas campanhas preventivas e vamos continuar dando todo apoio a iniciativas como essa, afinal prevenir é melhor do que remediar” enfatizou Rose.

 

A prefeita aproveitou a oportunidade para anunciar que uma das ações que está sendo realizada para melhorar a saúde da população que é a melhoria do salário dos agentes comunitários de saúde, que inclusive já tem projeto encaminhado e protocolado na Câmara Municipal tratando deste assunto e aguardando analise e aprovação dos vereadores lagoagrandenses.

 

A estudante da Escola Antônio Amorim, Maria Letícia Gomes, participou de todo o percurso da passeata e diz que todos devem se preocupar em se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis e com a Aids também. “Se a gente já começa a conhecer que essas doenças matam  e quando aprendemos já na escola, quando ficarmos mais velhos já saberemos nos prevenir”, enfatizou a aluna da 7ª série. 

 

Ascom/Lagoa Grande          

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Passeata mobiliza Lagoa Grande para a prevenção de DSTs/Aids

 

Faixas e um carro de som também integram a mobilização com mensagens de orientação sobre o risco que são as doenças relacionadas às DTSs e à Aids, que vem atingindo um público cada vez mais jovem nos últimos anos, tanto que a campanha de prevenção do Ministério da Saúde para o período do carnaval deste ano tem como foco jovens entre 15 e 24 anos.
 

Segundo a coordenadora municipal de epidemiologia, a campanha em Lagoa Grande teve como objetivo justamente a conscientização dos jovens, principalmente os pré-adolescentes, através de palestras educativas, visto que a iniciação sexual no país vem acontecendo cada vez mais cedo e na cidade isso não é diferente.
 

“A atividade procurou focar nesse público alvo, tanto que as palestras foram voltadas para estudantes das 7ª e 8ª séries”, frisou Elba Janille. A coordenadora realizou as palestras nas escolas Antônio de Amorim (sede de Lagoa Grande), Extensão da Arco Íris (povoado de Vermelhos), Tarsila de Araújo (distrito de Jutaí) e Escola Ermenegilda (distrito de Açude Saco).
 

Ação Social

Direto de Lagoa Grande

 

Prefeitura de Lagoa Grande vai iniciar o recadastramento do Bolsa Família

 

A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), inicia este mês o recadastramento das famílias inscritas no programa Bolsa Família. A data ainda não foi definida pela gerência do programa no município devido à mudança do sistema de cadastro que possibilitará a agilização do envio e o recebimento de informações sobre os beneficiários ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que coordena o programa em todo o país em parceria com as prefeituras.

 

Segundo a gestora do programa Bolsa Família em Lagoa Grande, Augusta Borges de Lima, atualmente a cidade conta com 3.826 famílias beneficiadas, mas outras pessoas poderão receber os recursos do Bolsa Família após o início do recadastramento, pois serão feitos também novos cadastrados. “Além de fazer o recadastramento no setor que fica na sede da Secretaria de Assistência Social, no antigo prédio da prefeitura, vamos também fazer visitas domiciliares no interior, atendendo a todos os lagoagrandenses”, informa a gestora.

 

Segundo as condições do MDS, para ter direito ao Bolsa Família, a renda da casa não pode passar de R$ 140,00 por família ou R$ 70,00 por pessoa. O beneficiário deverá comparecer à SAS para fazer o recadastramento e as novas inscrições com os originais do CPF, R.G., título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e declaração escolar dos filhos que é fornecida pela escola. O horário de atendimento do setor é das 8h às 16h.

 

MAIS INFORMAÇÕES COM AUGUSTA BORGES – GESTORA DO BOLSA FAMÍLIA DE LAGOA GRANDE

87 3869-8904 RAMAL 235 OU 87 8833-1019

 

SEDETE-ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

 

 Prefeita inicia preparativos para a Vinhuva Fest  2011



A prefeita de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Rose Garziera (PMDB), já deu o ponta pé inicial dos preparativos para a VII Feira da Uva e do Vinho do Nordeste (Vinhuva Fest). A feira deverá acontecer entre 6 e 8 de outubro no Parque de Eventos da Uva e do Vinho, localizado na parte central do município com 55 mil metros quadrados de área. Rose visitou recentemente órgãos do Estado e algumas secretarias estaduais como a de Desenvolvimento Econômico, de Turismo e de Agricultura e Reforma Agrária. Nas audiências com os secretários Geraldo Júlio, Alberto Feitosa e Ranilson Ramos, respectivamente, a prefeita contou que os secretários foram bastante receptivos com o projeto da Vinhuva Fest 2011.

