Política

Petrolina inicia serviço pioneiro de orientação por vídeo a pacientes com sintomas respiratórios

Através de um celular ou um computador será possível receber orientações de médicas e enfermeiras sobre sintomas de síndromes gripais em Petrolina. Uma sala de teleorientação foi montada pela prefeitura para atender pessoas que apresentem alguns dos indícios mais leves de coronavírus como tosse, coriza entre outros. O serviço será aberto ao público, nesta segunda-feira (30), e tem por objetivo levar mais tranquilidade à população e evitar a concentração de pessoas na rede de saúde.

Para receber as orientações, o paciente precisa entrar no site petrolina.tisaude.com, realizar um cadastro simples com os dados pessoais e agendar o atendimento com uma das profissionais que aparecerá na tela do celular ou computador. Após a marcação da data e horário, serão enviadas mensagens de SMS e no WhatsApp do usuário cadastrado para lembrar a teleorientação.

A Prefeitura oferecerá o serviço de segunda à sexta, nos horários das 8h às 17h. É importante que os usuários, contudo, só procurem o atendimento para casos de sintomas de doenças respiratórias. “É um modelo para ampliar o atendimento preliminar. Não é telemedicina. O paciente só recebe algumas instruções e se for constatada a necessidade de uma consulta no posto de saúde ou até um encaminhamento mais grave, a nossa equipe de saúde imediatamente redirecionará ao médico especialista. Isso além de trazer mais tranquilidade a pessoas que estão com medo de estar com alguma doença mais grave, diminui o risco dos postos de saúde e demais serviços ficarem lotados“, explica o prefeito Miguel Coelho.

O serviço é pioneiro e Petrolina será a primeira cidade de Pernambuco a adotar o sistema remoto na rede pública. A tecnologia foi desenvolvida por uma startup do Porto Digital e já testada em unidades privadas de saúde.

—————————————-

 Monyk Arcanjo

Coordenadora de Imprensa PMP

Previous post

Atualização H1N1 e COVID 19 deste domingo (29) em Juazeiro

Next post

Deputados criticam passeio de Bolsonaro

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.