Confraternizações

Poder Legislativo concede Título de Cidadão de Exu ao jornalista Ney Vital e empresário Italo Lino

A Câmara Municipal de Vereadores de Exu, Pernambuco, Terra de Luiz Gonzaga, aprovou por unanimidade a concessão do  Título de Cidadão para o Jornalista Ney Vital e ao empresário Italo Lino de Souza. A honraria é concedida às personalidades que contribuíram, de alguma forma, com o progresso socioeconômico, cultural e turístico do município. A proposta foi do vereador Francisco Justino.

Neste mês, dia 13 dezembro é a data de aniversário de Luiz Gonzaga e Dia Nacional do Forró. A Câmara de Vereadores de Exu, cidade natal do mestre da cultura Luiz Gonzaga, rei do baião, concedeu também o titulo ao empresário Marcos Sérgio Ferreira Soares, da cidade de João Câmara, Rio Grande do Norte.

O empresário Italo lino de Souza, nascido em Juazeiro Bahia, emocionado declarou o seu amor a Exu e vida e obra de Luiz Gonzaga. “Lembrei das centenas de viagens para Exu com o meu saudoso pai, Neto Tintas, as conversas debaixo do pé de Juazeiro e as lições para sempre que puder servir com paixão e devoção”.

O jornalista Ney Vital, nascido em Areia, Paraíba, disse que é uma honra se tornar filho da terra de Luiz Gonzaga, rei do baião, pernambucano de Exú, terra de bravos. “Terra que nos legou o pioneirismo de mulheres guerreira e libertárias, que foi Bárbara de Alencar, revolucionária de 1817”, ressalta Ney Vital lembrando que aumenta o compromisso sentimental e também das causas sociais visto que a cidade é o berço dessas figuras essenciais para a cultura brasileira.

“O canto universal de Luiz Gonzaga nos acalanta até hoje. Tornou-se um ritmo próprio, marca registrada dos sertões do Brasil de mil faces musicais, e do mundo, claro, que é o espaço maior onde cabe a importância do baião”, finalizou Ney Vital.

A data da entrega do título será marcada para o ano de 2021. Na oportunidade os novos filhos de Exu pretendem realizar um encontro com os gonzagueanos denominado o ‘Forró do Cuscuz”.

Previous post

Prefeitura de Petrolina aprova projeto voltado à tecnologia

Next post

Após problemas no vestibular online, Bahiana de Medicina anula processo seletivo

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.