 

A prefeita aproveitou a oportunidade para convidar os secretários para uma visita provavelmente até o final de março, ao Rio Grande do Sul, para que eles conhecem de perto como eventos semelhantes impulsionaram o desenvolvimento local e regional na região da Serra Gaúcha, principal produtora de vinhos finos do país.

 

“Os secretários demonstraram interesse no projeto da Feira da Uva e do Vinho que tem como finalidade principal atrair investimentos importantes para o desenvolvimento da região e do Estado. Este ano vamos ter novidades na feira visando retomar a vinda de empresas e consequentemente dos empregos para  o nosso município”, revelou Rose Garziera.

 

Segundo a prefeita de Lagoa Grande, potencial produtor a cidade e a região já provaram que têm, basta agregar a esse potencial, iniciativas como a Vinhuva Fest com o apoio de parceiros a exemplo dos governos estadual e federal. “Essa descentralização de investimentos é uma das metas do governador Eduardo Campos e é nisso que pensamos e que o ex-prefeito Jorge Garziera pensou quando idealizou a Feira do Vinho e da Uva do Nordeste. A intenção é trazer os empregos para beneficiar a nossa população e a de todo o Vale do São Francisco”, complementou Rose.

 

A última Vinhuva Fest aconteceu há dois anos com média de público diário de 25 mil pessoas que prestigiaram os estandes da feira com a presença de todas as vinícolas da região com degustação das marcas produzidas no Pólo Vitivinícola, cursos, seminário da vitivinicultura, festival do artesanato, festival folclórico e cultural do vale, exposição de máquinas e equipamentos, feira dos municípios e os shows artísticos.

 

Ascom/Lagoa Grande

 

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 


Prefeitura investe na Seleção de Futsal Feminino que busca título da Copa TV Grande Rio

 

A Seleção Feminina de Futsal de Lagoa Grande iniciou no último sábado (19) sua caminhada para reconquistar o título da Copa TV Grande Rio, principal campeonato da modalidade do Vale do São Francisco. A derrota na estréia por 3 x 0 para o Clube Petrolina, campeã de 2010, foi encarada de forma natural pela equipe que ainda pretende trazer para capital da uva e do vinho no Nordeste muitas vitória e o título da competição. As meninas estão tendo total apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes (Sedete). A prefeita Rose Garziera determinou ao secretário da pasta, Vanelson Santana, que a secretaria ofereça todas as condições necessárias para que a seleção lagoagrandense tenha tranqüilidade para a disputa.

 

“Estamos investindo nessas meninas porque sabemos do talento delas e da capacidade que elas têm. O time tem tudo pra fazer uma belíssima campanha na Copa TV Grande Rio, com chances de disputar o título”, avalia o secretário Vanelson Santana.

 

Ascom/Lagoa Grande

 

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Secretário de Agricultura de Lagoa Grande-PE é nome forte para as eleições de 2012.

O blogQSP foi informado que o secretário Municipal de Agricultura de Lagoa Grande – PE, Reginaldo Alencar é candidato forte a vereador, apoiado pela prefeita Rose Garziera no pleito de 2012. O QSP, ouviu o secretário e o mesmo desconversou. “É muito cedo para falar de política, porém meu intuito no momento é trabalhar junto com a prefeita no bem estar da população. Trabalho, trabalho e trabalho esse é meu lema” afirma Alencar.  Segundo informações, a provável candidatura do secretário está sendo muito bem aceita pela população. Reza saber se ele vai mesmo entrar na briga em 2012.


Com informações Fábio Cardoso direto de Lagoa Grande.

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

 

Desde a manhã do sábado que funcionários da secretaria municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Seima), faziam as medições e demais levantamentos que integrarão o projeto de saneamento da Estátua. “Concluído esse ponta pé inicial, do levantamento topográfico e da elaboração do projeto, vamos realizar a licitação da obra que será iniciada em junho com previsão para concluir até dezembro desse ano”, revelou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de Lagoa Grande, Eraldo Rêgo.

 

O secretário antecipou que o próximo bairro contemplado com o saneamento no município será o Vasco, outra comunidade que há muito tempo espera pela implantação do esgotamento sanitário e que a prefeita Rose Garziera elencou como outra obra prioritária de sua gestão. “O saneamento do bairro do Vasco inicia logo após a conclusão da obra do bairro da Estátua e deverá ser entregue em junho do próximo ano”, acrescentou o titular de Seima.

