Educação

Instituto Federal do Sertão Pernambucano atualiza a sua sigla e agora é IFSertãoPE

Desde que foi criado, em 29 de dezembro de 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano já formou milhares de profissionais nos níveis técnico, superior e de pós-graduação.
Ao longo de mais de uma década de atuação, a instituição vem passando por transformações para atender cada vez melhor às necessidades da sociedade e da região onde está inserida.
Neste sentido, mais uma mudança foi aprovada e publicada, na última segunda-feira (31), pelo Conselho Superior (Consup) da instituição: a modificação da sua sigla de identificação. Agora, a abreviação do nome do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, que era IF Sertão-PE, passa a ser IFSertãoPE.
Aprovada pelo Consup por meio da resolução n.º 18/2021, a alteração é resultado da análise de diferentes instâncias do IFSertãoPE.
A iniciativa da mudança, entretanto, partiu da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), ao observar que a sigla anterior era composta por dois monogramas (“IF” e “Sertão-PE”), o que configurava um desvio ao padrão de construção de siglas. Além disso, a presença do hífen na abreviatura gerava ruídos de comunicação.
Com a mudança, a sigla terá todos os elementos juntos, com a manutenção da palavra “Sertão” (com o “S” maiúsculo) como forma de marcar fortemente e homenagear o lugar onde o IFSertãoPE atua.
“Assim, a nova sigla IFSertãoPEvaloriza este caloroso pedaço do Brasil e é correta por construção (“IF” = Instituto Federal; “Sertão”; “PE” = Pernambucano)”, explica o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia. Além da homenagem, a escolha pela forma IFSertãoPE evita confusões com siglas parecidas de outros institutos, a exemplo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Com a nova sigla, algumas mudanças serão implementadas de forma progressiva nos sistemas eletrônicos da instituição para a atualização de endereços. No entanto, estas alterações não terão impacto na rotina do IFSertãoPE, porque os técnicos da área de tecnologia da informação do instituto realizarão os procedimentos de redirecionamento automático dos antigos endereços para os novos.
No caso dos documentos institucionais, aqueles já publicados permanecerão com a sigla anterior até o momento da próxima revisão, quando serão atualizados.
“Com a mudança da sigla, espera-se a melhoria da comunicação do IFSertãoPE com a sociedade e, consequentemente, a fixação e a valorização do nome do instituto de que fazemos parte”, conclui Correia.
Para mais informações, acesse: www.ifsertao-pe.edu.br.
Assessoria de Comunicação
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Previous post

Campo de futebol do Residencial Vivendas agora conta com nova iluminação

Next post

BN/ Paraná: Bolsonaro lidera corrida presidencial no RJ; Lula tem maior rejeição

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.