Saúde

Profissinal orienta sobre importância de atividades físicos durante a pandemia

A atividade física é fundamental para a saúde do corpo e da mente neste momento de enfrentamento ao Novo Coronavirus.

Diante da rápida e incontrolável disseminação do vírus, aliada à sua gravidade, algumas pessoas não se sentem seguras em frequentar ambientes coletivos para a prática de atividades físicas, uma das alternativas tem sido a realização de exercícios em casa, adaptando locais e equipamentos que já fazem parte do ambiente.

De acordo com o educador físico do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AP) da Secretaria de Saúde de Petrolina, Luiz Carlos Vasconcelos, algumas atividades simples podem ser feitas dentro das casas ou apartamentos. “Nos locais com escadas, as pessoas podem subir os degraus, é um ótimo exercício cardiovascular e fortalece os joelhos. Podem fazer agachamentos livres também, usar o cabo da vassoura, utilizar pacotes de alimentos como feijão arroz, e é fundamental procurar orientação de profissionais da área para orientar na execução dessas atividades”, frisou.

O estilo de vida sedentário é prejudicial para o sistema imune, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral. A falta de atividades físicas também aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a hipertensão e o diabetes, os quais têm sido associados ao agravamento em pacientes acometidos pela COVID-19.

De acordo com o educador físico, além de melhorar o corpo, se exercitar frequentemente também influencia diretamente no melhoramento da saúde mental. “A endorfina é um hormônio responsável por promover aquela sensação de recompensa e bem-estar e a sua liberação geralmente acontece quando existe um sentimento de prazer ligado a atividade física, gerando alívio e relaxamento. Além disso, podemos citar o combate à ansiedade, depressão e fortalecimento do sistema imunológico que é extremamente importante nesse período de pandemia”, destacou.

NASF

Além dos profissionais de educação física, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AP) também conta com nutricionista, psicólogo, assistente social, farmacêutico e fisioterapeutas que atendem diariamente nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Cleilma Souza- Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

Previous post

Fabiana Santiago lança nesta sexta-feira (23) o single 'Eu Sou o Sertão'. Veja o clipe

Next post

COVID-19: Boletim desta quinta-feira registra 292 novos casos

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.