 

Conforme Eraldo, a prefeita Rose Garziera comemora dois anos anunciando também o início de quatro outras obras também de extrema importância para a comunidade, a exemplo da pavimentação de ruas na sede e no distrito de Vermelhos, que terá oito vias calçadas; a construção de uma quadra poliesportivas no bairro Morada Nova, e outro serviço que mudará a paisagem central de Lagoa Grande que é a reforma completa e reurbanização da Praça Hermes Amorim conhecida também como Praça dos Estudantes.

 

“São obras que totalizam R$ 950 mil e que entrarão em processo de licitação para iniciarmos os serviços até o começo de abril”, concluiu Eeraldo Rêgo.

 

Ascom/Lagoa Grande

 

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

1º reunião do PSE de Lagoa grande define primeiras atividades

 

Uma reunião ocorrida na terça-feira (15) no prédio da Secretaria de Saúde de Lagoa Grande (Sesau), promoveu a implantação do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação será desenvolvida pela Prefeitura Municipal em algumas unidades da rede de ensino do município, através das secretariais de Saúde e Educação. A coordenação ficará a cargo de uma comissão formada por três funcionários da Sesau e três da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc). O encontro serviu para a definição e apresentação dos integrantes da comissão e para o início do planejamento das atividades do PSE em Lagoa Grande. “Nessa reunião definimos que será realizado um seminário no mês de março para a apresentação do programa à população. A programação ainda não tem dada definida, mas provavelmente acontecerá na Câmara de Vereadores da cidade”, disse Edineuma Vasconcelos, uma das representantes da comissão de coordenação do PSE representando a secretaria municipal de Saúde.

 

Conforme a secretária de Educação de Lagoa Grande, Maria Aparecida Diniz, os nomes das escolas que participarão do programa no município serão escolhidos durante o seminário de apresentação do PSE. “As unidades escolares que farão parte do programa em nossa cidade serão escolhidas pela participação popular, através desse chamamento público. O seminário será voltado para os professores, coordenadores, alunos, pais e responsáveis e demais representantes de nossa sociedade”, afirmou a secretária.

 

O objetivo geral do PSE é agregar a saúde geral (preventiva – corretiva – manutenção) aos alunos da educação infantil e do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino, no caso de Lagoa Grande, às escolas municipais. O programa é desenvolvido de maneira integrada entre secretarias de Saúde e Educação, através de ações conjuntas formando uma rede de proteção social. O projeto versa sobre ações de saúde, no âmbito escolar, via a realização de ações que visem à identificação e atendimento de alunos portadores de desvios de saúde.

 Ascom/Lagoa Grande

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Audiência pública discute etapa final do Plano de Habitação de Lagoa Grande

 

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande vem dando uma clara demonstração de interesse em conhecer os números da realidade habitacional do município através da elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). E para planejar melhor o modelo habitacional no município, a administração atual, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Seima) e da Diretoria Municipal de Habitação, realiza nesta terça-feira (8), a partir das 10h, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para a homologação da última etapa do plano habitacional lagoagrandense. Foram convidadas entidades da sociedade civil organizada, bem como de toda a sociedade de Lagoa Grande e região.

“Será um importante momento de finalização dos trabalhos do Plano de Habitação de Interesse Social em nosso município. O PLHIS não é um programa de construção de casas populares, mas sim, um processo de planejamento que conta com o levantamento estatístico das demandas e situações diversas de moradia no âmbito municipal”, afirma o secretário titular da Seima, Heraldo Rêgo.

Conforme o secretário, o PLHIS de Lagoa Grande foi elaborado através da consultoria da empresa Latus Consultoria visando a implantação das três etapas do projeto habitacional de Lagoa Grande que são: metodologia, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação. As discussões iniciaram desde o segundo semestre do ano passado.

“Com isso em mãos, o município aumenta sua argumentação para conseguir mais apoio aos projetos de melhoria das moradias existentes, substituir casas de taipa e até construir novas residências. O planejamento que está terminando foi financiado com recursos do Ministério das Cidades, repassados através da Caixa Econômica Federal”, revelou Heraldo Rêgo.

SERVIÇO:

Evento: Audiência Pública de Homologação da Terceira e última Etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social – Estratégia de Ação de Lagoa Grande.

Dia: 08/02/2011 – Terça-Feira

Local: Câmara Municipal de Vereadores

Hora: 10h

 

MAIS INFORMAÇÕES:

HERALDO RÊGO – SECRETARIO TITULAR DA SEIMA

87 3869-8904 RAMAL 238

SEDET-ASSESSORIA DE IMPRENSA/VANELSO SANTANA-SECRETÁRIO

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Neste domingo (6), a Prefeitura de Lagoa Grande através da Secretaria de Saúde (Sesau), promove o dia D de combate à hanseníase. A programação acontecerá das 8h às 12h na feira livre em Vermelhos, que é considerada uma das áreas endêmicas da doença no município O dia D integra as ações da Semana Mundial de Combate à Hanseníase iniciada no último dia 31 de janeiro. De acordo com a coordenadora de epidemiologia da Sesau, Elba Jamille Alves, é fundamental a participação da população no evento, principalmente a comunidade de Vermelhos que tem histórico de casos da doença. “O município é considerado endêmico para a hanseníase, por isso o quanto antes soubermos de algum caso para iniciarmos o tratamento, mais rápido será a cura desses pacientes”, observa.

 

Para o dia D, uma estrutura da Secretaria de Saúde será montada na feira de Vermelhos. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, estarão orientando à população sobre os cuidados para prevenir e tratar a hanseníase. Eles distribuirão panfletos e farão avaliação e busca de casos. Também terão o apoio de servidores da Atenção Básica do município.

 

Conforme Elba Alves, em 2009 Lagoa Grande registrou 27 casos de hanseníase, já em 2010 foram 23 notificações, mas esses números podem ainda não ser a realidade do município. “Muita gente pode ter a doença e não procura o posto de saúde, por isso quando perceber manchas na pele, que é um dos sintomas da hanseníase, a gente orienta a todos procurarem o posto mais próximo de casa para diagnosticar essa mancha. É muito importante o paciente se auto avaliar”, informa a coordenadora municipal de endemias.

 

Elba alerta que a hanseníase deve ser tratada o quanto antes. Ela atinge o nervo periférico da pessoa e pode deixar seqüelas se não for tratada corretamente como pé caído e até cegueira. Conforme a coordenadora, o tratamento dura de 6 meses a 1 ano e deve ir até o final. “O paciente é tratado com medicamento PQT, poliquimioterápicos, distribuídos de graça nos postos de saúde”, destaca a coordenadora.

 

Hanseníase

É uma doença granulomatosa infecto-contagiosa, de evolução longa, causada pelo M. leprae, transmitida de pessoa para pessoa, principalmente em comunicantes de formas bacilíferas. Representa um importante problema de saúde pública no Brasil. A prevalência de 8,8/10.000 habitantes (1996) é a mais alta entre os 16 países mais endêmicos, muito longe ainda da meta de eliminação proposta pela OMS que é menos de 1/10.000 habitantes. Os estados com as maiores  prevalências são Mato Grosso, Amazonas, Roraima, Pará, Tocantins, Góias e Maranhão, todos com coeficientes considerados muito altos.

 

As menores prevalências ocorrem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina com menos de l/10.000, seguidos de Alagoas, Rio Grande do Norte e São Paulo, com menos de 2/10.000. Em relação à detecção, o Brasil tem um coeficiente muito alto: 2,75/10.000, sendo as regiões Norte e Centro-Oeste as mais afetadas com coeficientes de 8,35/10.000 e 6,98/10.000 respectivamente, consideradas hiperendêmicas.  

 

Modo de transmissão – As lesões na pele e na mucosa nasal de pacientes com hanseníase multibacilar são consideradas como fontes do M. leprae. A principal porta de entrada é a via respiratória.

 

 Ascom/Lagoa Grande

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

 

 


O futsal masculino de Lagoa Grande conquistou três importantes vitórias fora de casa no último final de semana em jogos amistosos realizados no município de Trindade, no Sertão do Araripe. Jogaram os times mirim, infantil e a categoria principal das duas cidades. O mirim ganhou de 3 x 0, a seleção juvenil emplacou 3 x 1 e a Seleção de Futsal de Lagoa Grande adulta completou a tarde de vitórias ganhando da Seleção principal de Trindade por 3 x 1. O jogo das duas seleções principais dos municípios serviu de preparação para os times que estão treinando para disputarem mais uma edição da Copa TV Grande Rio, o principal campeonato da modalidade na região.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Esportes e Turismo da Prefeitura de Lagoa Grande, Vanelson Santana Gomes, que assumiu a pasta em janeiro, a meta da prefeita Rose Garziera é apoiar o esporte no município, principalmente aqueles em que a cidade tem se destacado conquistando importantes campeonatos e competições diversas.

 

Vanelson frisa ainda que a prefeita também pretende através da Sedet (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Esportes e Turismo), incentivar o esporte como opção de lazer e de saúde para a população.

 

“Além disso, o esporte leva crianças e jovens a não procurarem caminhos errados como o das drogas e ajuda na socialização entre as pessoas, por isso ser uma das prioridades da atual administração e que vamos colocar em prática”, observou o secretário.

 Ascom/ Lagoa Grande

 

 

Cidades

Direto de Lagoa grande

O conselho titular de Lagoa Grande – PE conta agora com o novo sistema, o SIPIA- CT – Sistema de Infância e Adolescente do conselho tutelar. O sistema é nacional coordenado pela secretaria de desenvolvimento humano e funciona via web. O novo sistema possibilita em tempo real que os conselheiros acompanhem em tempo real as denúncias. Por outro lado, o cidadão pode fazer suas denuncias e observar se os conselheiros tutelares estão empenhados nos processos. Vale ressaltar, que a prefeitura municipal de Lagoa Grande, arcou com todas as despesas dos técnicos que vieram do recife para capacitarem e implantar o sistema. Para a coordenadora e conselheira tutelar Solineide Jesus é mais um avanço para o órgão. “A importância do SIPIA para o conselho tutelar é muito importante, pois nem todos os municípios tem o prazer de trabalhar com o SIPIA, por questão de instalação física e material. Graças ao apoio da prefeita Rose que cedeu a internet e computadores é possível hoje trabalharmos com mais qualidade”, afirmou à conselheira.

Ainda em conversa, Solineide afirma que conselho tutelar conta com um carro e conselheiros em regime de plantão. “Para muitos o sábado e domingo são dias de descanso, mas para nos não, pois ficamos de plantão e inclusive com celulares a disposição da comunidade que precise de alguma ajuda” declarou.

O conselho funciona de segunda a sexta das 08h: 00 às 12h: 00 e das 14h: 00 às 17h. O telefone para conta é o 3869 8404 ramal 231.

Com informações de Fábio Cardoso 

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Prefeita abre ano letivo em Lagoa Grande

 

A prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera, abre oficialmente nesta terça-feira (1), no Ginásio de Esportes Parque da Uva e do Vinho, o ano letivo do município com a abertura da Jornada Pedagógica 2011, realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretária de Educação. O tema da Jornada deste ano é a educação inclusiva, que vem sendo prioridade na atuação administração, oferecendo ensino de qualidade a todos os portadores de deficiências do município.

A programação que reunirá todo o corpo docente de Lagoa Grande contará com realização de palestras focando a área educacional. Na terça o debate será sobre ‘Bulling na escola’ e a ‘Cultura afro-brasileira’, tendo como palestrante a professora de história e educadora, Sheila Farias, da Universidade de Pernambuco-Campus Petrolina.

Na quarta-feira (2), a palestra em debate será ‘Educação inclusiva e suas múltiplas deficiências’, com a pedagoga e especialista em Educação Especial, Maria do Carmo. Segundo a coordenadora de Educação Especial da secretaria municipal de Educação, Deilde Higino, o objetivo da Jornada Pedagógica é levar todos que fazem a educação no município assumirem a política de inclusão, buscando através de suas ações, apoiarem a transformação do sistema educacional inclusivo em Lagoa Grande, respeitando e valorizando as diversidades.

 

MAIS INFORMAÇÕES

DEILDE HIGINO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE LAGOA GRANDE

74 88066373

SEDET-ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

 

Lagoa Grande já atendeu mais de 70 criadores para o Crédito Emergencial da Pecuária

 

Mais de 70 criadores já procuraram a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior da Prefeitura de Lagoa Grande (Seadi) para dá inicio ao processo de contratação do Crédito Emergencial para Custeio da Pecuária. A contratação foi iniciada na terça-feira (25) e deve ser solicitada até 15 de março através do Banco do Nordeste-Agência Petrolina. Além de Lagoa Grande, os recursos beneficiarão também pecuaristas de Dormentes, que integra a área coberta pelo BNB local. As duas cidades foram as únicas das cinco atendidas pelo banco na região a decretarem emergência ano passado devido à estiagem.

 

“É importante frisar que criadores que já possuem financiamentos do BNB também poderão contratar o Crédito Emergencial que é destinado a quem teve grandes prejuízos por causa da seca na região”, explica o secretário de Agricultura de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar. A Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste e que atende Lagoa Grande, Arlene Araújo Lima Rocha, ressalta que os dois municípios tiveram a liberação desse crédito por terem o decreto de emergência referendado pelo Governo do Estado e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

 

“Não sabemos precisar quantos criadores serão beneficiados com esse dinheiro que será deverá ser utilizado especificamente para o custeio da atividade pecuária que eles já desenvolvem em suas propriedades”, lembra a Agente de Desenvolvimento. Os interessados podem solicitar um crédito de R$ 2 mil para ser pago em até 2 anos com 0,5% de juros ao ano e 25% de desconto nas parcelas pagas até o vencimento. “Esse é um bônus que o crédito de emergência está destinando aos criadores que honrarem em dia seu pagamento”, completa Arlene Rocha.

 

Estão aptos a contratarem esse crédito, todos os criadores que integram grupos do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) em Lagoa Grande. “As informações mais detalhadas desse crédito podem ser encontradas nas secretarias de Agricultura de Lagoa Grande e de Dormentes, nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais desses municípios, ou na própria agência do BNB em Petrolina”, orienta Arlene Rocha. Outro serviço que tira dúvidas é o Cliente Consulta do BNB: 08007283030, que pode ser discado de telefones fixos ou de qualquer orelhão.

 

Sedet – Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Lagoa Grande

MAIS INFORMAÇÕES

(87) 3869-8904 – Secretaria de Agricultura

Arlene Rocha – Agente de Desenvolvimento do BNB-Petrolina

(87) 3862-8400/8809-4558

Ass de Imprensa

(87) 3869-8904 ramal 236 ou 87 8847-3992

 

Entretenimento

Direto de Lagoa Grande

 


Há dois anos que o Programa Nacional de Imunização de Lagoa Grande (PNI), coordenado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, vem superando todas as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS). Na campanha contra a gripe em idosos, o município foi o único do Sertão do São Francisco a superar os 70% exigidos pelo MS para a imunização deste público específico. Na vacina contra a poliomielite, os números atingidos superaram os 100% de cobertura nas duas campanhas nacionais realizadas pelo Ministério em todo o país, em junho e agosto, e tem cobertura de mais de 95% das crianças na vacinação de rotina contra a doença.

Introduzida no ano passado no calendário nacional de imunização, a vacina contra a gripe H1N1 também obteve números bastante positivos na cidade conhecida como capital do vinho e da uva do Nordeste. A campanha atingiu várias faixas etárias; crianças, jovens e população adulta. “Apesar de ser uma vacina nova, as pessoas se preocuparam em se defender contra a H1N1 que vitimou várias pessoas em outros países e aqui também no Brasil. Isso levou o cidadão lagoagrandense a procurar a defesa e se vacinar” disse Ladjane Cardoso, coordenadora municipal do PNI.

Conforme Ladjane, em algumas faixas etárias,da vacinação contra a H1N1, os números foi bastante superiores às metas do Ministério da Saúde para a influenza.que também ficou conhecida como Gripe A. A coordenadora conta que o momento agora é de planejar a programação de vacinas do município para 2011 e buscar repetir e até ampliar o sucesso dos números obtidos em 2009 e 2010.

 

“Temos conquistado a atenção da população lagoagrandense que está cada vez mais conscientizada da importância da vacina na prevenção de doenças. O governo municipal tem investido na preparação das equipes de vacinadores que chegam a todos os lugares de Lagoa Grande, por isso conseguimos números acima das metas do Ministério. Esse apoio é fundamental. Vamos continuar nesse caminho”, ressaltou a coordenadora do PNI no município.

 

Cidades

Direto de Lagoa Grande

Comentário meu.*

“Entretanto, vale ressaltar, que o novo presidente Erasmo Farias (PSB) é vereador de vários mandatos legislativo, ou seja, é veterano e possui qualidade peculiar e, contudo, pela segunda vez terá o comando da presidente da câmera de vereadores, assim como, o vereador Francisco Evanilson (PSB) que também teve a oportunidade de comandar a presidência da câmera por duas vezes. Sobre tudo, a mesa diretora continua nas mãos da oposição, porém desejo boa sorte e que a responsabilidade continue sendo o fator primordial da nova mesa diretora.

* Fábio Cardoso direto de Lagoa Grande.

 

Previous post

Dilma segue para a posse

Next post

Dilma já é presidenta

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.

No Comment

Leave a reply